Jul 2022
19

ANDREA PENA Coluna Social

Jul 2022
19

ANDREA PENA Coluna Social

Pedra Azul

Hélia Dórea: fim de semana em Pedra Azul, que está com perfume de lavandas neste inverno. A foto foi na casa de Ana Maria e Nenem Mendes, na Rota Azul. Também estavam o marido, Marcelo Lima, e filhos, Valentina, Marcelo e Victoria, além do genro, Daniel Fernandes.

Hélia Dórea
Hélia Dórea

'Orgulho da Monteiro'

A ex-aluna da Escola Monteiro e aluna do curso de Design na Ufes, artista e ilustradora Maria Clara Rampinelli expõe no hall artístico-cultural da instituição, a convite de Penha Tótola. A escola abriu seu espaço para receber o trabalho da ex-aluna, que é apaixonada por cores vibrantes e tem como influência artistas do retrofuturismo, do impressionismo e da pop art. Na foto, Maria Clara com os professores Márcio Vaccari e Elio Serrano.

'Che caldo!'

A Europa está sofrendo com o calor. Desde a semana passada, uma onda de calor extremo invadiu o continente. Queimadas se tornaram bem frequentes, castigando paisagens e tirando a vida de várias pessoas — os termômetros em torno de 40 graus não significam só praias e férias. Os países que mais estão sofrendo são Portugal, França e Espanha. As queimadas devastaram áreas relevantes, com destaque para perda de quase 11 mil hectares na França. Espanha e Portugal ainda registraram quase mil mortes em decorrência da onda de calor. Por lá, as temperaturas bateram 45,7 graus na última semana.

Nova galeria

O fundo de investimento imobiliário Opportunity abriu inscrições para a ocupação dos espaços reservados para arte no empreendimento The Gallery Art Residence, que será entregue em agosto. Os galeristas terão como público os moradores das duas torres de 108 apartamentos, além de visitantes das 25 lojas do condomínio. Haverá ainda interversões artísticas fixas de Carlos Villar, Sandro Novaes, Coletivo Muda e Giuliano Martinuzzo. Interessados devem mandar e-mail para  assessoria@ thegalleryartresidence.com.br.

Na Curva

Laura Murad: embalando o treinão das Óticas Paris em parceria com a Body Tech do Shopping Vitória, sábado, na Curva.

Em Orlando

O chef capixaba Ricardo Bodevan, do restaurante Atlântica, está em Orlando há quatro anos, onde caiu no gosto de famosos como Ivete Sangalo e Sabrina Sato. O encontro foi na casa de Ivete, sexta-feira, tendo a moqueca como estrela. A baiana fez um show na Universal no domingo e aproveitou para passar uns dias se divertindo com a família. Vale lembrar que o Atlântica continua a todo vapor tanto em Itaparica, quanto em Jardim da Penha e na Praia da Costa, desde 1967.

Ivete Sangalo, Ricardo Bodevan e Sabrina Sato

'Triagem é tudo'

Por Fernanda César Oliveira*

O câncer de pâncreas está prestes a passar câncer de pulmão como o tipo de tumor mais mortal, superando cólon, mama e próstata. Acredito num grande avanço para os próximos 4 anos. Um gene chamado KRAS pode ser foco de novas drogas para manipular o sistema imunológico e controlar a doença. Mas é preciso lembrar que o diagnóstico precoce ainda é decisivo. A maioria dos tumores é descoberta após se espalharem, tornando-os muito mais difíceis de controlar. As chamadas biópsias líquidas que detectam tumores por meio de amostra de sangue são de grande esperança. A triagem genética pode identificar pequena porcentagem. Fumantes pesados e pessoas com pancreatite têm risco aumentado e poderiam se beneficiar da triagem regular. A melhor maneira de curar um câncer é impedir que se forme. Quando melhoramos a triagem, isso sim, faz grande diferença na história dessa doença.

*Fernanda é médica oncologista.

Hi-Lights

A sommelière e Maitre caviste da Divvino Paris, Marina Giuberti, vai falar sobre vinho e beleza hoje, às 19h, na Derma Skin, a convite de Priscila Passamani.

Os sócios do Quintal Parrilla Bar, Ivan Bridi e Vitor Lecchi, vão inaugurar em breve o Tero Gastronomia, numa charmosa casinha anos 50 da Eugênio Neto. O chef Ari Cardoso assina o menu.

Patrick Ribeiro se prepara para receber o presidente Jair Bolsonaro no próximo sábado em sua casa de eventos, para um café da manhã com 400 lideranças religiosas e políticas.

Caio Lemos, Thais Gomes, Maycon Salvador e Daniel Salume recebem convidados e imprensa quarta, dia 20, para uma noite de degustação e apresentação do Balancê Garden, novo point de alimentação e diversão na Praia da Costa, com drinks do bartender Borracha.

O engenheiro Leandro Cunha está lançando, em seu condomínio Green View, que fica a 14 km da Rota do Lagarto, projetos de casas com opção de um estúdio anexo. Serão imóveis de 50 a 70 m2, com entrada independente, para aluguel.

Os cantores Amaro Lima, Renato Casanova e Diego Lyra vão levar o melhor da boa música do Espírito Santo para a comemoração dos sete anos do Guia Capixaba, de Giovana Duarte hoje (19), no Clericot Café.

O diretor da MasterMind Espírito Santo, André Costa, estará representando o nosso Estado e a região de Massachussets, nos Estados Unidos, no Congresso Internacional dos Instrutores MasterMind, de 22 a 25 de julho, em Campinas.

Juliana Faria Littig é só alegria. Passou no vestibular da Emescam, além de outros, para Direito e Economia. Ela ainda não sabe o que vai fazer pois está ainda no segundo ano. Mas os papais Maria Julia e Fabio Littig já comemoram.

A dermatologista Ana Carolina Tardin integra a equipe do instituto comandado pelos também dermatologistas Ricardo Tiussi e Monique Dalapicola. Formada pela Emescam com residência pela Santa Casa, é membro da SBD e cursa MBA no Hospital Albert Einstein.

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

A jornalista Andrea Pena registra os melhores momentos da vida social no Estado e mundo afora. ​Sua marca é ​observar o ​jet set, ​o ​lifestyle, as tendências e o comportamento, prezando sempre pelo fator novidade.