Com estoque em baixa, campanha faz apelo por mais doações de sangue; veja como doar e salvar até 4 vidas de uma só vez

Compartilhar

Publieditorial
Saúde

Com estoque em baixa, campanha faz apelo por mais doações de sangue; veja como doar e salvar até 4 vidas de uma só vez

A mais recente campanha é uma iniciativa da ArcelorMittal Tubarão e mostra que o pouco para você é muito para alguém. Faça este ato de amor e solidariedade!

Apesar de simples, o ato de doar sangue, infelizmente, ainda não é algo comum entre a maioria dos brasileiros. Segundo dados recentes do Ministério da Saúde, apenas 1,6% da população doa sangue regularmente no Brasil. Durante a pandemia da Covid-19, a situação se agravou e a queda no número de doações foi registrada em praticamente todos os bancos de sangue do País.

No Estado capixaba a situação não é diferente. O Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes), também registra deficiência no estoque de sangue, justamente neste momento tão delicado na saúde, e faz um apelo por doações. Para manter o armazém com uma quantidade segura são necessárias, ao menos 100 ou 120 doações diárias, porém o Estado tem recebido pouco mais da metade deste número por dia.

A baixa no armazenamento é um reflexo da propagação da Covid-19, que afastou muitos doadores. Contudo, mesmo com as mudanças comportamentais impostas pela pandemia, as doações não podem parar.

O sangue doado pode salvar até quatro vidas e pode ser utilizado em diversas situações, como no tratamento de pessoas com doenças hematológicas variadas, câncer, pacientes que se submetem a cirurgias eletivas de grande porte e em emergências.

No Espírito Santo, os pontos de doações do Hemoes estão preparados para receber os doadores com segurança, sem aglomerações, e em conformidade com as recomendações das autoridades sanitárias.

Durante o período de enfrentamento ao coronavírus, os atendimentos em todas as unidades estão acontecendo, preferencialmente, por meio de agendamento. Basta ligar para um dos postos de coleta e programar o dia e horário da doação.

O procedimento para doação de sangue é muito simples, rápido e totalmente seguro. Segundo autoridades sanitárias, não há riscos para o doador, pois nenhum material usado na coleta do sangue é reutilizado, o que elimina qualquer possibilidade de contaminação.

Foto: Banco de Imagens

Quem pode doar?

Pessoas com idades entre 16 e 69 anos podem se candidatar como doadores de sangue. Para os mais velhos a orientação é: só pode doar quem tiver feito a primeira doação até os 60 anos. Já os menores de 18 anos precisam de uma autorização de um responsável legal.

Também é necessário pesar acima de 50 kg, ter dormido bem na noite anterior à doação, não estar em jejum, não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas antes da doação, evitar fumar, pelo menos 2 horas antes e depois da doação e evitar ingerir alimentos gordurosos.

É válido ressaltar que antes de efetivamente realizar a doação, o voluntário passa por uma triagem para avaliar a condição de saúde e verificar se está apto para doar.

Os interessados devem ir até uma unidade do Hemoes, apresentar um documento oficial com foto e responder a um questionário. Caso tenham almoçado, devem aguardar três horas após a refeição para fazer a doação.

As pessoas que tiveram diagnóstico positivo para o novo Coronavírus (Covid-19) podem realizar a doação após 30 dias, sem apresentar sintomas. Já as pessoas que estiverem com sintomas gripais não devem comparecer para doação.

Cada voluntário pode doar sangue até quatro vezes ao ano, no caso de homens, e três vezes caso se trate de uma mulher, com intervalos mínimos de, respectivamente, dois e três meses.

Clique aqui e veja tudo o que você precisa saber para doar.

O sangue é insubstituível e sem ele é impossível viver. Em cada doação, uma pessoa deixa, no máximo, 450 ml de sangue. A quantidade é reposta pelo organismo em apenas um dia. O pouco para você é muito para alguém.

Faça esse ato poderoso de amor e ajude a salvar vidas! A campanha é uma iniciativa da ArcelorMittal Tubarão.

Veja onde doar:

Hemocentro de Vitória
Endereço: Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe
Telefone: (27) 3636-7920

Unidade de Coleta de Sangue da Serra
Endereço: Avenida Eudes Scherrer Souza, s/nº
(anexo ao Hospital Estadual Dório Silva)
Telefone: (27) 3218-9429

Hemocentro de Linhares
Endereço: Avenida João Felipe Calmom, 174-298 – Centro
Telefone: (27) 3264-6000

Hemocentro de Colatina
Endereço: Rua Cassiano Castelo, 276 – Centro
Telefone: (27) 3717-2800

Hemocentro de São Mateus
Endereço: Rodovia Otovarino Duarte Santos, Km 02, Parque Washington
Telefone: (27) 3767-7954

Saiba mais sobre a ArcelorMittal Tubarão

Site: https://brasil.arcelormittal.com/
Instagram: @arcelormittaltubarao 
Facebook: www.facebook.com/ArcelorMittalTubarao