ANDREA PENA | Coluna social

Confra GRAND

Foi em clima de celebração que a equipe da Grand Construtora se reuniu na Casa Brandão para a tradicional confraternização de fim de ano. Com catering impecável by Karla Brandão, o momento marcou o encerramento de 2025, ano em que a empresa conquistou o topo do ranking IEL-ES como a melhor do segmento de construção civil no Estado. Além do primeiro lugar no segmento, a Grand conquistou a 2ª posição como Melhor da Indústria Geral e o 3º lugar como Melhor Empresa Geral. Entre os destaques do ano, o sucesso estrondoso do lançamento do Berthô, que alcançou 60% de vendas antes mesmo do lançamento oficial, comprovando a força da marca no mercado imobiliário capixaba.

Fotos: Cloves Louzada

Em família

Ana Paula Paste, César Martins lindos, com os filhos Clara e Arthur na noite de Réveillon que passaram na casa de amigos.

Pé na Areia

Fabrício Coutinho e Sarah Muniz foram à praia celebrar o novo ano após assistirem aos fogos na Aldeia da Praia na casa da amiga Camila Sarmento.

Confiança Empresarial

Embalados pelo aquecimento típico do fim de ano, com as compras de Natal e de Ano Novo e maior circulação de renda, os empresários do Espírito Santo encerraram 2025 mais confiantes e dispostos a investir e contratar. Esse cenário ficou evidente em dezembro, quando o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) avançou de forma consistente e indicou o estado como o destaque do Sudeste.

O indicador registrou alta de 3,4% em relação a novembro, passando de 108,6 para 112,3 pontos no estado. Desde junho, o índice permanece acima da zona de satisfação (100 pontos), sendo o terceiro mês consecutivo de crescimento, o que sinaliza confiança sustentada do comércio capixaba

Bem-estar e alimentação leve

Férias, confraternizações e dias de praia costumam vir acompanhados de excessos. Segundo a endocrinologista Gisele Lorenzoni, alimentos muito gordurosos, frituras e bebidas alcoólicas podem causar inchaço, mal-estar e desidratação. A dica é apostar em refeições leves, frutas ricas em água, como melancia, melão e abacaxi, e intercalar o consumo de álcool com água, garantindo mais disposição para aproveitar o verão com saúde.

Trajetória de sucesso

Getulio Gomes de Azevedo celebra nesta terça-feira, 6 de janeiro, mais um ano de vida em um momento especialmente simbólico. Fundador das Óticas Paris, ele soma 46 anos de trajetória à frente de uma das redes óticas mais sólidas e respeitadas do Espírito Santo, com reconhecimento nacional no segmento de luxo. O aniversário chega logo após um marco importante: o lançamento do livro “Foco no Propósito”, em que Getulio compartilha sua história de vida, aprendizados no varejo e as lições que construíram seu legado empresarial.

Eurotrip

Mariana Rizzi e sua mãe posaram lindas em um clique gelado durante a viagem anual da família. A cidade de Sevilla, foi uma das paradas escolhidas por elas para passar a temporada européia.

Desidratação e problemas no coração

Durante o verão, a perda de líquidos pelo organismo aumenta de forma significativa em função do calor, da maior transpiração e da exposição prolongada ao sol. No entanto, muitas pessoas não percebem essa perda de água de maneira adequada e acabam evoluindo para quadros de desidratação, que podem trazer consequências importantes para a saúde — especialmente para o sistema cardiovascular.

Do ponto de vista do cardiologista, a desidratação merece atenção especial. A redução do volume de líquidos no corpo pode levar à queda da pressão arterial, aumento da frequência cardíaca, tonturas, cansaço e, em casos mais graves, sobrecarga do coração. Pessoas com doenças cardíacas, hipertensão, idosos e praticantes de atividade física têm risco ainda maior.

Segundo o cardiologista da Rede Meridional André Brandão, para repor adequadamente a água perdida no verão é fundamental manter uma hidratação regular ao longo do dia, com consumo médio entre 1,5 e 2 litros de líquidos, como água, sucos naturais e outras bebidas saudáveis. Em situações de maior perda pelo suor — como durante a prática de exercícios físicos — não se perde apenas água, mas também sais minerais importantes, como sódio e potássio.

“Nesses casos, além da água, pode ser indicado o uso de bebidas isotônicas, especialmente para quem pratica atividade física, e da água de coco, uma opção natural e nutritiva que contribui para a reposição de eletrólitos. Manter uma hidratação adequada é uma medida simples, acessível e fundamental para preservar o bom funcionamento do coração e a saúde como um todo”, esclarece.

Hi-Lights

O Asilo dos Idosos de Vitória comunica o falecimento do seu ex-presidente, o Sr. João Ângelo, ocorrido ontem. Ele dedicou 16 anos de sua vida à condução da instituição, exercendo sua missão com humanidade, compromisso e amor ao próximo.

Carolina Neves, Kiki Ruschi, Isabela Rediguieri e Enza Camata já aterrisaram em Aspen com os maridos, prontinhas para a temporada 2026 de ski.

Murilo Fanchiotti e Ricardo Barreto escolheram passar a virada do ano em seu apartamento na Praia do Canto. Após um longo período em obras, já era hora de aproveitar o novo lar.

AP está de férias. A Coluna de hoje é assinada pela interina Lara Zouain.