Saúde

Casos de dengue no município da Serra aumentam quase 17 vezes em 2019

De acordo com dados da Prefeitura da Serra, até o momento, apenas em 2019, foram registrados 17.052 mil casos de dengue

Foto: Divulgação

Por conta das fortes chuvas que atingiram boa parte do Espírito Santo recentemente, prefeituras de todo estado estão em alerta no combate ao mosquito Aedes aegypti. Em 2019, o número de registros de casos de dengue no município da Serra aumentou em quase 17 vezes.

De acordo com dados da Prefeitura da Serra, até o momento, apenas em 2019, foram registrados 17.052 mil casos entre a população da Serra. Número superior ao registrado no mesmo período em 2018, onde foram contabilizados 1.047 mil casos.

A tendência é que com a chegada do verão os casos de dengue, e outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, seja ainda maior. Por conta da chuva, alguns locais podem ter ficado com água parada acumulada, o que contribui para a proliferação do mosquito.

Durante esta semana, a Prefeitura da Serra realiza diversas ações de combate ao Aedes aegypti e de conscientização dos moradores. Na sexta-feira (13), acontece o Dia D contra o mosquito no bairro Feu Rosa.

Cuidados

Foto: Divulgação

O Aedes aegypti é o responsável por transmitir a dengue, zika e chikungunya. Para evitar a reprodução dele, é necessário algumas ações que podem ser feitas qualquer pessoa. 

Basta ficar atento aos recipientes que acumulam água, principalmente aqueles que ficam na parte externa das casas, como garrafas vazias, tampinhas, pratos de plantas, sacolas plásticas, entre outros.

Também é necessário manter os quintais bem varridos, escovar as bordas das vasilhas de água e comida de animais, além de verificar se as caixas d’água estão limpas e vedadas.

Pontos moeda