O Conselho Regional de Farmácia do Espírito Santo (CRF-ES) realizará no próximo sábado (27), das 8h às 12h, uma ação de recolhimento de medicamentos vencidos ou em desuso na orla de Camburi, em Vitória.
O evento acontece em celebração ao Dia Internacional do Farmacêutico. Além disso, tem como iniciativa garantir o descarte ambientalmente correto e reduzir riscos de automedicação e contaminação do meio ambiente.
De acordo com o CRF-ES, o descarte inadequado de medicamentos pode trazer sérias consequências para o meio ambiente e para a saúde pública. Substâncias químicas presentes nesses produtos, como antibióticos, analgésicos e hormônios, podem contaminar o solo e a água, representando riscos diretos à saúde humana.
Além disso, muitas vezes, medicamentos vencidos ou em desuso acabam sendo descartados de forma irregular no lixo comum ou no esgoto, o que pode causar intoxicação de animais e até de pessoas que entram em contato com esses resíduos.
Segundo o conselho, a forma correta de descartar medicamentos é levá-los até pontos de coleta específicos, localizados em farmácias, drogarias e unidades de saúde que participam do sistema de logística reversa. Para encontrar o ponto mais próximo da sua residência é só acessar o site.
Após a coleta no sábado, todo o material será destinado corretamente pela Marca Ambiental.
Além disso, a população terá acesso gratuito a serviços de saúde, como aferição de pressão arterial, medição de glicemia e orientações farmacêuticas sobre o uso racional de medicamentos.
Segundo o CRF-ES, a ação tem o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância do farmacêutico nos cuidados relacionados a medicamentos e na promoção da saúde pública.
Serviço
- O que: ação do CRF-ES em alusão ao Dia Internacional do Farmacêutico
- Quando: 27 de setembro (sábado), das 8h às 12h
- Onde: orla de Camburi – em frente ao K5 (Bar Maho), no bolsão em frente ao antigo Hotel Aruan
- Entrada: gratuita