Saúde

Médicos especialistas realizam 10 mil atendimentos na rede pública em Cachoeiro

O serviço de médicos é ofertado pela Prefeitura do município, e são sete especialidades: cardiologia, ortopedia, urologia, psiquiatria, pediatria, ultrassonografia e pequenas cirurgias

Foto: Divulgação

A oferta de atendimentos com médicos especialistas, disponibilizada pela Prefeitura do município, responsável pelos serviços de atenção básica à saúde tem aumentado a procura por consultas em Cachoeiro de Itapemirim. Os serviços começaram a ser oferecidos em maio deste ano e, até outubro, mais de 10 mil atendimentos foram realizados.

O objetivo é agilizar o acesso de pacientes a atendimentos nas especialidades que apresentam maior demanda reprimida no município, que são sete: cardiologia, ortopedia, urologia, psiquiatria, pediatria, ultrassonografia e pequenas cirurgias.

Os médicos especialistas atendem, no Centro Municipal de Saúde “Bolívar de Abreu”, os pacientes que são encaminhados pelos médicos generalistas das unidades básicas de saúde.

Para poder oferecer consultas e outros procedimentos com especialistas, a Secretaria Municipal de Saúde fez a contratação dos serviços via Consórcio Público da Região Polo Sul (CIM Polo Sul).

O CIM Polo Sul existe desde 1997, reunindo 19 municípios da região. O propósito é o de reduzir custos e burocracia na compra de serviços de saúde pelas administrações municipais, quando há necessidade, tendo em vista as dificuldades para cada prefeitura contratar os serviços individualmente.

“Identificamos uma demanda reprimida maior por essas sete especialidades e decidimos fazer a contratação. A nossa participação no consórcio foi fundamental para que o fizéssemos com a maior agilidade possível”, explica a secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho.

Pontos moeda