Saúde

Surto de gripe no ES: veja os locais para se vacinar na Grande Vitória

Nos últimos dias, em diversas cidades capixabas, houve aumento significativo de pessoas procurando serviços de saúde com sintomas gripais

Foto: Felix Falcão / PMVV

O Espírito Santo vive hoje uma extensão da epidemia de gripe, causada pelo vírus Influenza, que vem atingindo o estado do Rio de Janeiro e de São Paulo nos últimos dias. A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde (Sesa), nesta quinta-feira (14).

Nos últimos dias, em diversas cidades capixabas, houve aumento significativo de pessoas procurando serviços de saúde, queixando-se de sintomas gripais como tosse, coriza, dor de garganta, febre, entre outros.

Na Grande Vitória, há registros de superlotação em unidades de saúde como a de Alto Lage, em Cariacica; Glória, em Vila Velha; Praia do Suá, em Vitória; Carapina, na Serra; e Arlindo Vilaschi, em Viana. 

Foto: Alessandra Ximenes / TV Vitória

Com a confirmação do surto, o secretário de Saúde, Nésio Fernandes, destacou a necessidade da população se imunizar contra o vírus Influenza, além de completar o esquema vacinal contra a covid-19.

"A principal estratégia de enfrentamento à Influenza, assim como a covid-19, é a vacinação. Nós estamos convidando a população que procure a vacinação da gripe e atualize também o esquema contra a covid-19. As duas vacinas podem ser aplicadas ao mesmo tempo", frisou.

De acordo com a Sesa, atualmente, a cobertura vacinal da gripe no Espírito Santo é de 78,6%, sendo que a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de que ela seja de pelo menos 90%.

Por isso, o Estado pactuou com os municípios a oferta da vacina da Influenza a todos os cidadãos com mais de seis meses de idade que buscarem os serviços de vacinação.

Saiba onde se vacinar contra a gripe na Grande Vitória

A influenza ou gripe é uma doença viral e aguda do aparelho respiratório, causada pelos vírus influenza dos tipos A, B e C. Geralmente benigna, mas que em alguns casos pode apresentar complicações, levando à internação hospitalar e até a óbito em casos extremos. 

A vacina contra gripe fornecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é trivalente e protege contra os vírus influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e influenza B (subtipo Brisbane). É importante destacar que em casos suspeito, será necessário aguardar para receber a vacina.

Em Vitória, podem se vacinar quem tem seis meses ou mais e não recebeu a vacina contra a gripe neste ano. Os interessados podem ir até a qualquer unidade de saúde, de segunda a sexta-feira, de 8h às 15h, sem necessidade de agendamento, para se imunizar.

Além das Unidades, a Secretaria de Saúde de Vitória (Semus) também disponibiliza a vacina nos pontos de vacinação contra a covid-19, como no Maanaim.

Em Vila Velha, a prefeitura informou que as doses estão disponíveis em todas as unidades de saúde do município e podem ser aplicadas em horários de funcionamento.

Os grupos de maior risco para complicações como pessoas acima de 60, imunossuprimidos, diabéticos, hipertensos devem ser vacinados para evitarem complicações ou a óbito por influenza.

Em Cariacica, somente na segunda-feira (13) o PA de Alto Lage registrou 1257 atendimentos e na terça-feira (14) foram mais de 900. Na cidade, a vacinação contra a influenza (gripe) está sendo realizada sem agendamento para toda a população acima de seis meses de idade.

As vacinas estão sendo oferecidas nas UBS de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h30, nas UBS de Campo Verde, Cariacica Sede, Itapemirim, Jardim Botânico, Mucuri, Nova Brasília, Nova Canaã, Nova Rosa da Penha II, Novo Brasil, Oriente, Padre Gabriel e Porto de Santana.

Há ainda horário estendido de vacinação, das 7h às 18h30, nas UBS de São Francisco, Santa Fé, Bela Aurora, Valparaíso, Santa Bárbara e Itaquari.

Também há vacinação no Faça Fácil (próximo ao Terminal de Campo Grande) até a próxima sexta (17) e no Supermercado Casagrande de Campo Grande até o próximo sábado (18), das 8h30 às 16 horas.

Em Viana, a vacinação é realizada em todas as unidades de Saúde do município, em horários específicos. Em alguns postos, a vacina pode ser aplicada de segunda a sexta-feira.

A Secretaria de Saúde da Serra informou que a vacina contra a Influenza está disponível para toda a população, por livre demanda, nas Unidades de Saúde (US) e nos shoppings Laranjeiras e Montserrat, em Colina de Laranjeiras, onde há ação de vacinação extramuros.

A Secretaria de Saúde da Serra recomenda, aos moradores, que confiram, na US mais próxima da casa deles, se estão fazendo e vacina contra a gripe e os horários das salas de imunização.

Pontos moeda