Fio dental: um aliado da saúde gengival

Foto de Dr. Gabriel Sarcinelli
Dr. Gabriel Sarcinelli

Na correria do dia a dia muitas vezes esquecemos de um item muito importante para a saúde dos dentes e gengivas: o fio dental. Uma higiene bucal não está completa sem o seu uso diário. Ele é o responsável por remover a placa bacteriana e restos de alimentos de locais onde a escova não alcança, principalmente entre os dentes e ao redor da gengiva.

O seu correto uso diariamente ajuda na prevenção da cárie dentária e das doenças da gengiva, como a gengivite e a periodontite. Existem diversos tipos e marcas de fios e fitas dentais no mercado: encerados, com ou sem sabor, finos e extrafinos, de diversos comprimentos e preços variados. Escolha um que te agrade e que deslize com facilidade entre os dentes sem desfiar muito. A fita dental é geralmente indicada para quem tem dentes mais espaçados.

Durante o uso do fio muitas pessoas relatam sangramento gengival e interrompem o seu uso. Mas esse sangramento é geralmente causado pela gengivite (inflamação da gengiva), e nesse caso o fio dental é um aliado para prevenção e melhora do sangramento, lembrando sempre de consultar o dentista nesses casos.

A utilização do fio dental deve ser realizada sem força excessiva, deslizando-se o fio entre os dentes e a gengiva sobre a superfície de cada dente. Muitas pessoas acabam negligenciando o uso do fio dental por achar difícil ou demorado. Essas dificuldades podem ser superadas com o uso constante e de maneira correta. Em caso de dúvida, não tenha receio, peça orientação ao seu dentista e tire suas dúvidas, mantendo sempre em dia as consultas de revisão. E não deixe de usar sempre o fio dental.

Foto de Dr. Gabriel Sarcinelli

Dr. Gabriel Sarcinelli

Dr. Gabriel Sarcinelli é Mestre em Clínica Odontológica.