
O presidente Bolsonaro recebendo Cris Samorini e um time de lideranças femininas no Palácio do Planalto.
Em defesa da Indústria
Cris Samorini, na condição de presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo, a nossa Findes, esteve em Brasília para uma reunião especial com o presidente Bolsonaro. Ela representou a indústria do Brasil em um grupo de mulheres. Nesse encontro, defendeu a recriação do ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior, a importância de investimentos em infraestrutura e o potencial do ES. Também participou de um almoço com o ministro da Economia, Paulo Guedes.
Adriana e Harley Almenara em almoço festivo que agitou o final da semana. (foto Cacá Lima)
Getulio Azevedo e sua filha Ana Luiza, uma dupla e tanto das Óticas Paris, voltaram cheios de novidades do evento da Luxottica, em São Paulo.
A renomada Sonia
Há 10 anos, no último dia 12, o mundo cultural capixaba despedia-se da professora e pianista Sonia Cabral, que deixou marcantes realizações no setor do Estado, como a Orquestra Sinfônica do Espírito Santo e uma Faculdade de Música, ensinando o uso de vários instrumentos, sendo ainda responsável pela criação de mais de 200 empregos diretos no setor. O Brasil inteiro reconhece e aplaude seu belo trabalho.
Bom dia para a Polônia
A Polônia, que já foi massacrada por Hitler e escravizada pela Rússia no tempo da União Soviética, merece aplausos e mais aplausos. O país do meu amigo, o jornalista Adam Emil Czartoryski, vem dando assistência espetacular aos refugiados ucranianos. Além de remédios, comida, roupas, transporte, abrigo e flores, os poloneses emocionaram o mundo ao oferecerem brinquedos e carrinhos de bebês aos meninos e meninas fugitivos da invasão bárbara, que alguns insistem em chamar de guerra.
Clarissa Lira e Lecio Narciso receberam em festa bonita para comemorar os 7 anos da filha Victoria, ao lado do irmão Arthur. (foto Cacá Lima)
Parece até piada
Com o aumento do preço da gasolina vem acontecendo fatos inusitados. Nas proximidades de Cachoeiro, por exemplo, um grupo de bandidos fortemente armado seguiu um carro-forte por alguns quilômetros e o interceptaram na rodovia. O bando rendeu os vigilantes, mas só levou a gasolina, deixando pra trás todo dinheiro do carro.
Mérito jubileu
O otorrino Paulo Sergio Saade, meu afilhado, foi homenageado pelo Conselho Regional de Medicina, regional do Espírito Santo, recebendo a condecoração de “Mérito Jubilar” pelos serviços prestados à Medicina, em nosso Estado. Ele que já trabalhou comigo no jornalismo, faz parte do Clube dos Legais. (foto)
O homenageado Paulo Sergio Saade em solenidade no Conselho Regional de Medicina.
Gilberto Gil entre os capixabas Ítalo Campos e Rita Maia na Academia Brasileira de Letras.
Capixabas na Academia
O psicanalista e acadêmico Ítalo Campos e a professora Rita de Cássia Maia marcaram presença na cerimônia de posse do jornalista Merval Pereira, como presidente da Academia Brasileira de Letras, dia 11, na sede da entidade, no Rio. Na foto, os intelectuais capixabas estão ao lado do compositor e imortal Gilberto Gil. Durante a solenidade, o jornalista e escritor Ruy Castro recebeu o Prêmio Machado de Assis pelo conjunto da obra.
Flashes
Bom dia
Leda Leal, Marcia Soriano e Karla Ferreira
O Jornal Folha Vitória, sempre na frente, lançou a Vitrine Literária, iniciativa cultural altamente válida. Trata-se de um espaço para o escritor capixaba, que não consegue acesso às grandes livrarias, mostrar suas obras e até comercializá-las.
Caroline Servino, um charme só no lançamento do livro “Planejamento Tributário e Elusão Fiscal”, autoria do marido Marcelo Altoé.
Luciana e Everaldo Reginatto começaram bem a temporada de shows 2022, sábado (12), com a nova turnê “Legado FenomeNow”, com Rodriguinho, Gaab e Mr. Dan.
O nosso Shopping Vitória, comandado pelo meu sobrinho Raphael Brotto, continua apresentando novidades. Quinta-feira (17), trará o Saint Patrick’s Vitória, a tradicional celebração do folclore irlandês, com decoração temática, músicas típicas, gastronomia e muita cerveja artesanal.
O deputado federal Evair de Melo, sempre atuante indicou a ministra da Agricultura, Teresa Cristina, o nome do engenheiro agrônomo Mauro Rossoni Junior, para integrar o Grupo de Trabalho criado para discutir dívidas dos produtores de cacau, representando o Espírito Santo.
Martha Paiva, a rainha fashion, regressou ontem de Salvador onde foi visitar parentes. Não perdoou um acarajé com pimenta malagueta. Gente bacana.
Esta é de Margô Dalla, atualmente morando na Holanda: “comecei minha vida profissional como jornalista em Vitória, e quem me deu o primeiro emprego foi Helio Dórea, quando A Gazeta era na Rua General Osório no centro da cidade. Lá conheci o mundo fascinante do jornalismo”.
Do meu amigo Luiz Carlos Menezes: “O quarto adiamento do leilão para a concessão da BR-262 foi uma ducha de água fria nos usuários dessa perigosa rodovia, que por sinal agoniza”.
La belle Vera Fischer voltou a cena nesse fim de semana, estreando o espetáculo “Quando Eu For Mãe, Quero Amar Desse Jeito”, na pista carioca.
Clovis Vieira lembrando aos empresários que o próximo encontro do Grupo Permanente de Acompanhamento Empresarial, acontecerá quinta-feira (17), com participação especial de Thais Zara, Fernando Sampaio e Marcos Navarro. Assunto principal: alta de juros.
Domingo (13), o grande poeta Castro Alves completou 175 anos, do seu nascimento. Na batalha final de expulsão dos nossos colonizadores em 2 de julho de 1823, disse ele em uma de suas poesias: “Não, não eram dois povos que abalavam naquele instante o solo ensanguentado, era o povir em frente ao passado, a liberdade em frente à escravidão”.
Helio Dórea
Beirando os setenta anos ininterruptos de profissão, Helio Dórea é o mais antigo colunista social do mundo, um dos destaques desde o lançamento do Folha Vitória, há mais de quinze anos. Autor do livro Gente Bacana, lançado em 2010, o colunista vendeu mais de mil exemplares no dia do lançamento. Tanto talento fez do colunista um recordista, igualmente, em títulos de cidadania. Só no Espírito Santo, são mais de 40.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória