Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Hospital Vitória Apart deu início, no último sábado (24), a uma ação social de apoio à rede pública de saúde com a realização das primeiras cirurgias pelo programa federal Agora Tem Especialistas. A iniciativa marca o começo do convênio com o Ministério da Saúde que prevê a realização de quase 300 cirurgias por mês até o final de 2026, com o objetivo de reduzir a fila de espera do SUS no Espírito Santo.

O Programa inclui o São Bernardo Apart Hospital em Colatina, também do grupo Athena Saúde, com a previsão de realizar 1.032 cirurgias por ano, entre elas: cirurgia do aparelho circulatório, cirurgia geral e ginecológica, com uma média de 86 procedimentos por mês.

Nesta primeira etapa, foram realizadas sete cirurgias de colecistectomia (retirada da vesícula), sendo cinco pacientes mulheres e dois homens, todos encaminhados pela regulação da Secretaria Estadual de Saúde. Os procedimentos aconteceram no período da manhã, no centro cirúrgico do hospital, e todos os pacientes receberam alta no mesmo dia, à noite. Há mais de um ano aguardando a cirurgia, Agostinho Barbosa, de 68 anos, e Arinda Leite da Silva, de 62, foram alguns dos atendidos.

Parceria

Segundo Diego Viana, diretor regional do Hospital Vitória Apart, a iniciativa reforça o papel social da instituição e a capacidade de contribuir de forma efetiva para a redução da demanda reprimida do SUS.

“O Hospital Vitória Apart é o pioneiro no Espírito Santo em aderir a parceria com o SUS e deve realizar uma média de 300 cirurgias por mês de baixa e média complexidade. Estamos também abertos para as cirurgias de alta complexidade, já que somos referência no Estado”, afirmou.

O diretor ressalta ainda que todos os pacientes atendidos pelo programa são rigorosamente selecionados por meio da regulação oficial da Secretaria de Saúde, garantindo transparência e segurança no processo.

Adesão ao Programa

A adesão do grupo Athena Saúde ao programa Agora Tem Especialistas é nacional e prevê a realização de cerca de 13 mil cirurgias em um ano em todo o país. No Espírito Santo, os hospitais Vitória Apart e São Bernardo Apart serão responsáveis por aproximadamente 4,5 mil procedimentos no total, sendo 3.456 no Vitória Apart.

Alice Sarcinelli

Dra. Alice Sarcinelli é professora doutora da UFES, empresária e Head de Saúde da Rede Vitória de Comunicação

Dra. Alice Sarcinelli é professora doutora da UFES, empresária e Head de Saúde da Rede Vitória de Comunicação