
Compulsão alimentar, consumo abusivo de álcool, drogas, jogos de azar e outros tipos de vícios serão tema da 1ª Conferência Internacional “A Adicção como um Sintoma”. O evento gratuito contará com a presença do psiquiatra e psicanalista francês Pierre Sidon e acontece no dia 7 de outubro, às 14h, no Teatro Universitário da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em Vitória.
Profissionais e estudantes das áreas clínica, social e de saúde mental poderão participar do encontro, que busca promover um debate responsável sobre a adicção, condição em que o paciente perde o controle sobre suas próprias ações devido ao vício.
Entre os especialistas convidados, estará o psiquiatra e psicanalista francês Pierre Sidon, reconhecido internacionalmente por seus estudos na área das adicções. Sidon ainda é membro da École de la Cause Freudienne (ECF), escola francesa fundada em 1981 para a formação de psicanalistas, e da Associação Mundial de Psicanálise (AMP).
Segundo a professora Cláudia Murta, que também participará da conferência, é necessário um entendimento internacional sobre novas práticas e experiências para lidar com a dependência, além de compreender a adicção como um sintoma de outras doenças.
O propósito é deslocar a adicção de uma compreensão simples, como um problema de comportamento ou sanitário, para uma leitura psicanalítica que a considera como um sintoma, cheio de significado para algum problema interno. Dessa forma, é possível articular processos de escuta e interpretação desse sintoma de forma singular para cada indivíduo.
Cláudia Murta, professora
O evento, que é realizado pela Ufes e pela Escola Brasileira de Psicanálise, com apoio da Rede Abraço,
Serviço
1ª Conferência Internacional “A Adicção como um Sintoma”
Data: 7 de outubro (terça-feira)
Horário: 14h
Local: Teatro Universitário da Ufes (Av. Fernando Ferrari, 514 – Goiabeiras, Vitória – ES)
Entrada gratuita
Evento com tradução simultânea