Hospital santa rita
Imagem: Thiago Soares/Folha Vitória

A Secretaria da Saúde (Sesa) encerrou a publicação de boletins semanais sobre o surto de síndrome respiratória registrado no Hospital Santa Rita, em Vitória, após duas semanas sem registros de novas internações. A decisão da pasta também se deu pela conclusão da investigação laboratorial.

Desde o início da investigação, foram publicados 22 boletins e 12 documentos, incluindo notas técnicas. O último boletim foi publicado nesta sexta-feira (12). Ao total, foram notificados 56 casos suspeitos, sendo 44 casos confirmados, 31 deles de trabalhadores da unidade.

Veja os números do último boletim da Sesa, publicado nesta sexta (12):

  • Casos confirmados: 44
    Trabalhadores: 31
    Acompanhantes: 5
    Pacientes: 8
  • Casos suspeitos: 56
    Trabalhadores: 43
    Acompanhantes: 6
    Pacientes: 7
  • Casos descartados: 203
    Trabalhadores: 153
    Acompanhantes: 22
    Pacientes: 19
    Sem vínculo: 9
  • Nenhum internado
  • Total: 306*

*Três casos foram excluídos por recusa de realização de exames

Conclusão apontou contaminação por fungo e bactéria

Os resultados finais da investigação, apresentados no último dia 11 de novembro, confirmaram a ocorrência de transmissão ativa e recente do fungo Histoplasma capsulatum, responsável pelos casos identificados entre pacientes e profissionais de saúde.

O fungo foi identificado e confirmado em estudos conduzidos pelo Lacen/ES, em parceria com instituições como a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O diagnóstico foi confirmado por meio de técnicas laboratoriais avançadas, como sorologia do tipo Western Blot.

Além disso, a investigação identificou presença da bactéria Burkholderia cepacia em amostra de água proveniente de um bebedouro da unidade hospitalar, bem como em análises metagenômicas de amostras respiratórias de duas profissionais de saúde.

A investigação foi conduzida pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) da Sesa, com as demais áreas da Vigilância em Saúde Estadual, incluindo o Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Espirito Santo (Lacen/ES), assim como a parceria nas análises laboratoriais com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Além disso, o processo contou também com o apoio da Vigilância em Saúde do município de Vitória e de técnicos do Ministério da Saúde.

Enzo Bicalho, estagiário do Folha Vitória
Enzo Bicalho Assis

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Foi estagiário do Folha Vitória entre novembro de 2024 e outubro de 2025 e é repórter desde novembro de 2025.

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Foi estagiário do Folha Vitória entre novembro de 2024 e outubro de 2025 e é repórter desde novembro de 2025.