Herminia Azoury a grande defensora da mulher.
Mulheres enfrentando o medo
Por conta da situação atual, com o confinamento em casa, aumentou o número de violência contra a mulher. Em torno disso, fiz uma minientrevista com a Juíza de Direito Herminia Azoury, que é Coordenadora Estadual de Enfrentamento à Violência Doméstica. Sobre o aumento da violência ela falou que cresceu sensivelmente, sem falar na subnotificação, não só no Brasil, mas no mundo. “Acho que o problema é muito maior que a realidade dos processos. Ainda há muita mulher que não consegue denunciar por medo, dependência psicológica ou econômica”.
From Cachoeiro: a aniversariante Tatiana Franklin recebe o carinho especial de sua mãe Marcia Machado.
Roberta Drummond, atuante no mundo décor.
Tribunal em cena
Ainda com Herminia: “O nosso Tribunal de Justiça baixou um ato normativo, no sentido de que Medidas Protetivas, independente da manifestação das vítimas, fossem prorrogadas até o dia 30. Também, o Instituto de Inovação Win, que na abertura da 16ª Semana Nacional Justiça pela Paz em Casa, assinou com o Tribunal um termo de cooperação técnica, objetivando as vítimas de violência doméstica para que vencessem as dependências acima referenciadas, auxiliando via Rotary e outros, com cestas básicas as vítimas que se inscreverem para o curso: Mulheres Enfrentando o Medo”.
A Juíza Herminia disse também
“Estamos dando prioridade a proteção das mulheres, mesmo com trabalho remoto, toda Medida Protetiva é apreciada imediatamente. Elas podem denunciar via 189 e 190, indo a DEAM (Delegacia da Mulher), ou a mais próxima, registrar o fato ou fazê-lo via Boletim online. Disse mais: “Damares Alves, Ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, lançou um aplicativo muito interessante, onde donos de celulares com sistema operacional Android, já podem baixar na loja Google Play o aplicativo Direitos Humanos BR, para receber denúncias. É a nova plataforma digital”. – Bom dia, doutora Herminia.
Geise e Valdecir Torezani com os filhos Mirela e Miguel no domingo de Páscoa
Arquitetos e Designers
Como forma de atravessar esse momento de incertezas, Roberta Drummond (foto), sempre atuante, lançou uma campanha de solidariedade com arquitetos e designers através do Instagran da sua Innovare. A iniciativa visa cultivar pensamentos positivos e renovar a esperança e fé de que dias melhores virão. Além disso, os profissionais vão compartilhar um pouco do novo dia-a-dia, destacando como o trabalho em equipe pode ser eficaz mesmo no home office. O start foi com a arquiteta Sheila Basílio.
Tocando em frente
Marcelo Lages que é o Gerente de Cultura do Sesi/Findes e tem em seu currículo atuações como Militar e primeiro bailarino do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, vem dando grande impulso ao nosso movimento cultural. Agora mesmo, estreou o projeto “Tocando em Frente”, levando música, esperança e muito carinho às pessoas que tiveram perdas recentes ou que têm familiares internados com Covid-19. No Domingo de Páscoa foi iniciado esse programa, que inclusive poderá ser transformado em uma websérie através do Facebook e Instagram.
A fagotista Ariana Mendonça se apresenta amanhã em concerto online.
Jair o rei do café.
Dia do Café
Ontem, em todo o mundo, foi comemorado o Dia do Café. Em se tratando desse produto, a gente tem de tirar o chapéu para um capixaba que nasceu de uma família simples, veio de Itaguaçu e hoje é orgulho para o Espírito Santo, como o maior exportador de café do Brasil e quem é do Brasil é do mundo. Claro e evidente, estou falando do meu amigo Jair Coser, o rei do café. Bom dia, Jair.
Flashes
Bom dia
Jorge Elias
Meu grande amigo Romulo Penina, ex-reitor da Universidade Federal do Espírito Santo, ligou para me cumprimentar na Páscoa. Ele disse que está fazendo “um cruzeiro, da sala para o quarto, da cozinha para a varanda”. É aquele pração.
Luiza e Aylmer Chieppe, com todas as precauções que o momento requer, regressaram de Nova Viçosa, no sul da Bahia, onde passaram o final de semana com a filha Kessia e o genro Nelson Saldanha. A casa de Kessia e Nelsinho, é de frente ao mar, com praia e big lancha para pescaria.
No Domingo de Páscoa um almoço bem incrementado reuniu à mesa Elcio Teixeira e Carlos Bernabe. Claro que a pièce de résistance foi a nossa tradicional torta capixaba, mas não faltou a deliciosa sobremesa, a Banoffee de banana com leite em pó e creme de avelã.
No domingo quem ligou do Rio para cumprimentos pascoalinos foi o meu amigo Antonio Rodrigues dos Santos. Detalhe: ele é dono do mais bonito sítio em Anchieta, em frente ao mar.
Rodrigo Rabello Vieira, Marcelo Altoé, Guilherme Machado e Haroldo Santos foram os nomes à frente da live promovida pelo nosso Ibef, com o tema “Novas práticas tributárias, trabalhistas e contáveis para as empresas em dias de quarentena”.
A nossa Faculdade de Música estará oferecendo atividades não presenciais para os alunos dos cursos de Graduação em Música, alternativa para manter a estratégia de isolamento durante a pandemia da Covid-19.
Um detalhe sobre os dias atuais: durante a quarentena e o isolamento social, a audiência de TV apresentou uma alta em todo o país. Dados da Kantar Ibope apontam que o tempo médio que cada pessoa passou assistindo TV diariamente na última semana foi de 7h45.
Desde ontem, a Orquestra Sinfônica do Espírito Santo está se apresentando ao vivo pela sua rede social com a série “Café da Manhã com a Orquestra”. Cada músico se apresenta direto de sua casa, com início a partir das 8h30.
Por falar em nossa Orquestra Sinfônica, fazendo parte do seu projeto “Café da Manhã”, amanhã teremos a participação da fagotista Ariana Mendonça, que por sinal também atua no Grupo de Louvor da Igreja Cristã Maranata da Enseada. Um talento. (foto)
O nosso jornal Folha Vitória, líder no mundo online, abriu um espaço esclusivo para publicação de atas, proclamas, editais, avisos e balanços. Evidente, com preços muito especiais.
Perguntar não ofende: como vão ficar as pessoas quando acabarem suas reservas em dinheiro? Como vão ficar os donos de micro e pequenas empresas se tudo continuar como está? Como os desempregados vão sustentar suas famílias?
Helio Dórea
Beirando os setenta anos ininterruptos de profissão, Helio Dórea é o mais antigo colunista social do mundo, um dos destaques desde o lançamento do Folha Vitória, há mais de quinze anos. Autor do livro Gente Bacana, lançado em 2010, o colunista vendeu mais de mil exemplares no dia do lançamento. Tanto talento fez do colunista um recordista, igualmente, em títulos de cidadania. Só no Espírito Santo, são mais de 40.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória