Um trabalhador rural de 33 anos morreu por complicações de febre maculosa, doença transmitida pela picada do carrapato estrela, em Pancas, no Noroeste do Espírito Santo. O caso aconteceu no último dia 18 de setembro.
Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou que o caso segue em investigação e que, até o momento, não foram identificadas outras pessoas com suspeita da doença. Sete casos de febre maculosa e duas mortes (Baixo Guandu e Pancas) já foram confirmados no Espírito Santo em 2025.
Cuidados para evitar febre maculosa
A febre maculosa é uma doença infecciosa, febril aguda e de gravidade variável, sendo causada por uma bactéria do gênero Rickettsia, transmitida pela picada do carrapato.
Segundo a Sesa, é essencial que pessoas em áreas com presença de carrapatos façam a inspeção no corpo regularmente. Caso haja a presença de carrapatos, a retirada deve ser feita de forma cautelosa, com uso de proteção nas mãos.
A secretaria ainda reforça que, em caso de sintomas da doença, é essencial procurar atendimento médico e informar sobre o contato com o carrapato. Os principais sintomas são:
- Febre alta repentina;
- Dores de cabeça intensas;
- Manchas pelo corpo;
- Mal-estar geral;
- Náuseas e vômitos.