Saúde

Lente de contato dental: entenda a tendência dos famosos!

Tanto a lente dental quanto a faceta de porcelana são fragmentos de porcelana aplicados na parte frontal dos dentes.

Foto: Divulgação

A instalação de lentes de contato dental, ou facetas de porcelana, está entre as opções mais avançadas da estética dental. Elas são capazes de criar um sorriso mais bonito, harmônico, personalizado e com aspecto totalmente natural.

Tanto a lente dental quanto a faceta de porcelana são fragmentos de porcelana aplicados na parte frontal dos dentes. A diferença entre as lentes e as facetas são basicamente a espessura da porcelana, que varia de acordo com as necessidades de cada sorriso. Vale ressaltar que as porcelanas, independente da espessura, são materiais com a superfície extremamente lisa, de longa durabilidade e resistentes ao manchamento dos dentes.

Para a cirurgiã dentista Daniela Yano, “a lente dental é ideal para casos em que apenas desejam alterar o formato, o tamanho ou a curvatura dos dentes. Ela é ultrafina, assim como uma lente de contato ocular (daí o nome lente dental), sua espessura pode variar entre 0,3 e 0,5 mm. Para a colocação da lente dental não é necessário o desgaste dos dentes". 

As facetas de porcelana, também conhecidas como facetas dentárias, são indicadas nos casos em que existe a necessidade de alteração da cor dos dentes. Sua espessura é maior, em média 1,5 mm, permitindo utilizar pigmentos que disfarçam melhor a cor dos dentes que receberão as facetas de porcelana, obtendo dentes mais brancos ou clareados. Para que a sua colocação seja realizada de forma precisa e mantenha o aspecto natural dos dentes, é necessário realizar um desgaste dental.

Com mais de 10 anos de experiência em estética odontológica, Dra Daniela Yano explica que uma das grandes vantagens da odontologia moderna é a previsibilidade de resultado. “Depois de colhidas a informação na consulta inicial realiza-se um planejamento digital (DSD) da transformação do sorriso de cada paciente. Para isso é necessário um ensaio fotográfico específico, assim poderemos ver o que socialmente o sorriso atual mostra e quais são as reais modificações necessárias e indicadas.

Depois de finalizado o planejamento digital (DSD), é feito uma “maquete” do novo sorriso também chamada de mockup. Esse mockup permite fazer um “test-drive” da lente dental ou da faceta de porcelana, ou seja, o paciente pode ver-se com o novo sorriso.

Essa fase é de suma importância para alcançar as expectativas de cada pessoa. Uma vez definido o mockup, há um protótipo a ser seguido pelo laboratório para aplicação das porcelanas, tanto para a lente dental quanto para a faceta de porcelana. É como num projeto de arquitetura, realizando uma maquete antes de construir a casa. Porém, essa “maquete” será no tamanho real do dente a ser modificado.

A naturalidade, a beleza e a durabilidade das porcelanas tornam a lente dental e as facetas de porcelana um dos maiores segredos da odontologia estética.

Pontos moeda