Foto: Reprodução/ND

Após o surgimento de 12 casos de bebês diagnosticados com “síndrome de lobisomem” (hipertricose), autoridades de saúde na Europa emitiram um alerta sobre o uso do minoxidil, medicamento amplamente utilizado contra a queda de cabelo.

Essa condição rara provoca o crescimento anormal de pelos finos em diferentes partes do corpo. Os casos vem ocorrendo desde 2023.

LEIA TAMBÉM: 

>> Tumulto em avião: psicóloga alerta para a importância do “não” para as crianças

>> “Fogachos” na menopausa sinalizam maior risco cardiovascular, indica estudo

>> Quatro em cada 10 gestantes desconhecem calendário vacinal da gravidez

Um caso recente em Navarra, na Espanha, chamou atenção: um bebê desenvolveu pelos nas costas, pernas e coxas após contato indireto com o minoxidil usado pelo pai.

Segundo o Centro de Farmacovigilância local, após o pai interromper o uso do medicamento, os sintomas começaram a desaparecer no bebê.

Outros 10 casos semelhantes foram identificados em diferentes países da Europa, todos ligados ao contato de crianças com o remédio, seja por meio da pele, boca ou cabeça dos pais. 

Embora os sintomas sejam reversíveis, especialistas alertam que o minoxidil pode trazer riscos para o coração e rins dos bebês.

Foto: Reprodução/ND

O que é o minoxidil?

Originalmente desenvolvido como um medicamento para tratar hipertensão, o minoxidil ganhou popularidade após se descobrir que estimulava o crescimento capilar. Hoje, é amplamente usado em tratamentos tópicos e orais contra a queda de cabelo e para estimular o crescimento de barba.

Entre seus efeitos colaterais estão coceira, descamação do couro cabeludo e crescimento de pelos em locais indesejados, como orelhas e buço.

Especialistas reforçam que o medicamento deve ser usado exclusivamente sob orientação médica.

As autoridades europeias pedem atenção redobrada ao uso do minoxidil por pais de crianças pequenas, especialmente devido à possibilidade de exposição indireta, e reforçam que o produto não deve ser manipulado sem precauções adequadas.

Carlos Raul Rodrigues, estagiário do Folha Vitória
Raul Rodrigues

Repórter

Jornalista em formação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), atuou como estagiário no Jornal Folha Vitória entre 2023 e 2025.

Jornalista em formação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), atuou como estagiário no Jornal Folha Vitória entre 2023 e 2025.