Abr 2020
7

ANDREA PENA Coluna Social

Abr 2020
7

ANDREA PENA Coluna Social

Acolhimento

Depois do isolamento, o “acolhimento” vai ser o critério da vez no mundo do bem-estar. Daqui para a frente, o que não poderá faltar na hotelaria mundial é o tal do aconchego do lar, já que agora, estamos mais habituados a isso do que nunca. O Bairro Alto Hotel, em Lisboa, já acredita nisso. Reformado recentemente, manteve referências diretas ao período histórico a que pertence o prédio.

Amor em tempos de cólera

Alexandre Tironi, Carlos Lobato e Durval Silva, da Garoto, que vai tornar a Páscoa dos profissionais da Afecc-Hospital Santa Rita mais doce nesse amargo momento de pandemia. Representantes da fábrica presentearam a diretoria do hospital com chocolates para serem distribuídos aos médicos, enfermeiros e toda a equipe profissional que, mais do que nunca, precisam continuar trabalhando para combater a Covid-19.

Cuidados na Páscoa

A Associação Capixaba de Supermercados (Acaps) tem orientado os estabelecimentos a reforçarem as medidas preventivas para conter o avanço do coronavírus. A orientação da entidade é para que os supermercados estabeleçam estratégias e logísticas para evitar a aglomeração de pessoas nas lojas, principalmente nas áreas onde ficam expostos os ovos de páscoa. O presidente da Acaps, João Tarcício Falqueto, ressalta que é importante o distanciamento entre as pessoas, assim como as ações de higienização.

Lei para doentes

O advogado criminalista Flávio Fabiano falou que transitar em lugar público tendo testado positivo para coronavírus é crime previsto em lei, de acordo com os artigos 267 e 268 do código penal. A pena pode variar de um mês a um ano, mais a multa. Se a pessoa contaminada for da área de saúde, a pena pode ser ainda maior, cerca de 1/3, pois por ser da área a pessoa tem total noção de que está colocando a saúde dos outros em risco. Essa lei também se aplica para outras doenças contagiosas, como por exemplo, saber que tem alguma doença sexualmente transmissível e tem relações sem a devida proteção para preservar a saúde e a vida do outro.

Charity

“A solidariedade deve ser mais contagiosa que o vírus. Escolha o amor e não o medo”, postou a estilista Cris Barros.
Ela se uniu à Vogue Brasil e ao Projeto Ovo para ajudar ao próximo neste momento tão necessário. O vestido da foto terá venda revertida em 100% para a Instituição Casa do Rio.

Old, but gold

Zazá Paiva (foto), hoje com 90 anos, lembra das férias escolares nos anos 40. “Nas férias escolares, nos reuníamos para o banho de mar na Saturnino de Brito, em frente a casa de Yedda Finamore, que hoje é o edifício Des. Finamore. Assistimos a inauguração de um trampolim que foi uma sensação – eu era uma das que nadava até lá. Perto das 18h ou 19h, íamos ao Miramar (bar do Valter), para o sorvete de coco verde (inigualável), de d. Didi. Na casa de Yedda, com música de vitrola, dançávamos até 22h e podíamos ir para casa sem o menor perigo, andando pelas ruas”.

Consumo de internet aumenta

Com a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) para que as pessoas fiquem em casa e, assim, evitem a transmissão comunitária do coronavírus, o consumo de internet aumentou consideravelmente durante o mês de março no mundo inteiro, inclusive no Brasil e no Espírito Santo. Operadora capixaba de internet por fibra óptica identificou um crescimento de 25% nos dias úteis, durante o horário comercial. O dado foi coletado observando o comportamento dos clientes onde a empresa atua: Anchieta, Cachoeiro de Itapemirim, Guarapari, Linhares, Piúma, Sooretama, Vitória e Vila Velha, no Espírito Santo, e em Teixeiras de Freitas, na Bahia.

Quarentena

Deu no Financial Times: os países pobres podem se prejudicar mais com a recessão econômica do que com o corona.

Deu no Wall Street Journal não há dinheiro suficiente para compensar essa paralisação.

Deu no New York Times: a luta contra o corona é maior do que a pandemia?

Com a paralisação, vamos gastar em um ano o que economizaríamos em dez com a Reforma da Previdência. Viva a democracia, a imprensa livre e o debate.

Hoje é Terça-Feira Santa: Jesus anuncia a traição de um dos 12 e a negação de Pedro.

Obesidade é fator de risco para as formas graves de Covid-19, alerta o médico Thanguy Friço. Outros médicos tem falado que é difícil ventilar obesos. Mesmo confinados, não podemos nos descuidar!

A otorrinolaringologista Flavia Gomes de Freitas alerta para a anosmia, que é a perda temporária de olfato. Esse pode ser um sintoma da covid-19.

A OAB-ES vai arrecadar cestas básicas para a população carente e advogados em situação de vulnerabilidade financeira. Para participar é só adquirir uma torta capixaba pelo site da entidade e retirar quinta ou sexta-feira, no Supermercado São José da Praia do Canto.

“Nossa geração está enfrentando, provavelmente, a maior crise já vista. Gestos de solidariedade são necessários”, disse Renato Casagrande, Governador do Espírito Santo, ontem, em ‘live’ para Apex.

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

A jornalista Andrea Pena registra os melhores momentos da vida social no Estado e mundo afora. ​Sua marca é ​observar o ​jet set, ​o ​lifestyle, as tendências e o comportamento, prezando sempre pelo fator novidade.