ANDREA PENA | Coluna social

Pré-Reveillon no Mais

No clima de pré-réveillon, Alexandre Pires subiu ao palco do Multiplace MAIS no 3º dia do Festival de Verão Mais 2026.
Mais do que um show, foi emoção, conexão e coro do começo ao fim. Com o novo projeto Pagonejo Bão, o artista entregou um showzão de mais de duas horas.
Casa cheia, público cantando junto e energia tomando conta da noite.
Assim, o festival fechou seus três primeiros dias em clima de celebração real. Confira alguns cliques dessa noite.

Fotos: Photo Life

Orla em Vila Velha

Ingrid Schwartz e Paulo Torres receberam os filhos e noras para encerrar 2025 com ceia e afeto em seu apartamento, na orla da Praia da Costa.

Peracanga 2026

Italla Baptisti, Ella, Igor Schirmer, Marjorie Carvalho, Felipe Grillo, Eliza Salomão, Murilo Lara, Fernanda Vilela e Arthur Fabris curtindo o primeiro dia do ano na praia de Peracanga.



O Maior Reveillon do Mundo

O Ano Novo do Rio de Janeiro, considerado pelo Guinness World Records como o “Maior Réveillon do Mundo”, reuniu cerca de 5,1 milhões de pessoas, entre cariocas e turistas, que se espalharam por diversos pontos da cidade. O número total de pessoas registradas somente na praia de Copacabana durante a virada foi de 2,6 milhões, que acompanharam apresentações de grandes nomes da música brasileira. Ao todo, foram espalhados 13 palcos com atrações pela capital fluminense.


Ano Novo na Paulista

Aqueles que comemoraram a passagem para o ano de 2026 na cidade de São Paulo lotaram os quarteirões da avenida Paulista. A celebração contou com 14 horas de música e 15 minutos de fogos silencioso. O evento contou com a participação de artistas populares. Passaram pelo palco do evento nomes como Colo de Deus, Frei Gilson, Padre Marcelo Rossi, João Gomes, Belo, Maiara e Maraisa, Ana Castela e Latino. Simone Mendes foi responsável pela contagem regressiva para a chegada de 2026.


 



 
 


EUA em família

Martina Varejão e Gabriel Gomes estão nos Estados Unidos com os filhos e familiares. Eles escolheram o destino para passar o fim de ano e Reveillon, além de acompanhar Martina em mais uma maratona, dessa vez em Orlando.

Fim de ano no campo

Renata Brandão, Camila Esquerdo, Ana Carolina Morales e Thaise Colodette entrando em 2026 no interior de São Paulo, em noite de Reveillon no campo.



O simbolismo do 1º dia do ano

O dia 1º de janeiro possui um forte simbolismo de renovação, recomeço e transição em diversas culturas, marcando o início de um novo ciclo civil. A data está carregada de significados culturais, espirituais e históricos: 

Conscientização: No Brasil, o mês de janeiro também é simbólico na campanha “Janeiro Branco”, focada na conscientização sobre a saúde mental e emocional, usando o simbolismo do recomeço para incentivar o autocuidado.  Renovação e Esperança: É universalmente visto como um momento para “zerar” tudo, buscar melhores energias e estabelecer novos planos e metas para o futuro. A palavra francesa “Réveillon” (comum no Brasil) significa “despertar” ou “acordar”, o que reforça essa ideia de um novo começo.

Deus Jano: A escolha de janeiro como o primeiro mês remonta ao calendário juliano da Roma Antiga, implementado por Júlio César. O mês (“Ianuarius”) foi dedicado a Jano, o deus romano das transições, começos e fins, que era representado com duas faces — uma olhando para o passado e outra para o futuro.

Dia da Confraternização Universal e da Paz: O dia 1º de janeiro é reconhecido pela ONU como o Dia da Confraternização Universal e o Dia Mundial da Paz. Isso simboliza o diálogo e a busca por harmonia entre os povos, um momento em que tudo pode ser esquecido e perdoado.

Significado Religioso: Para a Igreja Católica, a data celebra a Solenidade de Maria, Mãe de Deus, atribuindo um significado religioso próprio à passagem do tempo e à intercessão de Maria.

Tradições e Superstições: Globalmente, a data é repleta de tradições e superstições destinadas a atrair sorte e prosperidade para o novo ano, como usar roupas brancas, pular sete ondas, comer lentilha ou 12 uvas, simbolizando desejos de paz, dinheiro e amor.




Hi-Lights

De 21 de janeiro a 1º de fevereiro, a sétima edição do Festival Delírio Tropical vai agitar o verão capixaba com mais de 80 atrações e 100 horas de shows de artistas regionais do Brasil.

A dupla Mariana Clark e Rhaissa Uliana viraram o ano em alto estilo num dos Reveillons mais hypados do Brasil, no Preá, Ceará.

Sandra e Sérgio Sarmento abriram as portas de sua nova casa na Aldeia para um Reveillon intimista entre amigos. A décor (da casa!!) não esperou arquiteto, e ficou por conta da filha, Camila Sarmento que preparou tudo em dois dias de mudança.

Maíra Carneiro e Thiago Zanetti passaram os últimos dias de 2025 e a virada em Búzios com o filho Henrique e amigos.

 

Fernanda Rocha e Bruno Autran vieram de São Paulo com os filhos para passar a virada com os pais Fernando e Solange Rocha na casa da família em Pedra Azul. A mesa posta contava com peças do atelier de Fernanda e flores do jardim da propriedade.

Ana Luiza Leal e Daniel Escobar também foram um dos casais presentes no Reveillon na casa de Sérgio e Sandra Sarmento, que contou com boa música e open de pizza, menu de sucesso nas festas de Camila.



Após uma temporada de verão em Vitória visitando a família, Camila Esquerdo e Felipe Motta retornaram à São Paulo para aguardar os amigos capixabas que toparam fechar o ano com eles por lá.

AP está de férias. A Coluna de hoje é assinada pela interina Lara Zouain.