Selecione uma data
Set 2020
16
Manoela e Marilio: literatura e política no histórico familiar.

Um novo dicionário

Os Acadêmicos Arnaldo Niskier (85 anos) e Evanildo Bechara (92), da Academia Brasileira de Letras, organizam um novo dicionário, reunindo  palavras e expressões ocorridas em textos nacionais, nos últimos 30 anos. Trarão explicações linguísticas para termos políticos, tais como lulismo, petismo, bolsonarismo, e tecnológicos, como tuítes, lives, webinar, entre outros modismos incorporados pelos novos tempos. Detalhe: integra a equipe de pesquisadores do projeto a capixaba Manoela Ferrari,  sócia correspondente da Academia Feminina Espírito-santense de Letras. Aliás, ela, o xodó do seu pai Marilio Cabral, será entrevistada pelo Secretário Municipal de Cultura, Francisco Grijó, em live no Instagram no programa Palavra Aberta, no dia 14 de outubro. (foto Bruno Menezes)

Fabiola Alvarenga e sua filha Laura Cupertino celebrando os seus 16 anos. (foto Cacá Lima)
Ana Elisa Lopes um charme só para as lentes de Octavio Lucas.

A grande pianista tcheca

Será lançado mais um livro biográfico da pianista tcheca Zuzana Ruzickova, próximo mês, pelas livrarias de todo nosso país. Ela foi a primeira pianista a gravar obras de Johann Sebastian Bacch. Também ficou conhecida por sobreviver a três campos de concentração, e ainda, os desmandos do governo comunista Tchecoslováquia.

Hil Protocol

Uma nova técnica revolucionária, o Hil Protocol, chegou ao Espírito Santo, trazida pelos médicos Fabio Pereira, Pablo Mendes e Fabricio Rossi, pioneiros na iniciativa, que propõe, através de laser de alta intensidade, a melhoria de dores e regeneração de tecidos de forma rápida e indolor. O método foi utilizado por atletas como Ranieri (futebol), Pedro Quintas (Skate) e atletas olímpicos como Andressa, Vitor e Jorge, do revezamento 4x100m. O Instituto Capixaba de Angiologia fica na Aleixo Netto.

Maria Gimenes de Barros com seus avós Vera e Carlos Augusto de Barros iniciando as comemorações dos seus 15 anos no sítio da família.

Sempre em expansão

Maely Coelho manteve os investimentos para a expansão da rede própria da MedSênior mesmo durante a pandemia. Atualmente, cerca de R$ 10 milhões estão sendo aplicados em novas unidades no Espírito Santo e em Minas Gerais. Em dezembro, os beneficiários do nosso Estado terão um Pronto-Socorro Avançado localizado no bairro Glória, em Vila Velha, acompanhado de um laboratório de análises clínicas e um Centro de Diagnóstico. Já Belo Horizonte terá um Centro de Diagnóstico e de Oncologia até novembro.

Recordar é viver

“A Praia de Camburi estava longe do centro de Vitória, local deserto, onde o acesso só poderia ser feito pela Ponte da Passagem. A geração dourada ia para as praias do Barracão e Trampolim, onde o Walter e o Bar Michel, reuniam a moçada bonita da cidade. Jogava-se futebol na areia e Vania Sarlo, ousada para sua época, entrava nos rachas com os peladeiros Victor Sarlo, Rogerio Medeiro, Mandinho Gonçalves. Rominho Nonato, Paturi e tantos outros”. – Esse é um pequeno trecho de uma crônica de Ronaldo Nascimento escrita há mais de 20 anos.

Erika e Pablo Carvalho com a filha Sarah curtindo o Circuito Caravaggio em Santa Teresa.

FLASHES

Bom dia

Marcio Breder

Quem aniversariou ontem foi a bacaninha Maria Gimenes de Barros, completando seus 15 anos. Em torno disso, seus pais Ana Paula e Marcio Brotto vão receber um pequeno grupo sábado na sua casa na Ilha do Frade, para festejá-la.

Por falar nisso, Andrea Paula Michelini e seu querido Franco Bortoluzzi que sobem todo final de semana para o seu chalé em Pedra Azul, no próximo, ficam em Vitória especialmente para participar da festa dos 15 anos de Maria Gimenes de Barros.

Ontem, Leila e Sergio Tristão completaram 39 anos de casamento. Obviamente, comemoraram em família.

Um hambúrguer caseiro, bem gostoso e mais saudável, é o tema da live que a Buaiz Alimentos transmite quinta-feira (24), às 18h. Quem ensina, usando as farinhas Regina gourmet e tradicional, é Genilson Pereira, do time de Eduarda Buaiz.

Num encontro com minha amiga Luzia Toledo fiquei sabendo que seu sobrinho Bruno Toledo é pré-candidato a vereador de Vitória. Conheço bem o Bruno, é gente de trabalho e competente.

O Vitória Apart Hospital inaugura nesta semana um novo Pronto Atendimento, localizado na Avenida Expedito Garcia, em Campo Grande. A unidade tem mais de 1,4 mil m² e oferecerá procedimentos de urgência nas especialidades de clínica geral, ortopedia e pediatria.

Para promover a campanha Setembro Dourado, que tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre o câncer infanto-juvenil, a Associação Capixaba contra o Câncer, a nossa Acacci, lança o movimento #expressetembrodourado, nas redes sociais.

Aliás, amanhã mesmo, às 19 horas, teremos a live "Setembro Dourado - Cenário do câncer infantojuvenil no Espírito Santo e a importância do diagnóstico precoce", com a oncologista pediatra Glaucia Perini Zouain Figueiredo.

Esta é de Edu Coutinho: “Dona de um carisma ímpar e com o dom de empreendedorismo, Eduarda Buaiz faz jus ao sobrenome Buaiz e zela pela tradição familiar nos negócios”.

A arquiteta Angela Gomes assina a curadoria da Cidades da Mostra e Lab de Criatividade e Sustentabilidade Urbana de Vitória, que começa no dia 24. O trabalho de seleção dos painéis e cases foi feito em parceria com a designer Juliana Lisboa. A programação online é formada por shows, filmes e por aí.

Minha querida Dani Brotto e seu marido Moa Brotas também comemoraram ontem 19 anos de casamento e não deixaram por menos. Um caprichado jantar aconteceu ao lado dos filhos Doda e Theo.

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas