Social

A nova Miami

Portugal tem sido apontada como a “nova Miami brasileira”, tamanha quantidade de imigrantes daqui naquele país.

ANDREA PENA | Coluna social

Rafael Ernesto Lima, Roberta Valiatti e Alessandro Dadalto
Thanguy e Patrícia Friço
Tamárcia Vittoraci e Marcelo Bernadi
Roberta Valiatti e Magda Barreto
Roberta Valiatti e Fabiana Torezani
Raulyson Spesse e Roberta Valiatti
Elayne Borel e Roberta Valiatti

A nova Miami

Portugal tem sido apontada como a “nova Miami brasileira”, tamanha quantidade de imigrantes daqui naquele país. Um momento semelhante ao que aconteceu na Flórida há alguns anos. Além de atrair investimentos de muitas partes do mundo, Portugal oferece atrativos aos estrangeiros, como segurança, boa educação, boas oportunidades de negócios, além de incentivos fiscais – não para quem busca emprego, mas para quem deseja empreender. O país foi o assunto de um café da manhã promovido pelos advogados capixabas Roberta Valiatti e Rafael Ernesto Lima, na manhã na Enseada do Suá.

Aleixo Netto

A aniversariante da semana passada Carolina Neves entre Ana Clark e Bruna Sponfeldner: visita-surpresa de parabéns.

Serenata Italiana

​A Serenata Italiana, que festeja e aquece Venda Nova no mês de julho, chega à sua 17ª edição, com previsão de saída dos bairros às 19h de sábado e chegada ao Centro de Eventos Padre Cleto Caliman às 22h. Os grupos partem de quatro comunidades: Tapera, Providência, Bananeiras e Lavrinhas, com cantarolas, trajes típicos, conversas, apresentações e degustação de queijo, linguiça, polenta e vinho.

Prévia da Polenta

A Serenata Italiana, que tem Tarcísio José Caliman como um dos idealizadores e apoio da Prefeitura de Venda Nova do Imigrante, é uma prévia da Festa da Polenta. “Em 2002, a Serenata foi pensada e criada como forma de distração e aquecimento para os voluntários para a Festa da Polenta”, lembra Carlos Demian Caliman, vice-diretor cultural da Associação Festa da Polenta. Neste ano, p uso de pulseiras de identificação será obrigatório. Podem ser adquiridas no valor de RS 10 no comércio da cidade, hotéis, pontos do agroturismo e na Afepol. Carros, tratores e fogões cadastrados poderão entrar.

Clássicos do teatro

Um Bonde Chamado Desejo (1947), de Tennessee Williams, e outros clássicos do teatro, como A Casa de Bernarda Alba (1936) e Bodas de Sangue (1932), ambas de Federico Garcia Lorca, A Mais Forte, de August Strindberg (1889), e Eles não Usam Black-tie, de Gianfrancesco Guarnieri (1958) fazem parte do exercício cênico “Flores para os Vivos”, com intérpretes em formação no Curso Técnico em Teatro da Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música (Fafi). A peça será apresentada no Palácio da Cultura Sônia Cabral, no próximo dia 21 (domingo) às 18h, com ingressos a R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).

Spotted

Patrícia Castro e Junia Perenzin em noite de coquetel em torno do tema Educação. Foto: Cloves Louzada

Edifício Buaiz

O prefeito de Viana, Gilson Daniel, entre o vice-presidente e o diretor executivo da Rede Vitória, Fernando Machado e Geraldo Vimercati, em visita às redações integradas da Rede Vitória, terça-feira.  

A escola e as novas tecnologias

Por Eduardo Costa Gomes* Um dos grandes desafios da escola na atualidade se relaciona à cultura digital. Aliar escola e novas tecnologias é se aproximar do universo dos jovens em idade escolar.  Mas é importante ensinar os alunos a fazer bom uso dessas tecnologias, estimulando a responsabilidade e a reflexão sobre a forma, o tempo e a intenção do uso de dispositivos móveis, por exemplo. É notório que a tecnologia facilita e aproxima a comunicação, mas afasta as relações presenciais. Sendo assim, outra questão importante é entender a escola como um espaço de convivência, que deve promover a boa relação entre os alunos, pais, professores e todos que fazem parte dessa comunidade. A busca pelo bem-estar dentro do ambiente escolar é um dos principais objetivos, pois potencializa o aprendizado e a participação da família, nesse sentido, é sempre imprescindível. Por último, entendemos que, em razão da vasta oferta de informação que os meios eletrônicos colocam ao alcance de todos, a escola deve auxiliar os alunos para que aprendam a identificar, neste universo, aquilo que tem qualidade e é verdadeiro, bem como a produzir conhecimento a partir da informação, ao invés de consumi-la sem reflexão. * Eduardo é diretor da Escola Monteiro.

Hi-Lights

As Pantaneiras, Maíta Mota, Beatriz Oliveira Santos, Heliene Del Esposti e Heliane Duarte brindaram o novo espaço do amigo Walace Menezes segunda-feira, com champanhe.

Walace, que acaba de chegar de um curso de mechas no Rio, destacou a parceria de anos com a família Baião, de quem era inquilino, e conta que a casa que ele ocupava vai ser uma casa de retiro para idosos.

O restaurante Passarin, de Gladstone Nascimento e João Lira, será palco do projeto Ipê Casa Pedra Azul, neste sábado, das 10h às 17h, com designers Ivana Izoton, Brunela Sossai, Flavia Simonassi e Bruno Martins, Letícia Paiva e Adriana Barcelos, Luciana Faria, Luiza Lobato e Paoletti Avelar.

Maria Ferrari está de volta à ativa, representando o primo, Fabio de Biase, que importa artesanato da Oceania. Bijuterias, móveis e acessórios de praia lindos.

A Solenidade de Abertura da Cachoeiro Stone Fair 2019 será realizada dia 27 de agosto, às 17h, no Parque de Exposição Carlos Caiado Barbosa, em Cachoeiro de Itapemirim.

Isabel Lobo e Natalia Aliani integram o time da solidariedade da 7ª Noite de Caldos, dia 17, às 19h, no Iate Clube, organizada pela chef Toninha De Nadai e equipe Mãos do Coração.

Luiz Fernando Schettino prepara mudas de árvores nativas da Mata Atlântica para distribuir no lançamento de seu livro sobre a sustentabilidade e o papel da educação e da gestão ambiental, dia 11, na sede da Associação de Docentes da Ufes- Adufes, das 18h às 22h.

Eder Mota está nos preparativos para realizar a terceira edição da Expo Condomínio Completo. A feira, considerada única para o setor de condomínios no Estado, será dias 20 e 21 de agosto, no Centro de Convenções de Vitória.

Em cartaz há cerca de 15 dias, no Instituto Nacional da Mata Atlântica, em Santa Teresa, a 4ª Mostra Internacional de Arte Naïf – Universo da Alma Ingênua & A Pintura Primitiva de Virgínia Tamanini pode ser visitada até o dia 8 de setembro, com curadoria de Angela Gomes.