Clique na foto para visualizar a galeria
Pablo Marçal em Vitória
A presença de Pablo Marçal, e de Geraldo Rufino levou empresários e empreendedores para o Espaço Patrick Ribeiro com uma missão clara: agir, medir, corrigir e escalar para um 2026 de alta performance. A forma direta de comunicar verdades incômodas de Marçal fizeram o público vibrar a cada palavra. Com seu estilo “irritantemente feliz”, como ele mesmo define, Geraldo Rufino ensinou que a atitude faz toda a diferença. “Tem pedra no caminho? Faça um degrau”. A proposta dos organizadores Romias Schmidt, Daniel Resende e Charle Nunes foi entregar conteúdo prático e aplicável no evento que durou 12 horas. Os palestrantes foram unânimes em um ponto: não existe atalho. Sucesso demanda trabalho, dedicação intensa e consistência ao longo do tempo..
Crédito: Bruno Menezes/Vinícius Oliveira
Unifamília
A Unimed Sul Capixaba inaugurou o espaço UniFamília, em Marataízes, reunindo diretoria, autoridades e moradores em um clima de celebração. A praça revitalizada ganhou novos brinquedos, pintura artística, quadra renovada e áreas de convivência que já vêm sendo utilizadas pelas famílias do município e aquelas que passam as férias de verão. Ao destacar o caráter comunitário do projeto, o diretor-presidente da cooperativa, Fernando Lemgruber, afirmou que a iniciativa reforça o cuidado com a saúde no dia a dia, além de ser um convite ao convívio, ao brincar e à ocupação dos espaços públicos, fortalecendo o vínculo da cooperativa com a cidade.


Cinema in Concert
Trilhas que marcaram gerações ganharam vida no Cinema In Concert, uma experiência inédita promovida pelo Shopping Vitória na manhã do dia 22/12. Em uma sessão exclusiva no Cinemark, os convidados acompanharam a Orquestra Filarmônica Moderna Brasileira, sob regência do maestro Tiago Padim, conduzir ao vivo temas de filmes como Titanic, O Senhor dos Anéis, Jurássico Park, O Guarda-Costas, Piratas do Caribe, Gladiador, entre outros.
O evento uniu cinema, música e emoção.
Dia da Gratidão
Celebrado ontem, 6 de janeiro, o Dia da Gratidão convida à reflexão sobre a forma como as pessoas se relacionam com a própria vida. Mesmo diante de sonhos não realizados, desafios financeiros ou metas em construção, é possível escolher diariamente onde colocar a atenção: no que ainda falta ou no que já está presente. Para Renata Fornari, especialista em autoconhecimento e autoamor, a gratidão não anula desejos, nem ignora dificuldades, mas direciona o estado emocional a partir do qual a pessoa vive e faz escolhas. Segundo a especialista, essa escolha de foco tem efeitos diretos na saúde emocional e na forma como a realidade é percebida. “Quanto mais a pessoa treina o olhar para a gratidão, mais ela amplia a percepção do que funciona, do que sustenta e do que pode crescer. Essa lógica é discutida por estudiosos da física quântica, que defendem que energias semelhantes se atraem. “Se deseja atrair coisas boas para sua vida, mas permanece na energia da reclamação, existe uma incoerência emocional. Energia semelhante se atrai. Quem vive reclamando tende a atrair mais situações que reforçam esse estado”, pontua.
Atenção aos olhos
Segundo o oftalmologista Lucas Emery, do Hospital de Olhos de Vitória, coçar os olhos aumenta o risco de infecções e pode acelerar doenças da córnea, como o ceratocone. Dados da Sociedade Brasileira de Oftalmologia indicam que, no verão, os casos de conjuntivite crescem até 46%. A recomendação é evitar o contato das mãos com os olhos, não usar colírios sem prescrição e buscar avaliação médica diante de irritação frequente.

Réveillon em VV
Joana e Rodrigo Barbosa celebraram o novo ano com familiares e amigos em seu apartamento em Vila Velha. Na foto, o casal com Karla Brandão.
Com o Rei do Arrocha
Pablo abriu a primeira sexta do Verão de 2026 no Multiplace Mais, em Guarapari.
O Rei do Arrocha embalou o público com sucessos que marcaram sua trajetória. A noite contou ainda com Vitor Fernandes, levando energia e sofrência para a abertura da temporada. Na foto, Vitor e Bruno Lawall.

O mercado de fertilizantes
As entregas de fertilizantes ao mercado brasileiro somaram 5,08 milhões de toneladas em outubro de 2025, alta de 2,1% frente ao mesmo mês do ano anterior, quando foram comercializadas 4,98 milhões de toneladas, segundo a ANDA (Associação Nacional para a Difusão de Adubos). No acumulado de janeiro a outubro foram registradas 40,94 milhões de toneladas entregues, com alta de 8,4% em comparação a igual período de 2024, quando o total foram entregues 37,78 milhões de toneladas.
O Estado de Mato Grosso manteve a liderança no consumo, com participação de 22,1% do total nacional, o equivalente a 9,05 milhões de toneladas. A produção nacional de fertilizantes intermediários encerrou outubro de 2025 em 631 mil toneladas, registrando uma queda de 2,2% em relação ao mesmo mês de 2024. No acumulado de janeiro a outubro, o volume chegou a 6,20 milhões de toneladas, avanço de 5,7% em relação com as 5,87 milhões de toneladas no mesmo período de 2024.
As importações alcançaram no mês de outubro de 2025, 4,38 milhões de toneladas, redução de 1,1% sobre igual período do ano anterior. De janeiro a outubro, o total importado somou 35,88 milhões de toneladas, com crescimento de 7,1% em relação as 33,49 milhões de toneladas no mesmo período de 2024.
O Porto de Paranaguá consolidou-se como principal ponto de entrada do insumo, foram importadas 8,89 mil toneladas no período, crescimento de 5,8% frente a 2024 (8,40 milhões de toneladas). O terminal representou 24,8% do total de todos os portos.
Hi-Lights
O time do Steffen Centro de Eventos vai receber essa semana novos médicos, formandos do Unesc. A colação de grau e o baile serão no Steffen Eventos, na quinta-feira e no sábado.
Hoje começa a campanha Mochila Solidária no Shopping Vitória, com arrecadação de mochilas e tênis em bom estado de uso para a volta às aulas de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social
O economista Ricardo Paixão é o novo presidente do Conselho Regional de Economia do Espírito Santo (Corecon-ES). Ele irá presidir a entidade juntamente com a vice, Juliani Nunes, na gestão de 2026.
AP está de férias. A Coluna de hoje é assinada pela interina Lara Zouain.


Andrea Pena
A jornalista Andrea Pena registra os melhores momentos da vida social no Estado e mundo afora. Sua marca é observar o jet set, o lifestyle, as tendências e o comportamento, prezando sempre pelo fator novidade.
Contato: [email protected]
Acesse folhavitoria.com.br/colunas/andrea-pena para ver todas as colunas.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória
