Ronaldo Barbosa, Cristina Hartung, Vanda Klabin, Paulo Hartung e Luiz Carlos Ritter.
Crème de la crème
Nunca é demais falar sobre o lançamento do livro “Coleção Luiz Carlos Ritter”, em badalado coquetel que aconteceu na Pinakotheke, reunindo o “crème de la crème” da sociedade e do mundo artístico do país. A obra bilíngue (português-inglês), com 302 páginas, traz textos da acadêmica Nélida Piñon, Ana Cristina Reis, Vanda Klabin, Clelio Ahus, Ricardo Linahares e Max Perlingeiro. Por lá também, o ex-governador Paulo Hartung com sua Cristina, Ronaldo Barbosa e minha afilhada Manoela Ferrari, jornalista e escritora. Vejam as fotos…
Manoela Ferrari com o livro Coleção Luiz Carlos Ritter nas mãos, e o quadro “Vaso com flores”, de Guignard (1896-1962), ao fundo.
Luiz Carlos Ritter e a intelectual Nélida Piñon.
Mini Inhotim capixaba
Os amigos de Luiz Carlos Ritter apelidaram a sua casa de lazer em Guarapari, de “mini Inhotim capixaba”. Guardadas as devidas proporções, as dezenas de esculturas dispostas no belo jardim da propriedade particular naturalmente remetem ao museu de Brumadinho, em Minas Gerais, que virou referência de exposição de arte a céu aberto no Brasil. O acervo de Luiz Carlos, composto por cerca de 60 obras, vai de Alfredo Ceschiattit e Bruno Giorgi a Sergio Camargo e Amilcar de Castro.
O Bistrô Saldanha
Com um “Café da Manhã” bem incrementado foi inaugurado o Bistrô Saldanha, espaço gastronômico, estrelando na antiga sede do Clube Saldanha da Gama, em ambiente rico em nostalgia. Tudo sob o comando de Luciano Reis e Rodrigo Antunes que levaram para o ambiente da casa, charme e elegância.
O secretário Nesio Fernandes da Saúde, Juliana Bruno, Raphaela Navarro, e Geraldo Vimercati, diretor executivo da Rede Vitória, na noite do Excelência em Sáude. (foto Cloves Louzada)
Paris-Londres
Para quem ainda não fez esta ligeira viagem, a Coluna HD sugere: ir de Paris a Londres a bordo do trem Eurostar. Com velocidade de 300 quilômetros por hora, ele gasta 3 horas nesse percurso e, obviamente, o trem passa por baixo do Canal da Mancha durante 25 minutos. Detalhe: nesses minutos, cujas vistas são somente as paredes do túnel, a gente pensa sempre no mundão de água que está sobre nossas cabeças.
Fato inédito
Em setembro de 2022, em que se comemora 200 anos da Independência do Brasil, o belíssimo e histórico Museu do Ipiranga, em São Paulo, foi reaberto. Em torno disso foi feito um belo arranjo para o “Hino da Independência”, com o som das ferramentas usadas pelos trabalhadores na reforma do referido museu. Um primor!
Andrea Paula Michelini e Franco Bortoluzzi com o filho Gilbertinho no 7 de setembro verde e amarelo, no eixo Vila Velha -Vitória.
Maria Quitéria
A heroína Maria Quitéria
Neste 7 de setembro, com profusão do vede e amarelo, falou-se muito em Dom Pedro I, mas esqueceram da heroína Maria Quitéria de Jesus. Durante o movimento pró-independência do Brasil no Recôncavo Baiano, entre 1822 e 1823, Maria Quitéria fugiu de casa, cortou o cabelo e vestiu uma farda do seu cunhado. Adotou o nome Medeiros (soldado Medeiros) e se alistou. Com isso participou da grande e sangrenta batalha em Pirajá que, no dia 2 de julho de 1823, expulsou os últimos colonizadores do país.
Flashes
Bom dia
Aglay Piovesan
O capixaba Richarlison, jogador internacional de futebol, deu um “show de bola”, em seu primeiro jogo na Liga dos Campeões. Ele fez 2 gols no encontro de seu time, o inglês Tottenham, contra o Olympique de Marselha.
Ao regressar do Grand Hotel Iguazú, encontrei no vôo uma figura decididamente simpática. Estou falando de Lourdes de Paula, da cidade de Barra de São Francisco. Regressava de Nova Iorque onde foi visitar os filhos Osias e Albadias de Almeida Movine. Ela elogiou muito a gestão do prefeito Enivaldo dos Anjos.
Raphael Brotto, diretor do nosso Shopping Vitória, é flamenguista convicto. Está sempre no Maracanã torcendo pelo rubro negro.
Em papo entre um grupo amigos nas alturas de Pedra Azul comentava-se a possível venda de uma grande área na Rota do Carmo, daquela região, para o Grupo Fasano, que continua expandindo seus negócios no setor hoteleiro.
Deolane Bezerra, Ellen Cardoso, Deborah Albuquerque e Ruivinha de Marte agora são fazendeiras. Terça-feira (13), serão apresentadas como participantes do reality de sucesso “A Fazenda”. Vejam na Record TV/TV Vitória.
A Coluna HD que está empenhada há tempos ao retorno das obras do Cais das Artes, até agora não viu nenhum candidato nas eleições de 2 de outubro se manifestar em torno do espaço que seria o maior marco cultural do nosso Estado.
O prefeito Lorenzo Pazolini foi a presença em destaque, quarta-feira (7 de setembro), na Praça do Papa, onde foi transmitido o jogo do Flamengo, com shows e muita gente comemorando, antecipadamente, o Dia de Vitória.
Pedro Permuy, nosso colega no jornal online Folha Vitória, o mais lido do Espírito Santo, desceu ontem para São Paulo. Ele foi cobrir para a Rede Vitória, os bastidores do reality A Fazenda, que estará nas telas brasileiras a partir de terça-feira (13).
Domingo, tem mais: a cantora Natalya Bravin que tem um estilo musical bem próprio, será atração musical principal no palco do Projeto Cultural Arte no Parque, que acontece na Prainha em Vila Velha, o lugar onde nasceu o Espírito Santo.
Carol e Leo Cavalcante em viagem pela Europa comemoraram quarta-feira, 14 anos de casados. Do roteiro, Itália e Ilhas Gregas.
A maior passeata de todos os tempos realizada no Espírito Santo aconteceu dia 7 de setembro, em homenagem ao presidente Jair Bolsonaro. Todos participantes patriotas com as cores verde e amarelo, as cores do Brasil.
Helio Dórea
Beirando os setenta anos ininterruptos de profissão, Helio Dórea é o mais antigo colunista social do mundo, um dos destaques desde o lançamento do Folha Vitória, há mais de quinze anos. Autor do livro Gente Bacana, lançado em 2010, o colunista vendeu mais de mil exemplares no dia do lançamento. Tanto talento fez do colunista um recordista, igualmente, em títulos de cidadania. Só no Espírito Santo, são mais de 40.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória