Andrea Pena

Não basta saber maquiar, é preciso saber comprar a 'make' certa

Leitura: 7 Minutos
ANDREA PENA | Coluna social

CN + RS + M.A.C.

O movimentado ateliê da designer de joias Carolina Neves não pára. Agora, virou palco de tardes de maquiagem com Ricardo Silveira em parceria com a grife de make up canadense M.A.C. Além de ensinar truques para o dia -a-dia, ele leva produtos queridinhos da marca para comprar na hora, sob sua orientação. O blush cremoso 3 em 1 (olhos, boca e bochechas) e a base Radiance (que é 80% skincare) são os campeões de venda.

Dress Code

Bruna Paes para Manolita, usando a linda flat Gladiadora em collab com a NK Store.

Um flat feita a 4 mãos, pensada para fazer parte da coleção Resort . Simples e chic. Se destaca não apenas pelo desenho como pelos detalhes, materiais e execução perfeitos.

 

Elite do voleibol

Dante Devens e Enzo Santuzzi, alunos da Escola Americana de Vitória, celebram uma conquista histórica no esporte capixaba. Eles integram a seleção capixaba sub-16 masculina de vôlei, que conquistou de forma invicta o título do Campeonato Brasileiro de Seleções (CBS), realizado em Saquarema (RJ). A vitória rendeu ao Estado a vaga para a Divisão Especial em 2026, que reúne as principais seleções do Brasil, colocando o Espírito Santo na elite do voleibol nacional na categoria. 

Passado pomerano

O FestCine Pedra Azul começa hoje (24) e traz, logo em seu primeiro dia de atividades, uma atração especial: a projeção do documentário Passado Presente, do jornalista e documentarista carioca Luiz Eduardo Lerina, que comemora 25 anos de lançamento. A sessão acontece às 17h, no Hotel Vista Azul, e contará com a presença de alguns dos protagonistas da obra.

O filme aborda a imigração pomerana no Espírito Santo, revelando a história de um povo que, isolado nas montanhas do Estado por quase um século, conseguiu preservar sua cultura, tradições e dialeto.


.

Uma noite na Broadway

No dia 26, às 19h30, o Teatro Sesi se transforma em palco de grandes emoções e melodias inesquecíveis com o concerto especial “Uma Noite na Broadway”. A orquestra interpreta sucessos que atravessam gerações, trazendo ao público momentos marcantes de espetáculos como O Fantasma da Ópera, Os Miseráveis, Chicago, O Mágico de Oz, entre outros ícones do teatro musical.

Do lirismo sombrio de The Phantom of the Opera ao poder transformador de I Dreamed a Dream, passando pela energia contagiante de All That Jazz e pela fantasia de Over the Rainbow, o concerto é uma viagem por diferentes universos sonoros e narrativos.



Maluma Roepke
Raphael Goncalves da Silva
Casemiro Ramos
Gessica de Paula

Ilha Buffet

Os gestores da administradora de benefícios Mediatorie marcaram presença no 21º Fórum Empresarial Unimed Vitória, sexta-feira, no Ilha Buffet. Entre os destaques da programação esteve a palestra de Caito Maia, fundador da Chilli Beans, .

Clube do Livro

A Casa Cultural Maria José Menezes dá sequência ao seu recém-lançado Clube do Livro com a leitura de A Pintora de Henna, da autora indiana Alka Joshi. O encontro será sábado (27), às 10h, com curadoria de Christine Ribeiro. Regina Menezes Loureiro é a coordenadora da Casa Cultural.

Casa Cultural Maria José Menezes, localizada na Rua Barão de Monjardim, 66 – próxima ao Parque Municipal Gruta da Onça, no Centro de Vitória.
 

Novo sítio histórico muda a história das Américas


Na América pré-colombiana, muito antes dos incas, maias e astecas, o litoral árido do Peru era o lar do povo caral, uma das sociedades mais antigas e pacíficas do mundo.⁠ Seu principal assentamento de Caral-Supe é considerado o berço da civilização no continente americano, reconhecido pela Unesco desde 2009. Quando a arqueóloga Ruth Shady começou a escavar Caral, em 1994, ela descobriu uma sociedade baseada no comércio, na música, em rituais e no consenso.⁠

Ele floresceu 5 mil anos atrás, simultaneamente com os primeiros centros urbanos do Egito e da Mesopotâmia, no outro lado do mundo.⁠ Mas, ao contrário das suas contemporâneas do Velho Mundo, a cidade de Caral não tinha muralhas defensivas e os pesquisadores não encontraram evidências de armas.⁠ Só em julho deste ano ela descobriu as ruínas da cidade de Peñico, de 3800 anos. A descoberta vai reescrever a história das Américas.



Hi-Lights


Maira e Bruna Sponfeldner recebem hoje ao lado de Renata França, na Vitória Brasil/Fit para lançar coleção de verão, das 17h às 20h.


O Exagerado, maior outlet do Brasil, criado no Espírito Santo, estreia sua primeira edição nacional em São Paulo, entre os dias 26 e 29, no Distrito Anhembi.

O Manami Ocean Living, em Guarapari, tem projeto diferenciado: acústica planejada, ventilação cruzada e acabamentos nobres. Previsão de entrega em 2027, pela Invite Inc..

.

É hoje (24), no Rooftop CDL, em Vila Velha, o GlobalDay. Estarão presentes Gustavo Maierá, da Oracle; Heitor Fernandes, da Apex; Lucas Coradini, da Reserva; e João Carlos, da Wine. A mediação será feita por Eduardo Glazar, CSO da Globalsys.

Nossa artista visual Samira Pavesi inaugura sua exposição individual “O que ecoa por entre vazios” na Galeria Janete Costa,no Parque Dona Lindu, Recife. A abertura ocorre em 2 de outubro.

 


 

A advogada Valéria Gaurink Fundão foi destaque no Seminário de Direito Previdenciário da ESA/RO, em Porto Velho, onde ministrou a palestra “A Revolução 4.0 e seus Impactos nas Contribuições Previdenciárias”.

O drama “Meus Olhos Verdes”, protagonizado pelo ator capixaba Diego Pianna, será apresentado na categoria Alternativo do Festival de Teatro Comunitário de Mariana (Festeco), em Minas Gerais.


.

Quer receber a Coluna AP pelo whatsapp? Clique aqui. Seu número será mantido em sigilo.