
O governador Renato Casagrande com os anfitriões Mariana e Americo, Ana Maria e Americo Buaiz Neto, o vice governador Ricardo Ferraço, secretário Vitor de Angelo e Cristiano Carvalho
O sonho de Mariana
“Eu tive um sonho que vislumbrava uma escola feliz, iluminada, acolhedora, inclusiva, colorida. Eu a encontrei em uma casinha na Enseada. Eu escolhi e fui escolhida por ela. Ela cresceu e se tornou relevante”. Estas foram as palavras de Mariana Buaiz em seu ligeiro speech na inauguração do Campus Aeroporto da Escola Americana de Vitória. Um espaço de rara beleza, com área de convivência de 29 mil metros quadrados e capacidade para 500 alunos, com início de funcionamento em 2026 e um investimento de 100 milhões de reais. Tudo isso é pouco pelo que vi ontem ao lado de minha parceira Helia Dórea. (fotos Everton Nunes)

Felicidade total: Americo e Mariana

Mariana e seu filho Americo Buaiz Neto e a namorada Emily Varejão
A festa da Americana de Vitória
Mais de 200 pessoas estiveram presentes na inauguração deste Campus. Entre elas, o governador Renato Casagrande e o prefeito de Vitória Lorenzo Pazolini, ambos com bonitos e ligeiros discursos. Ali, também, o vice-governador Ricardo Ferraço, Vitor de Angelo, secretário estadual de Educação, secretário municipal Luciano Forrechi, Fernando Saliba, presidente do ES em Ação, José Luiz Dantas, presidente da UVV, Ricardo Gesse e Danilo Sesiki, presidente e diretor da Zurich Aiport Brasil, Moacir Lellis, do Sinepe, Bartira Almeida, do Instituto Ponte, e por aí …
O Campus da Buaiz
Vale ressaltar que o belíssimo e altamente funcional projeto do Campus em pauta é de Wilson Barbosa Neto e Renata La Rocca. A construtora foi a Retrofit Engenharia, de Marcello Carvalho, que construiu aquele belo monumento em 15 meses. Os anfitriões Mariana e Americo tinham ao lado os filhos Americo Neto, com sua namorada Emily Varejão, Ana Maria com o namorado Filipe Caldas, Eduarda Buaiz e seu marido Claudio Rezende. -Detalhe: o Campus Alvares continua funcionando com o Infantil e Educação Fundamental 1.

Bruno Chieppe, Eduarda Buaiz e Claudio Rezende, Marcos Helal, e Raphael Brotto (foto HD)
Palavras de Mequinho
Conheço Americo Filho desde garoto, uma vez que era amigo de seus pais Arlete (uma elegante mulher) e Americo. Na inauguração de ontem, em seu speech, Americo frisou que a nova Escola Americana de Vitória aconteceu quando se comemora os 84 anos de existência do Grupo Buaiz. Disse mais: “o pioneirismo foi inspirado no meu saudoso e inesquecível pai que foi o primeiro Capitão da Indústria do Espírito Santo. Como comerciante fundou a Federação da Indústria do ES. Como comerciante fundou a Federação do Comércio do ES”.
 
Marca pioneira
Continuando seu speech, Americo frisou que seu pai construiu o primeiro moinho do Estado e a primeira torrefação de café. “Também fomos pioneiros na área da Comunicação criando o Jornal Folha Vitória online, o Shopping Vitória, e agora a Ala Parque desse shopping”. Sobre o projeto inaugurado ontem, disse Americo: “Foi Mariana que inspirou esse projeto, sem o seu sonho, nem o Campus Álvares, nem o Campus Aeroporto estariam transformados em realidade”. -Esse pronunciamento foi selado entre os dois com aquele beijo.

Junia e André Perenzin, Ana Maria Buaiz e Filipe Caldas

O prefeito Lorenzo Pazolini com Helia Dórea, Junia Perenzin, Patricia Castro e Helio Dórea
Gente legal
Esta inauguração festiva teve participação de muita gente bacana como Junia e André Perezin, Ana Claudia e Cristiano Carvalho (diretor geral da Escola), Marcio Abaurre, Raphael Brotto, José Luiz Kfuri, Edivanil Perenzin, Enrico Sperancin, Bia e Caio Perenzin, Tatiana Tristão, Camila Rocha, Alice Sarcinelli, Jackeline Teubner, Fabricia Boechat e Gisella Nitz. A coordenação ficou a cargo de Stella Miranda. Também ali, uma turma muito especial da Rede Vitória, sempre na frente, formada por Felipe Caroni, Davi Wescley, Alexandre Carvalho e sua querida Karol Tristão, Andrea Pena e Pedro Permuy. – Bom dia, Mariana. Bom dia, Americo. De HD e HD.
Flashes
Bom dia
Herminia Azoury
O nosso Shopping Vitória, sempre inovando, inaugura hoje, às 8h30, o Ala Parque no seu primeiro piso. Acesso pela Rua Victor Civita.
Hoje, às 19 horas em nossa Assembleia Legislativa, acontecerá a posse da Diretoria e Associadas efetivas da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil, coordenadoria Espírito Santo. O evento acontecerá no auditório Augusto Ruschi. -Detalhes, depois.
A Casa da Memória de Vila Velha, na histórica Prainha, está batendo recorde de promoções culturais. Agora mesmo foi programada para o próximo dia 6, a abertura da exposição “O lugar que não sabemos“, de Giovanna Trista.
Na inauguração do novo Campus da Escola Americana de Vitória, estava presente a minha bonita prima Patricia Brotto de Castro.
Também em destaque ontem Fernando Bissoli, presidente do clube Alvares Cabral e o jovem Guilherme Realy que falou em nome dos alunos da EAV.
Animadíssima a festa de aniversário de Rodrigo Rodrigues de Freitas. Por lá, entre outros, Therezinha Amoury e João Batista Carneiro, Viviane Amoury e Luciano Barros com a filha Valentina.
Quem chegou ontem a Vitória foi a médica Valentina Dórea Lima Vieira, que reside em Ribeirão Preto (SP), com seu marido, também médico, Gabriel Faioli Vieira.
Está marcado para o próximo dia 6, o almoço mensal das “Amigas para Sempre“. Como convidado, estarei lá.
Idalberto Moro, que está se revelando como excelente presidente da Fecomércio (Sesc – Senac), está empenhadíssimo nas obras de recuperação do Radium Hotel que voltará a ser importante passo para o fortalecimento do turismo capixaba.
Cumprimentos especiais hoje da Coluna HD para o amigo Bruno Menezes, um talentoso fotógrafo. Ele está aniversariando.
O juiz Carlos Medeiros da Fonseca, poeta, escritor e professor, foi homenageado pelo vereador Aylton Dadalto, pela recente eleição como imortal da Academia Espírito-Santense de Letras. Ele ocupa a cadeira nº 28.


Helio Dórea
Beirando os setenta anos ininterruptos de profissão, Helio Dórea é o mais antigo colunista social do mundo, um dos destaques desde o lançamento do Folha Vitória, há mais de quinze anos. Autor do livro Gente Bacana, lançado em 2010, o colunista vendeu mais de mil exemplares no dia do lançamento. Tanto talento fez do colunista um recordista, igualmente, em títulos de cidadania. Só no Espírito Santo, são mais de 40.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória
 
					
 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		