flacidez no rosto
Imagem: Freepik

As queridinhas canetas emagrecedoras do momento, como o Ozempic, Wegovy e Mounjaro, conquistaram o protagonismo em clínicas e consultórios de endocrinologia, celebradas por oferecerem uma perda de peso significativa com rapidez e praticidade.

No entanto, junto ao emagrecimento veloz, uma nova preocupação estética tem ganhado destaque nos consultórios dermatológicos: a flacidez.

“Ozempic face”

Conhecido nas redes como “Ozempic face”, o fenômeno descreve rostos visivelmente esvaziados e corpos que, apesar de mais magros, denunciam a perda de sustentação. O emagrecimento rápido costuma causar uma redução brusca de gordura facial e corporal, o que acentua a flacidez da pele. Muitos pacientes ficam surpresos ao se verem mais envelhecidos após o uso da medicação.

A gordura, especialmente no rosto, tem papel fundamental na estrutura e jovialidade da pele. Ao perder esse volume de forma súbita, a pele, especialmente se já houver predisposição genética ou envelhecimento natural, perde seu suporte. É como murchar um balão. O conteúdo diminui, mas a superfície permanece, agora sem elasticidade.

Além do rosto mais cansado, áreas como braços, abdômen e glúteos também podem sofrer com o aspecto “derretido”, o que leva muitos pacientes a buscarem ajuda dermatológica após o processo de emagrecimento.

Possíveis tratamentos

O mais recomendado é atuar de forma preventiva. Na medida em que a paciente decide usar as canetas, ela já deve programar preventivamente e antecipadamente os procedimentos para combater a flacidez. Assim, o processo fica muito mais harmônico. Você não precisa esperar a flacidez para tratar. Você já trata previamente com protocolos estabelecidos de forma personalizada.

Para isso, as tecnologias de ponta são aliafas. Entre as mais procuradas no consultório estão o Fotona 4D, Coolfase e o Ultraformer MPT, plataformas não invasivas que promovem lifting, estímulo de colágeno e melhora global da flacidez.

LEIA TAMBÉM | Check-up: como evitar doenças silenciosas com exames simples

O Fotona 4D atua em várias camadas da pele, inclusive por dentro da boca, promovendo um lifting sem cortes. Já o Ultraformer utiliza ultrassom micro e macrofocado para estimular colágeno e retração da pele, sendo ideal para contornos faciais e corporais. Também temos o Coolfase, que aquece difusamente a pele, colando todas as camadas, além de atuar como radiofrequência monopolar não invasiva.

Os tratamentos são personalizados, e muitas vezes combinados entre si. Nosso objetivo não é só tratar a flacidez, mas devolver harmonia e frescor ao paciente, respeitando suas características individuais e o momento de vida que está vivendo. Com planejamento e acompanhamento adequado, é possível alcançar um resultado equilibrado, onde o corpo magro venha acompanhado de uma aparência rejuvenescida.

Dra. Priscila Passamani

Cirurgiã-Dentista

Médica e Cirurgiã Dentista. Atuou como Professora Adjunta de Anatomia na UFES e Dermatologia na Santa Casa do Rio de Janeiro. Dermatologista Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia SBD. Sócia Fundadora Centro Médico Shopping Vitória e Sócia Fundadora Dermaskin - Centro Estético Shopping Vitoria. @drapriscilapassamani

Médica e Cirurgiã Dentista. Atuou como Professora Adjunta de Anatomia na UFES e Dermatologia na Santa Casa do Rio de Janeiro. Dermatologista Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia SBD. Sócia Fundadora Centro Médico Shopping Vitória e Sócia Fundadora Dermaskin - Centro Estético Shopping Vitoria. @drapriscilapassamani