
Os novos óculos inteligentes da Meta com a Ray-Ban começaram a ser vendidos nesta terça-feira, 23, no Brasil, de acordo com uma publicação oficial da big tech. O dispositivo, fruto da parceria entre a fabricante de acessórios e a Meta, chega com preço a partir de R$ 3,3 mil em algumas lojas físicas da Ray-Ban e da rede EssilorLuxottica, como Sunglass Hut e Solaris, e, em breve, estará disponível no site oficial da Ray-Ban. É a primeira vez que óculos lançados pela companhia de Mark Zuckerberg chegam ao Brasil.
O Ray-Ban Meta (Gen 2) foi apresentado na última quarta-feira, 17, durante o evento Meta Connect e chega ao mercado brasileiro poucos dias depois da estreia internacional. O modelo mantém o design clássico da marca, mas incorpora câmeras, microfones e assistente virtual com inteligência artificial (IA).
Segundo a empresa, os óculos contam com bateria de até oito horas de uso contínuo, filmagem em resolução 3K Ultra HD e compatibilidade com diferentes estilos e lentes, incluindo versões solares, polarizadas, transparentes e de prescrição.
Na semana passada, a apresentação do modelo gerou constrangimento a Zuckerberg por apresentar falhas constantes de conectividade.
O que os óculos fazem?
Entre as funções, os Ray-Ban Meta Gen 2 permitem capturar fotos e vídeos em alta definição diretamente das hastes, sem necessidade de segurar um celular. O conteúdo pode ser compartilhado em redes sociais como Instagram e Facebook.
O modelo também possibilita ouvir música e podcasts com áudio aberto, sem o uso de fones convencionais. O sistema conta com dois alto-falantes embutidos nas hastes e microfones que permitem realizar chamadas de voz.
Outra função é o recurso de tradução em tempo real. O usuário pode interagir em diferentes idiomas (português, inglês, francês, alemão, italiano e espanhol) com legendas automáticas no celular e áudio traduzido pelo próprio dispositivo.
O assistente Meta AI integrado oferece informações em movimento. É possível, por exemplo, pedir detalhes sobre pontos turísticos, sugestões de receitas ou identificar elementos do ambiente apenas com comandos de voz.
Além disso, os óculos são compatíveis com aplicativos de mensagens como WhatsApp, Messenger e Instagram. Usuários podem enviar mensagens ou atender chamadas sem tirar o celular do bolso, e até alternar a câmera do celular para a perspectiva em primeira pessoa durante chamadas de vídeo.