Novos Comendadores
Dezoito personalidades que ajudam a impulsionar a economia do Espírito Santo foram homenageadas com a Comenda Antônio Oliveira Santos, concedida pela Assembleia Legislativa do ES em parceria com o Sistema Fecomércio‑ES – Sesc e Senac. A honraria foi entregue durante a programação da Semana S do Comércio, no Ilha Buffet, pelo presidente do Sistema, Idalberto Moro, e pelo presidente da Ales, Marcelo Santos. Os 18 homenageados foram: César Saade Júnior; Dilmar Simonetti; Ubiraci do Ocidente; Elson Conde de Oliveira (in memoriam); Luiz Roberto Cogo; Hercílio Alves da Silva (in memoriam); José Assad; Wesley Sathler; Ricardo Frizera; Marco Antônio Cypreste; Lesio Rômulo Contarini (in memoriam); Amós de Souza; Hilda Guio; Alfonso Silva; Stella Miranda; José Lino Sepulcri; Claudionor Vieira Matos Filho; e Liseta Fonseca.
Fotos: Cacá Lima
Outono na Ilha
Camila Carone e Maria Cecilia Aquino Bridi: aniversário na cobertura do Acqua. Foto: AP
Na Carolina do Sul
Referência em gelato artesanal no Espírito Santo, a Cremino acaba de inaugurar sua primeira loja internacional, em Mount Pleasant, na Carolina do Sul. Na foto, Lawrence Ramos, Isabela Chieppe e filhos. Em Vitória, a Cremino está sob o comando de Patyl Pimentel Chieppe.
149 dias de trabalho de graça
De acordo com levantamento do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), em 2025 os brasileiros precisaram trabalhar 149 dias apenas para quitar impostos, taxas e contribuições – o equivalente a 40,71% da renda anual. O dado reforça a importância do Dia Livre de Impostos (DLI), que acontece na próxima quinta-feira, dia 29.
Além da venda de produtos e serviços sem a incidência de tributos em lojas e redes de diversos segmentos, a ação é educativa e visa conscientizar a população sobre os efeitos da alta carga tributária no consumo e no desenvolvimento econômico do país.
Importação em alta
Evidenciando o papel logístico do Espírito Santo como uma importante porta de entrada para os produtos importados pelo Brasil e os crescentes investimentos na melhoria da infraestrutura portuária do Estado, o Espírito Santo registrou aumento de 31,3% nas importações no mês de abril, quando comparado a março .
Foram US$ 1,09 bilhão importados no quarto mês do ano, contra os US$ 833 milhões registrados no mês anterior. As análises são do Connect Fecomércio-ES (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo), com base nos dados do Comex Stat.
Happy hour
Marília Coser e Carlota Gottardi: encontro de amigas no Joaquim. Foto: AP
Maio das Mães
Natalia Crivilin e Otto: Mês das Mamães na Escola Americana de Vitória. Foto: Everton Nunes
Seu Direito
Por Andrea Camargo*
Leitor: Considerando a decisão do TST sobre estabilidade para o empregado independentemente de ter ficado afastado por mais de 15 dias ou recebido auxílio-doença ou auxílio-acidente do trabalho, como posso me proteger de ações relacionadas a desligamentos já concretizados e quais práticas preventivas são essenciais?
Imagine um colaborador que atue por 60 dias, peça demissão e, meses depois, ajuíze ação alegando burnout (doença ocupacional desde 2022) com laudo unilateral vinculando o transtorno às condições de trabalho. Com base no Tema 125 e na nova NR-01, o Judiciário poderá: i) Reconhecer a estabilidade provisória; ii) Determinar reintegração ou indenização equivalente a 12 salários; iii) Impor danos morais e pensão vitalícia, mesmo sem CAT ou afastamento pelo INSS
Paa mitigar esse passivo invisível, recomenda-se: implantar programa real de saúde mental e mapear riscos psicossociais de forma contínua (acesse www.comewithmee.com e saiba mais), o cuidado e prevenção dos riscos emocionais e mentais no trabalho já serão obrigatórios a partir de 26/05/2025. Além disso, será necessário revisar protocolos de desligamento com avaliação médica e psicológica obrigatória, uma vez que esse passivo oculto poderá surgir pós-demissão. Outra ação necessária será documentar justificativas para ausência de nexo laboral em atestados ou laudos psicológicos recorrentes e incluir cláusulas de ciência sobre estado de saúde em contratos de trabalho e termos de rescisão.
Mantenha uma assessoria jurídica consultiva especializada para fortalecer a blindagem preventiva da empresa, ela te ajudará a registrar e arquivar todos os relatórios e laudos internos de acompanhamento de saúde mental, comprovando a adoção de medidas de mitigação de risco psicossocial no ambiente do trabalho, conforme exige a NR 01.
Andrea Camargo – Camargo & Camargo Advocacia.
Hi-Lights
Daniela Andrade participou de almoço para imprensa ontem, na Casa Cor São Paulo, onde assina um ambiente. Depois, jantou com o filho Davi no Makoto, com direito a sobremesa no Chocolat Dujour.
Atenção, brasileiros indo para Orlando: muitos carros sendo furtados na região. Moradora de Wintergarden diz que as compras de outlets deixadas nos carros são alvo dos bandidos, até mesmo em estacionamentos privados.
O Azeite Altoé, produzido em Afonso Cláudio, nas Montanhas Capixabas, conquistou duas medalhas de ouro no concurso internacional Olive Istanbul IOOC 2025, realizado na Turquia, no fim de abril.
Mariah Cardoso, Carol Neves, Natália Cinelli, Luísa Nunes, Thaise Paste, Nina Veiga, Mariana Clark, Taiana Paste, Kris Junqueira, Anna Carol Simão estavam entre as amigas de Bruna Paes que celebraram a nova idade dela, em seu apê, lindamente decorado.
Murilo Fanchiotti e Ricardo Barreto já foram conferir o Kairu, novo restaurante de Vila Velha. Gostaram da proposta do menu sazonal. Provaram o peixe e o cavatelli com frutos do mar. Aprovados .
A presidente da CAAES (Caixa de Assistência dos Advogados do Espírito Santo), Kelly Andrade, participa do encontro da Coordenação Nacional das Caixas de Assistência dos Advogados, no Rio, ao lado de presidentes de todo o Brasil.
O ator e diretor Anderson Lima realiza no dia 27 de maio, às 19 horas, o workshop “Memória Emotiva: A Carta Não Enviada”, na sede da Cia Teatral JC, no Centro de Vitória.
O ator e diretor José Celso Cavalieri vai conduzir o workshop de dramaturgia “Rompendo Barreiras”, no dia 29, às 19h30, na sede da Cia Teatral JC, no Centro de Vitória. O público-alvo são atores que sofrem com a timidez.
Andrea Pena
A jornalista Andrea Pena registra os melhores momentos da vida social no Estado e mundo afora. Sua marca é observar o jet set, o lifestyle, as tendências e o comportamento, prezando sempre pelo fator novidade.
Contato: [email protected]
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória