Saúde

ES investiga décimo terceiro caso suspeito de varíola dos macacos

Segundo a secretaria de Estado da Saúde, atualmente, 4 casos seguem em investigação. Até agora, dois casos deram positivo para a doença

ES investiga décimo terceiro caso suspeito de varíola dos macacos ES investiga décimo terceiro caso suspeito de varíola dos macacos ES investiga décimo terceiro caso suspeito de varíola dos macacos ES investiga décimo terceiro caso suspeito de varíola dos macacos
Foto: Divulgação

O Espírito Santo tem dois novos casos suspeitos de varíola dos macacos em investigação. Ambos são homens, com idade entre 30 e 49 anos, que apresentaram sintomas como febre e erupções cutâneas. Até o momento, o Estado soma 13 notificações. As informações são da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Ainda de acordo com a pasta, ambos os pacientes encontram-se em isolamento. Eles estão sendo monitorados pela vigilância epidemiológica municipal. Contatos próximos dos dois homens também estão sendo acompanhados.

As amostras dos pacientes já foram coletadas e seguirão para o Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen), para fluxo laboratorial da realização de diagnóstico diferencial. Somente depois deste processo é que as amostras serão encaminhadas ao laboratório de referência, no Rio de Janeiro.

A secretaria ressalta que o Lacen é capacitado para realizar o teste molecular específico para detecção do vírus da Monkeypox, mas ainda não recebeu os insumos do Ministério da Saúde.

LEIA TAMBÉM: 

>> ES terá novo Dia D de vacinação contra a covid-19 no sábado (30)

>> Covid-19: mais de 90% das crianças do ES entre 3 a 5 anos não estão vacinadas

Monkeypox: ES soma 13 casos notificados

Até o momento, o Estado soma 13 notificações. Desses, 7 foram descartados, 2 deram positivo e 4 estão em investigação. Os casos positivos são de homens, com faixa etária de 30 a 49 anos, moradores da Grande Vitória.

Vacina contra a varíola dos macacos pode chegar ainda este ano

A Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), informou nesta quarta-feira (27) que os países que negociam a compra de vacinas contra a doença em conjunto e por meio da Organização poderão receber os imunizantes ainda este ano, mas em pouca quantidade. O Brasil é um dos interessados.

Saiba como se prevenir 

Algumas medidas simples podem ser essenciais na hora de se prevenir contra a varíola dos macacos. Veja:

– Evitar o contato próximo com a pessoa doente até que todas as feridas tenham cicatrizado;
– Evitar contato com materiais que tenham sido usados pela pessoa infectada;
 – Mantenha as mãos higienizadas: lavar com água e sabão ou utilizar álcool gel.