O apresentador Faustão realizou um retransplante renal e transplante de fígado entre quarta (06) e quinta-feira (7), no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.
Desde o ano de 2023, Fausto Silva vem enfrentando problemas de saúde e já passou por um transplante de coração e de rins. O primeiro transplante de rim foi realizado em fevereiro de 2024. Apesar da cirurgia ser bem sucedida, o corpo de Faustão passou a rejeitar o novo rim.
Entretanto, diante dos variados procedimentos e do retransplante, muitos podem se questionar: qual é o tempo de vida útil do novo órgão no corpo humano?
Segundo artigo da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), em alguns pacientes os rins transplantados permanecem até mesmo por mais de 10 anos. Em outros, o tempo de duração de funcionamento do órgão não é tão longa.
Características relacionadas ao paciente que recebeu o órgão, como número de transfusões sanguíneas, transplantes anteriores; intercorrências ocorridas no momento do transplante renal e ao próprio órgão doado terão impacto na duração do funcionamento.
Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN)
O médico membro do departamento de Transplantes da SBN, Luiz Roberto de Sousa Ulisses, explica que não existe um tempo mágico. Segundo ele, esse período pode variar se o doador for vivo ou falecido. “Com o doador falecido o tempo médio de duração do rim é de cerca de 10 anos, já com o doador vivo é de 15 anos”.
Alguns enxertos também podem não chegar ao tempo esperado e outros fatores que podem impactar na vida útil do órgão transplantado são as doenças e infecções.
O transplantado também pode ser acometido com algumas doenças que poderão alterar sua função, como as infecções urinárias, obstruções na via de saída de urina e rejeições aguda ou crônica.
Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN)
Imunossupressores diminuem chance de rejeição
A Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) também afirma que, após o transplante de rim, o paciente ficará tomando remédios chamados de imunossupressores, que diminuem a chance de rejeição do órgão que ele recebeu.
Diante disso, os pacientes transplantados devem usar medicações durante todo o tempo que forem transplantados. “O abandono da medicação pode ter sérias consequências como a perda do rim transplantado e outras complicações”.
Faustão enfrenta problemas de saúde desde 2023
Nesta quarta, a notícia de que Faustão havia sido internado com infecção na perna começou a circular, mas não foi confirmada, nem desmentida, pela assessoria do apresentador. Na manhã de quinta, o SBT, nova emissora de João Silva, noticiou a internação. À tarde, o hospital também confirmou ao Estadão.
O apresentador foi internado em maio devido a uma infecção bacteriana aguda com sepse. O tratamento envolve o controle infeccioso e uma reabilitação clínica e nutricional.