Fev 2019
12

ANDREA PENA Coluna Social

Fev 2019
12

ANDREA PENA Coluna Social

Vila Nova

Marcelo Mendonça (presidente do Ibef jovem), Tayana Dantas (diretora da UVV), Ricardo Frizzera (diretor da Apex) Marcus Buaiz (CEO da Spark), Júlia Bastos, Victor Ferreira (presidente regional do Livres)  e Francisco Machado se reuniram no último fim de semana para falar sobre futuro. O grupo está desenvolvendo o projeto Vila Nova, que tem como objetivo gerar um diagnóstico da cidade de Vila Velha e desenvolver soluções para a cidade.

Throw back

Tirei essa foto dos jornalistas Ricardo Boechat e Veruska Seibel em Pedra Azul, quando ela estava grávida da primeira filha, Valentina, em 2006. Posso dizer que participei dessa linda história de amor. Havia chegado de um curso na Alemanha, onde conheci uma das repórteres da coluna dele, no extinto JB. Foi ela quem providenciou o e-mail do mesmo para nossa doce Veruska, encantada com o carioca desde que o conheceu, no Encontro do Vinho. A amizade virou romance, que virou casamento e cumplicidade como pouco se vê por aí.

Ricardo, você era gente

Do jornalista competente, multifacetado e idôneo, todos sabem. Mas a perda da pessoa Ricardo Eugênio Boechat, que tratava o porteiro, o garçom e o taxista com o mesmo respeito que deferia a um presidente, é irreparável. Uma vez, num Carnaval de Vitória, passando por aquela região de acesso (pela qual todos passam correndo, com medo de assalto ou assédio de ambulantes), ele parou na maior mansidão para conversar com um homem que vendia água mineral e se esgueirava num pedaço da grade porque não tinha ingresso para ver sua escola. Bateu papo, comentou do desfile, olhou no olho. Humano! Como poucos. Ele era assim: via o invisível, se comovia com a dor alheia. Dói lembrar, querido Boechat, o quanto de humanidade e sensibilidade existia em você. Que isso nunca se perca no mundo. Só resta a quem teve a honra de te conhecer agradecer por tudo. Descanse em paz e com os anjos.

Doce e fiel Veruska

Já circulam online homenagens à Doce Veruska. Para nós, Veruska Cruz Seibel, jornalista, colunista social, amiga e altíssimo astral. Ele era 20 anos mais velho, mas quanta coisa ela o ensinou, como o ajudou… Lembro dela indo visitá-lo no Rio e contando que ele comia bife à milanesa gelado com salada todos os dias às 11h da noite, quando chegava da redação. As taxas estavam altas e ele praticamente não tirava férias. Ela foi lá, casou, encarou quatro filhos adolescentes de outro casamento e cuidou. A carreira dele deslanchou. Mas ela vivia avisando que ele iria pifar e, um dia, aconteceu. Um surto na hora de ir ao ar. Ela, que desligava o telefone para assistir o marido na TV (reparava até se a gravata estava certa), viu que ele não estava bem e correu para o estúdio. Ontem, antes de morrer, RB fazia palestra justamente sobre o episódio de depressão. Morreu indo pra casa, almoçar com a família, entre um trabalho e outro. Nada mais metafórico.

Spotted

Suely Matias, toda linda de peach, no almoço da conterrânea Lilian Rabinovitch. Foto: Camilla Baptistin

Colaboração Premiada

A promotora Paula Pazoline e a diretora adjunta da Escola de Magistratura do Espírito Santo e juíza de Direito Marianne Júdice de Mattos, na plateia da palestra “Colaboração Premiada”, do juiz federal Marcelo Bretas, responsável pela Operação Lava Jato no Rio de Janeiro, para Vitória. Foto: Divulgação/ Amages. Bretas abriu o ano letivo da Esmages;

Arquitetura urbana

Por Roberta Toledo*

As últimas décadas foram de intensa modificação urbana no planeta. E no Brasil não é diferente. São 175 milhões de pessoas vivendo nas cidades, o que contribuiu para a construção de um país com cidades diversas e múltiplas, cheias de contrastes, possibilidades e desigualdades. Dessa forma, o Congresso Mundial de Arquitetos UIA 2020 aparece como uma boa oportunidade de reflexão sobre a arquitetura ideal em cidades que possuem características urbanas tão ricas e ao mesmo tempo tão complexas. E o evento não poderia ser mais especial, já que, em 2020, o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) comemora 100 anos. O IAB e as demais entidades profissionais entendem que é oportuno um trabalho que contribua para a qualificação do quadro profissional. É preciso provocar a categoria, de maneira que ela se torne importante instrumento para o desenvolvimento do país e para a melhoria das cidades.

*Roberta é presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Espírito Santo.

Hi-Lights

Claudia Scarton já está lançando coleção. Tudo lindo! Para apresentar, vai receber nesta quinta, com brunch e presença da consultora de estilo Deh Martini, que vai fazer um bate papo sobre Truques de Styling.

Vitoríssima cada vez mais adepta ao transporte ecológico. Devido à demanda, o prefeito Luciano Rezende disponibilizou mais patinetes elétricas. Boa!

O menu degustação do Peppe, que estreia nesta quarta, já está sold out, mas dá para adiantar que terá pastel de rabada, folhado com chantilly de parmesão e creme de cogumelos, camarão na churrasqueira com farofa de pão, barriga de porco com purê de couve e sobremesa.

A família de Cintia Furlani e Ailtinho Chieppe vai crescer. Depois de Maitei, o casal espera novo rebento. Parabéns!

Solange Herkenhoff vai ganhar mais três netinhos, filhos de Alexandra e Daniel, respectivamente.

Luciana e Rodrigo Judice, Kamilla e Antônio Benjamin, Adriana Andrade, Mariela e Carlota Gottardi, Leticia Pernambuco, Patrícia Assef, Cláudia Mameri, Karina Mazzini e Rubia Galvão são algumas das presenças confirmadas no Baile da Capa, nesta quinta.

De Cachoeiro, virão para o baile Igor Machado, vocalista da banda que irá tocar na noite, Jhon Tomazini, Tales Machado, Cristiano Sardenberg e Augustinho Fraga.

Roberta Drumond reservou um lounge no baile de de carnaval de Marlon Vianna, para comemorar sua nova idade.

Rodrigo Calheiros, Arno Kerckhoff, Jaqueline Domingos e Nailson Dalla Bernadina inauguraram nova agência de cooperativa de crédito na Praia da Costa, em Vila Velha.

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

A jornalista Andrea Pena registra os melhores momentos da vida social no Estado e mundo afora. ​Sua marca é ​observar o ​jet set, ​o ​lifestyle, as tendências e o comportamento, prezando sempre pelo fator novidade.