
A nova presidente Janete com os netos Ana e Hugo
A presidente Janete
A posse da presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, desembargadora Janete Vargas Simões, foi marcada por emoção, simbolismo e história. A primeira mulher a ocupar o mais alto cargo do Judiciário capixaba inspira por sua liderança e doçura nas medidas certas. Com uma trajetória impecável de trabalho e mérito, ela representa a mulher moderna – que alcança novos postos pelo trabalho, pela dedicação e resiliência. Destaque para um discurso humano, acessível – que inspiram um novo tempo na Justiça, com menos formalismo e mais resultados. Destaque especial para as presenças dos netinhos Ana e Hugo, que quebraram o protocolo e assistiram no colo poderoso e afetivo da avó este momento que vai entrar para a nossa história. Confira as fotos de Cacá Lima…

Revista militar: Janete Vargas, presidente do TJ com o governador Renato Casagrande, o vice Ricardo Ferraço e Marcelo Santos, presidente da Assembleia

A vice-prefeita Cris Samorini, a desembargadora Janete e Erica Neves, presidente da nossa OAB
Ainda nessa posse
Tudo teve início com a revista da desembargadora Janete à tropa da Polícia Militar, a convite do governador Renato Casagrande. Em seguida, foi conduzida ao plenário pelos desembargadores Pedro Valls Feu Rosa e Aldary Nunes Junior, o mais antigo e o mais novo integrante da Corte. Nos agradecimentos, o desembargador Samuel Meira Brasil que nesta data transferiu o cargo para a nova presidente. Também tomou posse o desembargador Fernando Zardini ao cargo de vice-presidente.
A vez da mulher
O salão do Tribunal Pleno ficou pequeno diante de tantas lideranças jurídicas, políticas, familiares e amigos que prestigiaram a posse mais concorrida no nosso Tribunal dos últimos tempos. Detalhe: na ocasião, duas lideranças em especial que inspiram no Judiciário capixaba. Além da desembargadora Janete, temos a primeira mulher presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (ES), Erica Neves. Também presente, a vice-prefeita Cris Samorini que foi a primeira mulher a presidir a nossa Federação das Indústrias. – A cerimônia de posse foi seguida de uma comemoração em nosso Iate Clube.

Com o desembargador Fernando Zardini e o comodoro Fabiano Pereira. Ao lado, Rubia Dias Lopes e o desembargador Aldary Nunes
Manhã mágica
Mensalmente a designer de joias Carla Buaiz realiza um “Café Infantil” e o tema da edição de dezembro não poderia ser outro, que não o Natal. Ela recebe hoje, pais e filhos, amigos e novos visitantes para uma manhã mágica com a presença de Papai Noel e recreação criativa do Mundo Pipoca. Das 10 às 13 horas, no atelier da Praia do Canto.
Transparência e Governança
O Espírito Santo em Ação, presidido por Fernando Saliba, com o apoio da Transparência Capixaba, lançou na quarta-feira (10), o Selo de Qualidade em Transparência e Governança Pública 2025, em evento no formato online. O objetivo é reconhecer publicamente os municípios que na percepção da sociedade se destacaram nos índices de transparência e governança no Estado.

Janete e seu querido Carlos Simões. Ao lado, Junia e André Perenzin, Rachel e Rodrigo Judice

O juiz Romilton Vieira com sua Marisley, desembargador Ewerton Schwab Pinto e sua Darlene, os advogados Rebeca e Enzo Dórea
Símbolo e gesto histórico
Palavras da nova presidente do Tribunal de Justiça: “Esta posse não é apenas uma cerimônia. É um símbolo, um gesto histórico. Depois de 134 anos, esta Corte passa a ser presidida por uma mulher. E, quando olho para essa realidade, sei que não se trata de um marco meu – mas nosso”. – Também foram empossados, os desembargadores Ewerton Schwab Pinto, ao cargo de corregedor-geral e o desembargador Robson Albanez como vice corregedor.
Flashes
Bom dia
Mariza Neves Guimarães
Maria Leila Casagrande foi empossada ontem em mais um mandato como presidente da Preves, que é a Fundação de Previdência Complementar do Espírito Santo. Ela tinha ao lado seu marido, o engenheiro florestal Luiz Fernando Schettino.
Amanhã, será o último dia da exposição “Línguas africanas que fazem o Brasil”, no Palácio Anchieta, iniciativa do Museu Vale. Ali, tem obras de artistas capixabas como Castiel Vitorino, Natan Dias e Jaime Muniz. Curadoria de Tiganá Santana.
Por falar em exposição, o mundo da arte e da cultura deve muito ao governador Renato Casagrande. Ele tem cedido espaços especiais no Palácio Anchieta e na Casa do Governador. Bom dia, Renato!
Alaor Queiroz de Araujo, que por sinal foi meu professor de Anatomia na Faculdade de Odontologia do Espírito Santo, quando reitor da Ufes, criou o curso de Jornalismo. -A imprensa capixaba agradece e sente sua ausência.
Cumprimentos especiais hoje da Coluna HD para a atleta capixaba Sofia Madeira, destaque na “Melhor Equipe do Ano”, em torno do Prêmio Brasil Olímpico em ginástica rítmica.
Rian Fardin, gerente comercial da “Doces Fardin”, agroindústria de doces de banana de Vargem Alta, comemora o avanço da entrada da marca nos supermercados do Espírito Santo.
O domingo diverte mais e oferece cultura e boas informações vendo o programa de Tom Cavalcante, “Acerte ou Caia”, e em seguida o “Domingo Espetacular”, na Rede Record e TV Vitória, a partir das 16 horas.
Aqui pra nós, o prefeito Euclerio Sampaio, de Cariacica, não para. Agora mesmo, ele iniciou a construção da primeira Clínica Veterinária Pública do Espírito Santo. É um grande prefeito.
Cumprimentos especiais também para Luiz Paulo Vellozo Lucas e Paulo Meyerfreund. Eles estão aniversariando hoje.
Vitória já se prepara para receber 2026. Para quem quiser curtir em um tenda o Réveillon na orla de Camburi, deve ficar atento, pois as inscrições para reserva de espaços começam próxima segunda-feira (15).
Beleza pura, sensacional o autêntico festival de luzes da Catedral Metropolitana de Vitória. Vocês podem vê-lo das 17 até as 21h30 horas.


Helio Dórea
Beirando os setenta anos ininterruptos de profissão, Helio Dórea é o mais antigo colunista social do mundo, um dos destaques desde o lançamento do Folha Vitória, há mais de quinze anos. Autor do livro Gente Bacana, lançado em 2010, o colunista vendeu mais de mil exemplares no dia do lançamento. Tanto talento fez do colunista um recordista, igualmente, em títulos de cidadania. Só no Espírito Santo, são mais de 40.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória