Cabelo ressecado (Fonte/Reprodução: Freepik)
Reprodução/Freepik

Como manter os cabelos hidratados e com brilho no inverno? Adotando os cuidados necessários. Essa estação do ano é um verdadeiro desafio para todos os tipos e texturas de cabelo. A baixa temperatura contribui com a desidratação do couro cabeludo, além de deixá-los sem vida e favorecer a queda e a opacidade dos fios.

LEIA TAMBÉM: Afinal, dar colo estraga a criança?

A grande questão é: o que fazer para evitar esses problemas? A dermatologista Ana Flávia Lemos explica que o mais importante é manter a hidratação dos fios em dia. “Hidratando os cabelos com frequência, é possível repor os nutrientes que se perdem com a diminuição da umidade do ar e o aumento da exposição ao vento e ao frio”, aconselha.

E, se você é do time que não dispensa a chapinha ou o secador durante o inverno e está encontrando dificuldades para não danificar o cabelo, a dermatologista sugere investir em protetores térmicos. Segundo Ana Flávia, esse produto garante que os cabelos permaneçam saudáveis.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Se você está enfrentando problemas na hora de cuidar dos cabelos e não sabe como prosseguir, fique atendo às dicas que a Dra. Ana Flávia Lemos elencou a seguir. Confira:

Use óleos e séruns

Aliar o uso de óleos e séruns é uma boa alternativa. Isso porque enquanto o óleo auxilia a selar pontas duplas, o sérum atua criando uma camada de proteção, restaurando o brilho e a vitalidade das mechas. O ideal é utilizar esses produtos antes de dormir e retirar no outro dia, para que dê tempo de agir durante a noite, potencializando o efeito. É importante destacar que o ideal é que a pessoa não coloque o óleo, cremes ou condicionar do couro cabeludo, mas somente nos fios, pois esses produtos aumentam a oleosidade do couro cabeludo, podendo dar caspa e queda de cabelo.

Proteja os fios

Está tendo problemas quanto a quebra e o frizz capilar? Se liga na dica: proteja o cabelo do vento frio do inverno. Considere utilizar gorros forrados com materiais como seda ou algodão. Assim, além de você ficar super estilosa, também evita que o atrito agrave o frizz e quebre ainda mais os fios.

Use produtos com proteção solar

Assim como a nossa pele, os cabelos também sofrem com os danos causados pela exposição aos raios UVA e UVB. Procure investir em produtos que tenham o filtro solar na composição. Não é porque estamos no inverno e o sol está tímido, que os raios solares não prejudicam a saúde dos fios.

Evite lavar o cabelo com água quente

Você sabia que lavar o cabelo na água quente agrava o ressecamento? Manter esse costume faz com que o couro cabeludo fique sensível e perca os óleos naturais que protegem os fios. Como consequência, a pele produz mais oleosidade e deixa o cabelo com um aspecto sem vida. Sempre que possível, considere passar a lavar a cabeça na água fria.

Use condicionador

Queridinho por entregar um resultado parecido com o de óleos e séruns em um curto tempo, o condicionador é indispensável para quem tem a rotina corrida e não pode hidratar sempre os fios. Ao aplica-lo após a lavagem, o condicionador ajuda a selar as cutículas capilares, restaurando a maciez e o brilho ao seu cabelo.

Ah, não se esqueça de deixar o produto agir pelo tempo recomendado pelo fabricante, para que o resultado seja o esperado.

Dra. Ana Flávia Lemos

Dermatologista

Médica formada pelo FTESM do Rio de Janeiro, especialista em Dermatologia pelo Serviço de Dermatologia do Prof Azulay na Santa Casa do Rio de Janeiro. Preceptora da Pós Graduação de Dermatologia da Santa Casa do Rio de Janeiro 2003 - 2008. Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia

Médica formada pelo FTESM do Rio de Janeiro, especialista em Dermatologia pelo Serviço de Dermatologia do Prof Azulay na Santa Casa do Rio de Janeiro. Preceptora da Pós Graduação de Dermatologia da Santa Casa do Rio de Janeiro 2003 - 2008. Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia