Sempre é necessário remover os sisos?

Foto de Dra. Martha Salim
Dra. Martha Salim

A necessidade de remoção dos terceiros molares ou dentes do “siso” é ainda uma grande dúvida para a maioria dos pacientes, e também um problema para muitos profissionais com dificuldades de explicar sobre os motivos que levam a essa indicação. E quando os pacientes não apresentam queixas, é ainda mais difícil convencê-los da importância desse procedimento.

Remover esses dentes é uma forma de evitar ter que tratar situações ainda mais complexas no futuro. E entender essas consequências é o primeiro passo para poder conversar adequadamente com seu paciente sobre o assunto. Processos infecciosos e inflamatórios; cáries; problemas periodontais; reabsorção da raiz do dente vizinho; e o desenvolvimento de cistos e tumores são alguns dos problemas que podem ocorrer.

Mas porque o terceiro molar pode provocar tantos problemas? Por conta da gradual mudança alimentar do ser humano, que passou de uma dieta rudimentar para o consumo de alimentos mais macios, houve uma redução do tamanho dos nossos maxilares. E é por conta desse processo evolutivo natural que, muitas vezes, falta espaço para esses dentes, o que faz com que eles permaneçam inclusos ou se apresentem em uma posição anômala. E, mesmo quando eles conseguem erupcionar, o pouco espaço pode prejudicar a higienização bucal adequada.

Foto de Dra. Martha Salim

Dra. Martha Salim

Dra. Martha Salim é graduada em Odontologia pela UFES com especialização em Cirurgia Bucomaxilofacial pela UERJ. Mestre em Patologia Bucodental pela UNESP. Possui capacitação em Odontologia do Sono pelo Instituto do Sono/UNESP. Além disso, é membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial e professora de Cirurgia Bucomaxilofacial da UFES. Autora dos livros: "Cirurgia Bucomaxilofacial: diagnóstico e tratamento"(1 e 2 edições), Anestesia Local e Geral na Prática Odontológica e revisora e membro do corpo editorial das revistas científicas: Journal of the Brazilian College of Oral and Maxillofacial Surgery (JBCOMS) e IJD. International Journal of Dentistry.