O município da Serra terá uma policlínica regional em Jacaraípe. O investimento estimado em cerca de R$ 30 milhões foi feito pelo Novo PAC, do governo federal e tem como objetivo ampliar a oferta de atendimento especializado no município e atender pacientes de toda a Região Metropolitana.

Além disso, segundo o prefeito do município, Weverson Meireles, assim que a policlínica ficar pronta, o Ambulatório Municipal de especialidades irá se transformar em um centro de atenção à saúde das crianças neuroatípicas da Serra.

O termo de compromisso entre a Prefeitura da Serra e o Ministério da Saúde foi assinado nesta sexta (10), no Hospital Municipal Materno Infantil da Serra.

Projeto da Policlínica na Serra (Foto/divulgação: Prefeitura da Serra)
Projeto da Policlínica na Serra. Foto: Novo PAC/Divulgação

Segundo informações do governo federal, as novas policlínicas previstas no Novo PAC integram uma política de regionalização da saúde, com foco em ampliar o acesso a consultas e exames em áreas prioritárias, como saúde da mulher, saúde do idoso, doenças crônicas, saúde mental e reabilitação física.

A nova unidade será construída na Avenida Talma Rodrigues Ribeiro, no bairro Portal de Jacaraípe, em uma área de cerca de 3 mil metros quadrados. A previsão é que as obras comecem em janeiro de 2026 e sejam concluídas até o início de 2028.

Durante o evento, Weverson Meireles destacou a importância do novo equipamento de saúde e o trabalho de continuidade da gestão municipal.

Esse projeto foi planejado, habilitado e apresentado no PAC em gestões anteriores, e hoje temos a oportunidade de iniciar a entrega desse grande equipamento para a cidade.”

Weverson Meireles, prefeito da Serra

Weverson também lembrou outras obras em andamento na área da saúde, como as unidades de Jardim Bela Vista e Feu Rosa, que estão em fase de execução.

De acordo com a Prefeitura da Serra, o equipamento deve reduzir a necessidade de deslocamento dos moradores para outros municípios em busca de atendimento especializado.

Leiri Santana, repórter do Folha Vitória
Leiri Santana

Repórter

Jornalista pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e especializada em Povos Indígenas.

Jornalista pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e especializada em Povos Indígenas.