vacina contra o VSR em gestantes
Imagem: Sesa/divulgação

Atualização: a matéria foi atualizada após a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) enviar uma errata com a correção dos números informados anteriormente.

19,25% do total de gestantes do Espírito Santo foram vacinadas contra o vírus sincicial respiratório (VSR). Segundo dados do sistema Vacina e Confia (VeC), 9.975 doses foram aplicadas entre o dia 8 de dezembro, data em que a vacinação foi iniciada, e o dia 31 do mesmo mês.

A vacina foi incorporada recentemente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) às doses de rotina do Calendário Nacional da Gestante. O público-alvo são as gestantes a partir da 28ª semana e o objetivo é reduzir os casos de bronquiolite entre recém-nascidos, já que a vacina também garante imunidade aos bebês.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) o estado recebeu do órgão federal, na última sexta-feira (9), a segunda remessa de doses. Na segunda-feira as 10.360 doses começaram a ser distribuídas às regionais de saúde Norte, Sul e Central e aos municípios da Região Metropolitana de Saúde.

Como funciona a vacinação para gestantes

Imunizante é indicado para gestantes a partir da 28ª semana de gravidez. Imagem: Canva

O imunizante é de dose única e com indicação de uma dose a cada gestação, a partir da 28ª semana gestacional e sem restrição de idade materna. Além disso, o imunizante pode ser administrado junto com outros do calendário da gestante. São eles:

  1. Dupla adulto (dT);
  2. Vacina dTpa;
  3. Hepatite B;
  4. Influenza (gripe);
  5. Covid-19; e VSR.

Para atualizar o esquema vacinal, as gestantes devem procurar a sala de vacinação mais próxima.

VSR é o principal vírus nas síndromes respiratórias graves no ES

Ainda de acordo com dados divulgados pela Sesa, o VSR foi o principal vírus dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Espírito Santo. Ao todo, foram 718 casos, representando 18,9% dos casos em 2025.

Dos 718 casos de SRAG por VSR, 91,78% (659) foram em crianças de 0 a 4 anos de idade. Além disso, dos 20 óbitos por VSR neste mesmo período, 8 foram em crianças de 0 a 4 anos.

Aline Gomes

Repórter

Jornalista pela Universidade Federal de Viçosa e estudante de Publicidade e Propaganda na Unopar, atuou como head de copywriting, social media, assessora de comunicação e analista de marketing. Atua no Folha Vitória como Editora de Saúde desde maio de 2025.

Jornalista pela Universidade Federal de Viçosa e estudante de Publicidade e Propaganda na Unopar, atuou como head de copywriting, social media, assessora de comunicação e analista de marketing. Atua no Folha Vitória como Editora de Saúde desde maio de 2025.