Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Usuários e motoristas de aplicativos, como Uber e 99, relataram instabilidade e problemas nas plataformas entre a manhã de terça-feira (18) e a tarde desta quarta-feira (19).

Parte desse período coincide com um apagão geral na Cloudflare, empresa responsável por parte da infraestrutura que mantém a web rápida e segura.

Por algumas horas, houve instabilidade de grande impacto na internet, na manhã de terça, deixando usuários do mundo todo sem acesso a plataformas essenciais do dia a dia. Aos poucos, os sites foram retornando, mas alguns apresentam dificuldades.

De acordo com os passageiros, os aplicativos de corrida estão apresentando falhas no momento de solicitação de viagens e, algumas vezes, ficam fora do ar.

“Desde ontem (terça) a Uber está com uma instabilidade muito grande. Fiquei quase 1 hora para conseguir uma corrida porque estava sempre carregando ou fora do ar. Hoje (quarta), de novo muita dificuldade. Conversei com o motorista e ele disse que estão com o aplicativo travando muito, e a corrida nem inicia”, explicou uma passageira.

Segundo o presidente da Associação dos Motoristas de Aplicativos do Espírito Santo (Amapes), Luiz Fernando Muller, os motoristas também notaram esses problemas, que influenciam diretamente no trabalho.

Algumas vezes nós iniciamos uma corrida e não conseguimos fechar e isso traz prejuízo financeiro ao passageiro que tem que relatar às empresas essas intercorrências. Essa queda de sistema interfere muito na vida econômica do motorista, visto que não é possível receber nem fazer chamada, o que diminui os ganhos diários dos motoristas.”

Luiz Fernando Muller

Ainda de acordo com o presidente da Amapes, a Uber já informou os motoristas sobre os problemas de comunicação, devido ao grande número de reclamações na plataforma.

O Folha Vitória entrou em contato com as duas empresas. Em nota, a 99 alega que não houve nenhuma falha identificada no aplicativo. Já a Uber não enviou resposta até a publicação dessa matéria.

Vale destacar que o apagão na Cloudflare atingiu plataformas como X, ChatGPT, Facebook, Spotify, Canva, Discord e League of Legends. Até o site DownDetector, que monitora reclamações de usuários, ficou fora do ar.

*Texto sob a supervisão da editora Elisa Rangel

Ana Piontkowski *

Estagiária

Graduanda em jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e estagiária do Jornal Folha Vitória.

Graduanda em jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e estagiária do Jornal Folha Vitória.