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Serviço de teleconsulta registra 80% de resolutividade

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PUBLIEDITORIAL
Geral

Serviço de teleconsulta registra 80% de resolutividade

Programa da Unimed Vitória oferece atendimento com médicos generalistas e pediatras

Foto: Divulgação / UNIMED

Em funcionamento há um mês, o serviço de teleconsulta oferecido a todos os clientes pela Unimed Vitória em decorrência da Covid-19, registra mais de 1,2 mil atendimentos e 80% de resolutividade, o que significa dizer que a cada dez ligações, oito são finalizadas com uma solução médica adequada para o paciente.

A teleconsulta é feita por médicos generalistas e pediatras do Centro de Especialidades da Unimed Vitória (Ceuv) e está disponível para atendimento de quadros gripais, suporte aos pacientes crônicos e casos de baixa complexidade.

O serviço é solicitado pelo telefone 0800 026 0080, das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira. Após o processo de liberação, o cliente da Cooperativa recebe um link por SMS ou e-mail, e o atendimento é realizado por meio de chamada de vídeo, sem agendamento prévio.

Foto: Divulgação / UNIMED

De acordo com o diretor de Mercado da Unimed Vitória, o médico Gustavo Peixoto, o serviço à distância, autorizado pelo Ministério da Saúde e pelo Conselho Regional de Medicina do Espírito Santo (CRM-ES), oferece ao paciente mais comodidade durante a pandemia.

“As consultas médicas on-line são uma das frentes de combate à proliferação do coronavírus. Começamos com três estações de atendimento e agora já contamos com sete, devido à boa aceitação. O índice de satisfação com o serviço é de 85%. As teleconsultas apoiam o isolamento social ao propiciar que as pessoas resolvam algumas situações que demandam avaliação médica na segurança de seus lares. O sistema utilizado permite o acesso ao prontuário do paciente, permitindo até mesmo a visualização do histórico de saúde, de exames e doenças pré-existentes. Além disso, todos o sigilo médico é garantido”, comenta.

Foto: Divulgação / UNIMED

Até mesmo exames ou prescrições de remédios são enviados pelo médico por meio digital. Contudo, o diretor alerta que, inevitavelmente, as teleconsultas possuem limitações. Atestados e prescrições de medicamentos controlados são retirados somente no Ceuv. “Além disso, alguns casos precisam de um exame clínico presencial. Isso já é identificado na triagem automática feita assim que o paciente liga. Inclusive, se os sintomas indicarem que se trata de algo grave, a ambulância do SOS Emergência da Unimed já é acionada”, explica.

Gustavo informa que, em breve, esse projeto passará para a fase dois, que terá atendimento 100% virtual por meio de um aplicativo. “Já entendemos que esse quadro de pandemia durará mais tempo e continuamos implantando melhorias. Os próximos resultados das avaliações constantes que fazemos determinarão a manutenção do serviço”, conclui.


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