Saúde

Ainda dá tempo! Confira dicas para emagrecer de forma saudável até o verão

Alguns erros podem atrapalhar o processo da perda de peso. Descobrir quais são eles, fazer um bom planejamento e mudar hábitos nocivos podem fazer toda a diferença

Ana Carolina Monteiro

Redação Folha Vitória

Estamos na primavera. Estação que antecede a época mais quente do ano: o verão. É bem verdade que várias pessoas deixam para eliminar os quilinhos indesejados em cima da hora, mas especialistas alertam que dietas muito restritivas e sobrecarga de exercícios fazem mal ao organismo e podem levar você a engordar tudo de novo.

Foto: Freepik

Então, o que fazer? Faltando pouco menos de dois meses para as férias de fim de ano e a temporada na praia, será que ainda da tempo de emagrecer? Alguns erros podem atrapalhar o processo da perda de peso. Por esse motivo, é importante ficar atento, estabelecer metas e mudar alguns hábitos.

> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de Saúde!

1. Comece fazendo um planejamento

Se você já pratica algum esporte e escorregou nas comilanças durante o inverno, é fundamental manter a rotina de exercícios. Nada de desanimar por que ganhou peso. Na academia, procure ajustar o treino junto com o personal trainer ou o educador físico. 

Não esqueça: seu plano deve incluir também uma alimentação balanceada. Se tiver dúvidas do que fazer e o que comer, procure a ajuda de um nutricionista. Ele poderá organizar a sua rotina alimentar para que atinja o peso ideal para você.

LEIA MAIS: Como emagrecer rápido? Técnicas saudáveis que dão resultados

2. Alimente-se corretamente

Caso tenha consciência de onde tem errado, comece eliminando os vilões da alimentação saudável. Consumir doces, alimentos açucarados, ultraprocessados, excesso de sal e beber pouca água podem atrapalhar o processo.

Assim como os excessos, a falta de alguns alimentos pode deixar o metabolismo mais lento e você mais desanimado para se exercitar. Segundo a nutricionista Júlia Rocha, nada de terrorismo alimentar. 

"O pão não é vilão da dieta. Porém, de maneira geral, no meu ponto de vista, pão mais de uma vez ao dia, não é recomendado. Existem outros alimentos que precisam fazer parte da vida das pessoas, também. Comer uma porção diariamente não faz mal nenhum e nem compromete a dieta", destaca.

Uma boa sugestão é Incluir boas fontes de proteínas, frutas, verduras e legumes. São alimentos ricos em fibras e ajudam a saciar a vontade de comer.

3. Estabeleça metas

Estabelecer metas realistas vai ajudar e muito a manter a rotina de exercícios até o verão. 

Mesmo que queira perder peso com urgência, nada de radicalismos. Se você não tem condicionamento, de nada adianta tentar correr 8 quilômetros por dia, por exemplo. Além de não dar conta, o risco de desanimar logo no início é grande. Comece com uma caminhada e vá aumentando o ritmo aos poucos.

De acordo com estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), 1 em cada 4 adultos e 4 em cada 5 adolescentes no mundo não praticam atividade física dentro do volume esperado. Se o sedentarismo é o seu caso, que tal sair da inércia?

A recomendação é de que um indivíduo pratique pelo menos 30 minutos diários, ou 150 minutos por semana de alguma atividade física. 

4. Cuido do seu sono

Estudos comprovam que a falta de noites bem dormidas pode levar ao ganho de peso, aumento da vontade de comer e diminuição da sensação de saciedade. Portanto, durma bem!

Os impactos negativos no organismo decorrentes da falta de sono abrangem pessoas de todas as idades, principalmente por causa da desregulamentação metabólica. 

LEIA TAMBÉM: Pra comer sem culpa! Nutricionista esclarece os mitos sobre o pão

Pontos moeda