Uma falha crítica no sistema da Amazon Web Services (AWS) provocou uma instabilidade global que afetou mais de 500 aplicativos e plataformas online simultaneamente nesta segunda-feira (20).
Segundo o site de monitoramento Downdetector, a queda no sistema de nuvem da Amazon começou de madrugada, por volta de 4h (horário de Brasília), e apresentava instabilidades até a tarde desta segunda.
A AWS fornece capacidade de acessar recursos de computação, armazenamento de dados e outros serviços digitais para empresas, governos e indivíduos.
Entre as plataformas impactadas estão: Roblox, Fortnite, Clash Royale, Clash of Clans, Amazon Prime Video, aplicativo de compras da Amazon, Duolingo, Canva, Trello, Mercado Livre, OLX, aplicativo do McDonald’s, Coinbase, Venmo, Picpay, Snapchat, Facebook, Alexa, Wellhub, Stone, iFood, e Lyft.
A presidente do aplicativo de mensagens Signal, Meredith Whittaker, afirmou no X, antigo Twitter, que a plataforma também apresentava problemas devido a falha do sistema.
O que causou a falha?
Segundo um comunicado da Amazon, as falhas técnicas tiveram origem em um data center na Virgínia do Norte, nos Estados Unidos. Por isso, os serviços não conseguiam se comunicar adequadamente com os bancos de dados hospedados na nuvem da Amazon.
É possível acompanhar mais informações sobre o status dos serviços da AWS pelo site https://health.aws.amazon.com/health/status.
Na última atualização do site, a empresa afirma que as medidas de mitigação para resolver as falhas estão progredindo e os subsistemas já apresentam sinais de recuperação.
A Amazon segue aplicando ações para corrigir os erros de inicialização e problemas de conectividade de rede diminuíram, segundo informação.
Apesar disso, alguns aplicativos ainda apresentam problemas e reclamações. De acordo com o Downdetector, houve um pico de 1.004 reclamações, às 14h17, de problemas com AWS.
O Mercado Livre também registrou um pico de reclamações por volta das 14h47, com 997 relatos.
Os aplicativos Wellhub, iFood, PicPay, Amazon, OLX, Canva e Roblox apresentaram queda nas notificações, apesar de ainda receberem alguns relatos de problemas até a publicação desta matéria.
*Com informações do Estadão, Techtudo e Agência Brasil.
*Texto sob supervisão da editora Elisa Rangel