O Hospital Vitória Apart viveu uma manhã diferente no último sábado (27), com a visita de estudantes de medicina durante a 2ª edição da Rede Saúde Acadêmica. O grupo foi recebido com um café da manhã, participou de um debate com a presença do diretor técnico do Vitória Apart, Bruno Tomazelli, e do presidente do Grupo Royal Care, Gustavo Ribeiro, e pode conhecer de perto a estrutura de um hospital especialista em alta complexidade.
Para Diego Viana, diretor regional da Athena Saúde, a iniciativa aproxima os futuros profissionais do mercado e dá aos estudantes uma visão que vai além da prática assistencial.
“O Hospital Vitória Apart é um hospital tradicional, com mais de 24 anos de história na região. Somos um hospital de corpo clínico aberto, com longa parceria acadêmica em programas de residência médica. Receber os estudantes aqui é fundamental para fortalecer vínculos com o futuro corpo clínico e abrir portas para novos especialistas. Uma forma de mostrar a nossa casa e deixar as portas abertas para que, em um futuro próximo, eles possam atuar no Vitória Apart”, afirmou Diego Viana, diretor regional da Athena Saúde.
A Rede Saúde Acadêmica surge como resposta ao cenário competitivo da saúde no Espírito Santo, que possui a capital com maior quantidade de médicos e dentistas do Brasil. “Queremos que os alunos tenham contato, ainda na graduação, com gestão, liderança e dados que melhoram a tomada de decisão. É uma oportunidade de entender a saúde de forma mais ampla, conectando-os desde cedo ao mercado e ao futuro da profissão”, destacou Alice Sarcinelli, head de saúde da Rede Vitória.
Residência médica Além de inspirar futuros profissionais, o evento reforçou o papel do Vitória Apart como hospital de excelência, que alia assistência de qualidade à formação acadêmica.
Atualmente, o hospital mantém programas de residência médica em Ortopedia e Anestesiologia, ambos reconhecidos pelo MEC, com novas inscrições previstas para outubro, já mirando a turma de 2026.
“Este é um momento valioso para que os estudantes conheçam de perto o nosso serviço, verem de perto a estrutura do hospital, para quem sabem em breve, estarem aqui estudando e aprendendo conosco por meio da residência médica”, ressaltou Bruno Tomazelli, diretor técnico do Hospital Vitória Apart.
O encontro teve a participação de parceiros da Rede Saúde, como o Grupo Tommasi, representado por Antônio Camilo, diretor de mercado e inovação. “O grupo Tommasi, hoje completando 64 anos, sempre esteve presente, baseado muito em tecnologia, em qualidade e tentando levar o que há de melhor em termos de análises clínicas para toda a sociedade. E a relação com os médicos é fundamental para o nosso negócio”, ressalta.
Além disso, Camilo acrescenta a importância de participar de eventos como esse. “O anterior foi feito lá na sede do Tommasi e foi bacana porque os acadêmicos tiveram a oportunidade de conhecer os nossos processos”, disse Antônio Camilo.
Ele disse, que o Grupo tem um produto chamado “Tom + Conecta”, que é um produto específico de relacionamento de médico com médico. “A unidade traz conteúdos especiais e também educativo”, destaca o diretor de mercado e inovação do Grupo Tommasi.
Melhor Hospital do Espírito Santo
Fundado em 2001, o Vitória Apart, localizado na Serra, é referência em medicina de alta complexidade no Espírito Santo, preparado para cuidar da saúde das pessoas e oferecer atendimento completo em todas as especialidades médicas, o que inclui UTI cardiológica, neonatal e pediátrica; pronto-socorro adulto, infantil e obstétrico; hemodinâmica; serviço de resgate com UTI móvel; além de ter o único Centro de Tratamento de Queimados privado do Estado.
Por seis anos consecutivos, o Vitória Apart é eleito o melhor hospital do Espírito Santo, de acordo com o ranking da revista americana Newsweek. O hospital do grupo Athena Saúde é o 22º colocado na lista que reúne os 100 melhores hospitais privados do Brasil. Além disso, o Vitória Apart é o primeiro hospital capixaba, incluindo instituições públicas e privadas, a receber o selo de qualidade do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).
Uma nova unidade do hospital, em Vila Velha, passará a funcionar no primeiro trimestre de 2026. O Vitória Apart Vila Velha vai contar com atendimento emergencial especializado, suporte intensivo e procedimentos cirúrgicos. Com 110 leitos, podendo expandir para até 190 leitos hospitalares, a unidade Vila Velha do Hospital Vitória Apart vai contar com Pronto Socorro adulto e infantil, leitos de internação, UTI e centro cirúrgico.
**Atenção: o resultado do Prêmio de Inovação Rede Saúde Acadêmica – Edição 2025 será divulgado ainda hoje aqui na coluna.