As anfitriãs Ivana Izoton e Marina Giuberti
Com Ivana e Marina
Elas mostraram que são quase imbatíveis quando se trata de reunir os dois universos que, obviamente, celebram e eternizam momentos. Estou falando da designer de joias Ivana Izoton e a sommelière Marina Giuberti, radicada em Paris. O encontro aconteceu na Loja Studio de Ivana, na Praia do Canto, um charmoso lugar. Entre um papo e outro, Marina falou para os convidados sobre sua vivência parisiense e também sobre análise sensorial dos vinhos e sustentabilidade. A beleza e o design singular das joias de Ivana deram o brilho extra da tarde. Por lá, Beatriz Oliveira Santos, Rita Luz, Karen Moro, Paula Segui, Tatiana Puppin, Roberta Girelli, Camilla Queiroz, Glaureo Botelho e Clarissa Jacomelli. (Fotos Chrystyan Dias)
Tatiana Puppim, Ivana Izoton e Roberta Girelli
Rita Luz, Marina Giuberti e Beatriz Oliveira Santos
Esta é do José Lino
No livro “Vida em Movimento”, biografia do pração Luiz Carlos Menezes, José Lino Sepulcri, dentre outras, escreveu: “Algumas pessoas transformam o mundo à sua volta apenas pela maneira como enxergam as oportunidades e os desafios da vida. Luiz Carlos Menezes é assim. Sua impressionante carreira como engenheiro e empresário sempre me chamou a atenção pela sua capacidade de sonhar e realizar, sem nunca perder a simplicidade que o define”.
Lugar onde não se morre
O 1º Festival de Ópera Capixaba movimenta a cena cultural de Vila Velha. “Serafim e o Lugar Onde não se morre”, uma bela ópera contemporânea, cantada em português que une o sertão nordestino a poética das fábulas japonesas, faz parte da extensa programação da primeira edição do Festival de Ópera Capixaba que acontece em todo o mês de agosto no Cine Teatro das Artes, no Shopping da Terra, no centro de Vila Velha. Direção cênica de Licio Bruno.
Paula Segui e Camilla Queiroz nesse encontro. Ao lado, Glaureo Botelho, Clarissa Jacomelli e Marina Giuberti.
No mundo jurídico
Obteve sucesso esperado o encontro sobre a reforma do Código Civil realizado na Escola de Magistratura do Espírito Santo, na Enseada do Suá. Isso aconteceu semana passada e contou com a participação em destaque do Juiz Gustavo Procópio, Rosa de Andrade Nery, a juíza Isabela Naumann e o advogado Alexandre Dalla Bernardina.
Estudantes de primeira
Estudantes do 1º período de Engenharia da Computação da nossa Faesa, colocaram o Espírito Santo em evidência ao terem seu projeto aprovado. Estudantes na 1ª etapa regional do edital Inova mais Mútua – iniciativa nacional que estimula soluções inovadoras nas engenharias. Entre os cinco projetos selecionados na região Sudeste, o da Faesa foi o único do Estado. Envolvimento do professor Milton Bernardo e dos estudantes Lander Espicalsky dos Anjos, Bruno Rasch, Carlos José Bratz e Gabriel Rodrigues.
A aniversariante Rita Bumachar com Flavia Brotto, Luana Majveski e Sofia Portela comemorando ontem entre amigas
Carlos Eduardo Lemos com sua mulher Paula e o filho Caio
Terrorismo à brasileira
O Juiz de Direito Carlos Eduardo Lemos, que integra o corpo docente da FDV, lançou, noite de quinta-feira (14) seu livro com o título “Terrorismo à brasileira– A guerra é real. A cegueira é legal”. A obra analisa criticamente a Lei Antiterrorismo (Lei 13.260/2016) e discute os desafios enfrentados pelo Brasil diante do avanço das facções criminosas. Presença nesse encontro do prefeito Lorenzo Pazolini, de Vitória. Também, Ricardo Goretti, Elda Bussinger e Ivana Bonesi. (foto Cacá Lima)
Flashes
Bom dia
Ricardo Ferraço, Rita Bumachar Brotto
Marilucia Dalla, a incansável, presidente da Afecc-Hospital Santa Rita, já se prepara para a abertura da Loja Outubro Rosa que faz parte da campanha “Outubro Rosa”. A inciativa da Afecc acontece em nosso Shopping Vitória.
Meu amigo Bruno Tommasi, CEO do Grupo Tommasi, estendeu seu positivo trabalho no setor “Saúde Mental”. Ele sabe das coisas.
O comodoro do Iate Clube Fabiano Pereira comunicou à Coluna HD que a disputa da Taça Cidade de Vitória acontecerá nos dias 30 e 31, próximos. Velejadores estão em preparo.
Está marcada para o próximo dia 22 (sexta-feira), a abertura em Santa Teresa do Memorial Augusto Ruschi. Uma homenagem especial ao célebre ecologista e maior amigo dos colibris.
Anelize Lima Freitas estava très chic no casamento de seus amigos Rachel e Rodrigo Júdice. Menina de bom gosto.
O curso de Comunicação da Ufes está completando 50 anos. A Coluna HD se sente honrada por ter sido responsável, junto ao reitor Alaor Queiroz de Araújo, pela criação desse curso. Na época o Ministro da Educação era Eduardo Portela meu amigo de infância em Feira de Santana (BA).
A dentista capixaba Daniela Gabriel, especialista em harmonização facial, recebeu uma paciente muito especial em sua clínica na Praia do Canto, a atriz e cantora venezuelana Gabriela Spanic. A artista está no Brasil numa agenda de shows.
Outra capixaba em evidência: a cantora Ada Koffi se apresentou sexta-feira no Festival Movimento Cidade, que agita o Parque da Prainha. Hoje tem mais.
Esta mensagem recebi ontem, de um grupo de moradores da Praia da Costa: “A Reta da Penha deveria seguir até a Terceira Ponte, passando pelo meio da Praça do Cauê. É o desejo da maioria daqueles que residem na Grande Vitória”.
Cumprimentos especiais hoje da Coluna HD para o médico infectologista Talib Moussallem. Ele está aniversariando.
Psicóloga e criadora de conteúdo Nanda Perim, conhecida nas redes sociais como PsiMama, é a convidada do podcast Café com Leitão, que será gravado ao vivo segunda-feira (18), às 19 horas no Teatro do Sesi. Vai falar sobre “Educação Infantil”.
Helio Dórea
Beirando os setenta anos ininterruptos de profissão, Helio Dórea é o mais antigo colunista social do mundo, um dos destaques desde o lançamento do Folha Vitória, há mais de quinze anos. Autor do livro Gente Bacana, lançado em 2010, o colunista vendeu mais de mil exemplares no dia do lançamento. Tanto talento fez do colunista um recordista, igualmente, em títulos de cidadania. Só no Espírito Santo, são mais de 40.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória
A Inteligência Artificial (IA) está transformando o mundo dos negócios. Empresas de todos os setores estão adotando soluções de IA para otimizar processos, melhorar a experiência do cliente e impulsionar a inovação. No setor financeiro, a IA é utilizada para detecção de fraudes e análise de risco. No varejo, a IA personaliza recomendações de produtos e otimiza a cadeia de suprimentos. Na saúde, a IA auxilia no diagnóstico de doenças e no desenvolvimento de novos tratamentos.
Aprendizado de Máquina e Processamento de Linguagem Natural
O aprendizado de máquina (Machine Learning), um subcampo da IA, permite que os sistemas aprendam com os dados sem serem explicitamente programados. O processamento de linguagem natural (NLP) permite que as máquinas entendam e processem a linguagem humana. A visão computacional permite que as máquinas “vejam” e interpretem imagens.
IA Generativa e Ética
A IA generativa, como o ChatGPT, pode criar novos conteúdos, como textos, imagens e áudios. A ética na IA é uma preocupação crescente, pois os sistemas de IA podem perpetuar vieses e discriminações. É importante garantir que a IA seja desenvolvida e utilizada de forma responsável e transparente. O futuro da IA é promissor, mas também desafiador. É preciso investir em educação e treinamento para preparar os profissionais para a nova economia da IA.