Mar 2020
26

ANDREA PENA Coluna Social

Mar 2020
26

ANDREA PENA Coluna Social

Em família

“Essa crise sem precedentes nos pegou de surpresa e a economia pode gerar ainda mais mortos que o Covid19, assustando a todos! Mas pra não dizer que tem algo bom, consegui reunir meus três tesouros em casa. O que não acontecia há tempos…”, diz a empresária Suely Matias, na foto com os filhos Bruno, Luana e Victor.

Quaresma

Dalila Murad (na foto com o marido, Maurício) nunca gostou de viajar na Semana Santa, pois é tempo de recolhimento e dedicação à Igreja. “Apesar de sempre ter vivenciado a Quaresma, estou intensificando. Tenho reunido minha família quase todos os dias para uma leitura bíblica ou terço. Antes das refeições, agradecemos e consagramos. Tem sido um tempo de conversão para todos nós”, observa.

Lockdown vertical

Durante pronunciamento, terça-feira, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que a orientação do governo federal será que a população adote, a partir de agora, o “isolamento vertical” —deixando apenas idosos, pessoas com morbidades preexistentes e indivíduos infectados ou com sintomas causados pelo novo coronavírus fora das atividades de suas comunidades. O discurso chocou, além de boa parte da sociedade, médicos e entidades de saúde, já que as recomendações do presidente foram contrárias ao que os especialistas vêm dizendo há semanas. A SBI (Sociedade Brasileira de Infectologia), por exemplo. O mundo está dividido: morrer de fome, de violência urbana ou de corona?

Jovens na rua

Viralizou o depoimento de Thallis Gomes, CEO da Singu (líder em delivery de serviços de beleza e bem-estar), em Belo Horizonte. Para ele, o Brasil nem tem a estrutura da Europa para fazer um lockdown total como fez a Europa e os Estados Unidos. Só 6% da população tem poupança e o tempo médio de caixa das empresas é de 27 dias. Além disso, 80 % dos empregos são formados por pequenos e médios empreendedores que vão quebrar em menos de um mês. Se o desemprego dos EUA está previsto para subir de 3 para 30%, imagine aqui, que tem renda média menor, menor hábito de investir, menor poupança e menos educação. Imagine a violência, com pessoas passando fome. Ele defende o lockdown vertical, ou seja, que isolem-se pessoas acima de 60 ou imunodeprimidos e deixem os jovens trabalhar.

Casa em ordem

Milena Borges “pausou” a produção de arranjos florais e decoração de festas e aproveita a quarentena para colocar ordem em cantinhos da casa que estavam esquecidos, como as prateleiras de livros e fotos. Ela, que também é ‘personal organizer’ está dando dicas para amigas e clientes. Afinal “a energia da casa flui muito mais levemente em ambientes limpos e organizados”. A dica é arrumar por setores, colocar tudo junto pra saber o que fica, o que será doado / descartado e o precisa de reparos. Dica 2: desapegar de peças bacanas para a venda em brechós ou bazares online, que estão super em alta nessa economia sustentável.

On Demand

Está trabalhando em home office e precisa pedir o almoço? A ração o seu pet acabou? A diversão das crianças vai ser ainda maior com um brinquedo novo? Precisa de roupas novas?  Você pode comprar no Shopping Vitória sem sair de casa! Para prevenir o avanço do coronavírus, a circulação de milhares de pessoas está restrita desde que o governo decretou o fechamento de boa parte do comércio. Para superar este momento, muitas lojas, como a joalheira Carolina Neves, estão atendendo pelo sistema delivery.

Netflix reduz qualidade

A Netflix confirmou que vai por em prática no Brasil a política de redução da qualidade de transmissão de vídeos para evitar a sobrecarga das redes, em meio à crise do novo coronavírus. Adotada na União Europeia na última semana, a medida começará a ser posta em prática no País na noite de segunda-feira, 23, e chegará a todos os usuários do serviço no território nacional em no máximo dois dias. Segundo comunicado da empresa, porém, não haverá restrição quanto a transmissão em determinadas resoluções – usuários que assistem vídeos em Ultra HD (4K) ou altíssima definição (Full HD, 1080p) continuarão a ter acesso a essa qualidade de vídeo. O que a empresa fará, no entanto, é reduzir as taxas de bits utilizadas na transmissão.

Quarentena

A Aeroportos do Sudeste do Brasil (ASeB) instalou protetores em acrílico nos balcões de check-in do Aeroporto de Vitória, entre o passageiro e o atendente. Além disso. fixou marcadores no chão do aeroporto, onde há aglomerações de filas, e nos assentos de espera, garantindo o distanciamento seguro de 1,5 m.

Para quem está fazendo trabalho remoto, a especialista em economia criativa Sandra Mara Selleste sugere organização. “O ideal é definir um espaço e estabelecer os horários para que cada tarefa seja concluída, como se tivesse no trabalho em dias comuns”, recomenda.

Victor Casagrande convida para ‘live’ hoje, às 18h, sobre como o Ibovespa se comportou de forma volátil no mês de março. E a incerteza que fica neste momento é: a bolsa voltará ao patamar de 100 mil pontos? É o momento ideal para investir na bolsa? Participam Arilton Teixeira (Apex Partners), Jerson Zanlorenzi (BTG Pactual) e mediado por Bernardo Fusato.

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

A jornalista Andrea Pena registra os melhores momentos da vida social no Estado e mundo afora. ​Sua marca é ​observar o ​jet set, ​o ​lifestyle, as tendências e o comportamento, prezando sempre pelo fator novidade.