ANDREA PENA | Coluna social

Réveillon no Senac

O Hotel Senac Ilha do Boi preparou uma virada de ano que aguçou todos os sentidos. A ceia de Réveillon teve mesas temáticas com sabores da culinária mexicana, japonesa, italiana, árabe e libanesa, além de mesa de frios e serviço volante. Tudo isso em um ambiente elegante, com vista para o mar e céu de Vitória iluminado pelos fogos para brindar a chegada de 2026. Banda Evidance e DJ De Prá foram as atrações que animaram a festa, que foi das 22 até às 3h. Vivianne Melo, cerimonialista que assinou o evento, destaca que neste ano o tema foi All White, trabalhando a cor pantone de 2026, o branco, com conceito mais elegante e sofisticado. Confira nos registros de Jefferson Rocio, alguns convidados presentes que prestigiaram a noite da virada no Hotel. Passaram por lá Maita Mota, Léa Destafani, Edmar e Regina Bossanel, Lezio Sathler, Raigna e Sergio Vasconcellos, Bruna Sickert e Leonardo Davel.

Orla de Búzios

Thiago Zanetti, Maíra Carneiro e o filho Henrique, na orla de Búzios, lugar que escolheram para passar os últimos dias do ano e a virada para 2026.

Ano Novo em casa

Valquíria e Roberta Cheim lindas, celebrando o novo ano na casa da família, na Aldeia da Praia.

Reforma Tributária em pauta


O advogado Marco Túlio Ribeiro Fialho foi indicado pela Federação do Comércio para representar a entidade no Conselho de Recursos Fiscais do Estado do Espírito Santo. A nomeação, publicada no Diário Oficial, ocorre em um momento estratégico, marcado pela implementação da Reforma Tributária e pela reestruturação do contencioso administrativo no país. Com reconhecida atuação no Direito Tributário, Marco Túlio passa a integrar o Conselho contribuindo para o debate técnico e institucional sobre os impactos da nova ordem tributária, com atenção especial à segurança jurídica, à competitividade das empresas e ao equilíbrio federativo no Espírito Santo.

IA que faz a diferença

A Inteligência Artificial Agentiva vem ganhando espaço nas conversas estratégicas do setor de tecnologia e já desponta como uma das principais apostas para 2026. Segundo Eduardo Glazar, CSO da Globalsys, esse avanço representa uma nova etapa no uso da IA nas empresas, com soluções capazes de atuar de forma muito mais independente. “Estamos falando de um tipo de IA projetada para agir de forma mais autônoma e proativa. Diferentemente dos sistemas tradicionais, que apenas respondem a comandos ou executam tarefas isoladas, a IA agentiva funciona como um agente capaz de planejar, tomar decisões e executar ações completas para atingir um objetivo, com pouca ou nenhuma intervenção humana.”, explica.  De forma prática, ela se diferencia por funcionar como assistentes autônomos, capazes de orquestrar processos complexos, aprender com o contexto e agir de maneira proativa para atingir objetivos de negócio.

Vacation Mood

Pedro Trindade e Carolina Neves em passeio no final da tarde, em Aspen. Sempre lindos!

London Love

Victor Casagrande e Nina Veiga estão em Londres, na Inglaterra, lugar que escolheram para passar uma temporada juntos. Na foto, o casal passeia próximo ao Big Ben.

Confiança para consumo no ES

O fim de 2025 chega com um sinal claro de otimismo no bolso das famílias capixabas. Em um período decisivo para o varejo, marcado pelas compras de Natal e Ano Novo, os consumidores do Espírito Santo demonstraram maior disposição para consumir, apoiados pela melhora na renda, pelo mercado de trabalho mais estável e por uma percepção mais favorável sobre o acesso ao crédito. Além de um aquecimento das vendas de fim de ano, o resultado indica expectativas positivas para os primeiros meses de 2026. Em dezembro de 2025, a Intenção de Consumo das Famílias capixabas (ICF) apresentou alta de 2,2% (+2,3 pontos) e chegou a 106,7 pontos, mantendo-se no nível de satisfação. As análises são do Connect Fecomércio-ES (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo), com base nos dados do ICF, disponibilizados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

O indicador capixaba permaneceu acima da média nacional, que ficou em 104,1 pontos, e também superou a média da região Sudeste, de 105,1 pontos. Entre novembro e dezembro de 2025, o ICF avançou 2,3% no Sudeste e 1,7% no Brasil. Na comparação com dezembro de 2024, o índice mostrou estabilidade no cenário nacional e regional, enquanto, no Espírito Santo, todos os subíndices que compõem o indicador apresentaram crescimento. Entre os componentes do ICF, os maiores níveis de satisfação no estado foram registrados em “Emprego atual”, com 128,7 pontos, e “Renda atual”, com 127,7 pontos. O resultado indica que, em relação ao mesmo período do ano passado, as famílias capixabas se sentem mais seguras quanto à manutenção do emprego e avaliam que sua renda está em melhor situação.

Hi-Lights

 Luan Santana é a grande atração do verão capixaba no dia 10 de janeiro, no P12 Guarapari.
Após 8 anos sem vir ao Estado, o cantor desembarca na cidade com a turnê “LUA”. No repertório, sucessos recentes e clássicos que atravessaram gerações.

Janeiro Branco é uma campanha criada por psicólogos de Uberlândia, Minas Gerais, no ano de 2014.  O tema para a campanha deste ano é A VIDA PEDE EQUILÍBRIO! O mês de janeiro foi escolhido porque é o momento em que as pessoas estão focadas em resoluções e metas para o novo ano.

Haroldo Santos Filho foi eleito e tomou posse, nesta semana, como vice-presidente de Governança e Gestão Estratégica do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Em nota, o CRC-ES destacou: “Pela primeira vez em seus 80 anos de história, o Espírito Santo passa a integrar a Vice-Presidência do Sistema CFC/CRCs.

AP está de férias. A Coluna de hoje é assinada pela interina Lara Zouain.