Clique na foto para visualizar a galeria
Vista para o Canal
Resiliência, decisão sob pressão, enxergar possibilidades onde outros veem limites, felicidade e novas perspectivas para 2026. Juarez Gustavo Soares, 10º brasileiro a conquistar o Projeto 7 Cumes, falou sobre “Novos Ângulos, Novas Formas de Pensar”, na Casa Chocolateria, durante almoço de lançamento do novo empreendimento de Luiz Cláudio Mazzini Gomes, no Barro Vermelho, com arquitetura de Diocélio Grasselli, interiores de Mariah Cardoso e vista que abraça o Canal de ponta a ponta. O bairro é um dos que mais cresce na Grande Vitória.
Fotos: Mariana Andrich

Festa
Lucas Gimenes e Julia Chieppe: debute de Maitê. Foto: Camilla Baptistin
Cachaça de Aracruz
A Dose Clássica Cristal foi eleita a melhor cachaça no concurso Catad’Or World Spirits Awards 2025, no Chile, com a medalha Gran Ouro. É a única cachaça branca do Espírito Santo a colecionar duas premiações internacionais que superam os critérios das medalhas de ouro e prata.
Ao todo, a Dose Clássica, produzida em Aracruz, conquistou nove medalhas na competição. Algumas também exclusivas no Estado, como a Dose Clássica 3 Madeiras, única capixaba com Gran Ouro na categoria, e a .50, única aguardente capixaba com medalha em concurso internacional. O proprietário da cachaça Dose Clássica é Ralphe Ferreira Junior.
Sabor de Natal
Começaram as delícias natalinas. A Gelato Borelli Vitória lançou dois sabores especiais para o mês de dezembro: Bene Latte com Chocolate Branco e Ginger Bread. Caio Adrião avisa que os gelatos estão disponíveis na loja da Praia do Canto e no quiosque do Shopping Vitória até o dia 31 .

Líder Empresarial
Felipe Wanderley e Victor Mota: noite de homenagens do Líder Empresarial, da Rede Vitória. Foto: AP
Em Jaguaré
O vice-governador Ricardo Ferraço e Wang Haitao, Cônsul-Geral Adjunto da China, em Jaguaré. O país tem sido destaque na imprensa mundial pela crescente mudança de hábito – eles estão trocando o chá
pelo café, especialmente os jovens, o que tem acelerado negociações sobre o produto.

Sobremesa? Abacaxi!
Por Alhender Bridi*
Por que comer abacaxi depois do almoço pode transformar sua digestão? Tem gente que acha que é só “sobremesa leve”. Não é.
É estratégia fisiológica simples, barata e poderosa.
1. Bromelina, uma enzima proteolítica que ajuda a quebrar proteínas. Alívio daquela sensação de peso, redução de estufamento e digestão mais eficiente.
2. Menos inflamação discreta, mais conforto. A bromelina também tem efeito anti-inflamatório leve. No dia a dia, isso significa menos desconforto gastrointestinal e menos retenção pós-refeição.
3. Hidrata e refresca: É fruta com muita água → melhora hidratação, ajuda no trânsito intestinal e dá aquela sensação de “limpeza” após refeições mais densas.
4. Ajuda no controle de apetite: Comer uma fruta fibrosa e levemente ácida após o almoço dá saciedade e diminui a vontade de beliscar depois. Uma tática simples para quem está em fase de emagrecimento.
* Alhender é médico especialista em longevidade e emagrecimento.
Hi-Lights
Renata Pacheco recebe dia 12, na Aldeia, com menu árabe, para fechar o ano com a turma da ginástica e o professor Paulo Balbino. Entre as confirmadas, Regina Pires, Renata Cola, Beth Duarte , Cris Conde e Marcella Surlo.
Por falar em Paulo Balbino, ele assina roteiro, pesquisa musical, figurinos e direção artística do balé
“O Despertar de Alice “, dia 9, às 19h, no Teatro da Ufes, em comemoração ao 25 anos da Monique Vieira Estação de Danças. A direção de coreografias é de Vânia Coelho e direção geral, de Monique Vieira.
Foi prestigiado o almoço de Dorion Soares ontem, no Aleixo. Entre as presentes, Beth Ribeiro, Mary Helal, Teresa Bedran, Walmir Sasso, Fernanda Caliari, Josiane Dalvi, Elisa Santos, Sibele Simão, Barbara Louise, Paula e Marilena Duarte.
Ivana Ruy recebe para almoço neste sábado, no Hotel Senac Ilha do Boi, a fim de celebrar o ano com clientes de sua agência de turismo, a Click Mundi.
Zezé e Gilson Mansur sabem viver. Depois de Orlando e Búzios, estão de volta a Vitória e vão romper 2026 no Hotel Senac Ilha do Boi.
Dani Ribeiro e Christiano de Paula estão vindo de São Paulo para as festas de fim de ano. Nesta sexta, vão comemorar os 5.0 de Leticia Abaurre.
O Espírito Santo recebe, em 11, o empresário Geraldo Rufino, conhecido como “O Catador de Sonhos”. Fundador da JR Diesel, maior empresa de reciclagem de veículos pesados da América Latina, Rufino divide o palco do Infinity Day com Pablo Marçal no Espaço Patrick Ribeiro.
Quer receber a Coluna AP pelo whatsapp a partir de amanhã? Clique aqui.


Andrea Pena
A jornalista Andrea Pena registra os melhores momentos da vida social no Estado e mundo afora. Sua marca é observar o jet set, o lifestyle, as tendências e o comportamento, prezando sempre pelo fator novidade.
Contato: [email protected]
Acesse folhavitoria.com.br/colunas/andrea-pena para ver todas as colunas.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória
