Social

Abril Artsy

São Paulo se transformou na capital mundial das artes nos últimos dias.

ANDREA PENA | Coluna social

Ana Paula Castro
Lara Brotas, Flavia Dalla e Sandra Matias
Sueli Chieooe na mostra de Tarsila do Amaral
Claudia Chieppe
Monika Serrão
Thais Hilal
Sandra Matias, Emar Batalha e Lara Brotas
Com o artista Marcelo Solá na Galeria Pilar
Com Bel Queiroz e Agnaldo Farias
Como o artista Cláudio Alvarez
Com Luciana Tolentino na individual da artista Maibritt Wolthers na galeria Eduardo Fernandes
Ramon Coser
O artista Rafael Pagatini e o cachoeirense Paulo Herkenhoff
Rafael Pagatini e Paulo Herkenhoff na Galeria OÁ – SP Arte
Thais Hilal e Antonio Manuel
Coquista para nosso Estado!
Andrea Debbané e Thais Hilal
Desta foto em diante, as obras foram selecionadas para a Coluna pela colecionadora Claudia Chieppe

Abril Artsy

São Paulo se transformou na capital mundial das artes nos últimos dias. Além da SP Arte, maior feira de arte contemporânea da América Latina, o circuito de exposições atrai amantes do tema. Um exemplo é a mostra de Tarsila do Amaral no Masp, que trouxe o Abaporu pela primeira vez ao Brasil. Várias capixabas antenadas desembarcaram na cidade para conferir. Além das galeristas Thais Hilal, Lara Brotas e Sandra Matias, designers como Ana Paula Castro, Emar Batalha, Sueli Chieppe e Monika Serrão desfrutaram de obras de todo o mundo e gostaram do que viram. Confira a galeria!

Pavilhão da Bienal

Thais Hilal, Karina Debbané e Sueli Chieppe (em primeiro plano), Graziella e Andrea Debbané (ao fundo): encontro de amigas em Sampa para conferir a maior feira de arte contemporânea da América Latina. Thais montou estande da OÁ Galeria com obras de Rafael Pagatini, no setor Solo, com curadoria de Alexia Tala. A mostra é destaque na revista Select, na plataforma Crio.Art. A obra “Manipulações” foi doada para o Museu de Arte do Rio (MAR) pelo Fundo Z. Ótima notícia!

SP Arte

Mônika Serrão e Ramon Coser estiveram no estande do designer e arquiteto Osvaldo Tenorio, na SP Arte. Ele assina o projeto do hotel Kenoa, em Alagoas. Uma simpatia, conta ela.

‘Boom’ do ‘a granel’

Leitora da Coluna comentou sobre a nota sobre os altos preços de tinta de impressora, temperos e outros itens vendidos em pouca quantidade. “As lojas que vendem produtos naturais a granel tem canela, orégano, aveia, sal rosa, nozes, castanhas, proteína da soja e centenas de outros produtos naturais a quilo, por um preço infinitamente mais barato do que os praticados nos supermercados – em sacolinhas com poucos gramas que parecem baratinhos, mas que, se comprados a quilo, seriam uma fortuna. O quilo da canela nestas lojas a granel sai por 4 reais. Vale a pena!”. Tá explicado porque as lojas a granel estão pipocando em todos os bairros quando, antes, só na Vila Rubim!

Viagens solo

Pesquisa divulgada por um site de busca de passagens revelou que 49% dos brasileiros já viajaram sozinhos a lazer. Outros 26% nunca o fizeram, mas têm vontade e apenas 24% não têm interesse. A faixa etária mais interessada em viajar sozinha é a dos jovens (18 a 22 anos) e o interesse cai à medida que os entrevistados envelhecem. Praias são o tipo de destino preferido dos viajantes solo, com 45% dos votos, com tours urbanos em segundo lugar (27%) e mochilões em terceiro (19%). A maior motivação para os viajantes solo é a de precisarem de um tempo sozinhos, com 42% dos votos.

Curitiba-Vix

A designer curitibana de acessórios Silvia Döring desembarca no Shopping Vitória no próximo dia 11, a convite de Susane e Silviane Herr. Recentemente ela lançou collab de sucesso com Tufi Duek.

Expedição ao Everest

A primeira expedição capixaba ao Everest partiu dia 28 de março, rumo à cordilheira do Himalaia, fronteira do Nepal com o Tibet. De Katmandu, no Nepal, eles começam a empreitada e só retornam em 31 de maio. A primeira etapa prevê a escalada do Monte Lobuche East (6119 m), de onde seguirão até o Campo Base do Everest, a (5.400 m). César Saade, Giuliano Martins Santos e Juarez Gustavo participam desta fase. A segunda etapa (até o cume do Monte Everest) terá apenas o montanhista Juarez Gustavo representando o Estado.

Pode treinar duas vezes por dia?

Por Fernando Padilha* A prática de dois treinos por dia é algo comum para atletas de alto rendimento ou amadores que participam de competições ou eventos esportivos. A estratégia, porém, não é garantia de resultado em dobro. Dividir a atividade física em dois períodos pode funcionar para quem não tem tempo suficiente para um circuito mais longo, mas uma única sessão de treino bem planejada e executada pode oferecer os mesmos resultados. A recomendação é realizar o treino de musculação e o treino cardio em seções separadas após um intervalo de pelo menos seis horas. A tática, no entanto, deve estar sempre sob supervisão de um especialista, já que é necessário se atentar a fatores como o volume e a intensidade dos treinos, respeitando sempre a reposição energética física e mental do praticante. *Fernando é educador físico.

Hi-Lights

Lara Brotas chegou sexta à noite de São Paulo, para a SP Arte, e seguiu sábado cedinho para comemorar aniversário em Pedra Azul com o marido, Christian Zouain, e os filhos, Ricco, Luah e Bento. Ela merece!

A obra de Rafael Pagatini comprada pelo Fundo Z para o Museu de Arte do Rio é motivo de orgulho para o Estado. Muito bom ver uma galeria capixaba vender uma obra para um acervo tão importante e expor numa feira de nível internacional. Parabéns, Thais Hilal. Histórico!

Renata França acaba de participar do Iron Man em Punta del Este: 1,8km de nado, 90km de bike e 21km de corrida. O treino foi com o coach Luiz Santos e durou menos de 30 dias. Parabéns!

Depois de dar um rasante na Ilha para o debute da prima, Luana, Luisa Matias Vilar está em turnê pelo Sul do país, com a Cia Deborah Colcker, durante todo mês de abril.

As irmãs Bia e Lícia Baião Duemke tiraram o domingo de sol para subir o Morro do Moreno e curtir aquela vista cinematográfica de 360 graus. Quem também fez o programa este finde foi Fernanda Serrão.

Juliana Paiva Faria foi ao Rio para batizar a sobrinha Julia, filha de Eduardo Faria, e festejar os seis meses de Catarina. Com ela a mãe, Ismênia.

Juarez Gustavo, que deve ser o primeiro capixaba a subir ao topo do Everest, tem 48 anos, já escalou nos Andes, na África, na Rússia, na Antárctica, no Alaska e em Papua. Criou com seus filhos, Davi e João, e sobrinhos o projeto “Meninos e Montanhas” e já subiram 6 das 10 montanhas mais altas do Brasil!

Giuliano Martins Santos, que também está na expedição ao Everest, criou um centro de reabilitação de esportistas “CardioSports” onde reúne os amigos para falar dos desafios e cuidar da saúde. Casado com Elise Bitran e pai das pequenas Giulia e Sophia.

Césinha Saade, terceiro membro do trio Everest, é atleta de maratonas e ultramaratonas aquáticas, como a Travessia de 36 km do Leme ao Pontal, no Rio. O marido de Adriana Saade e pai do César Neto, 23, e da Isabela, 20, é movido a desafios. Estamos torcendo!