Um “círculo colorido ao redor do sol” surpreendeu quem estava na Praia da Curva da Jurema, em Vitória, na manhã deste sábado (11), por volta das 10h45. O registro foi feito pelo fotógrafo do Folha Vitória, Thiago Soares.

O fenômeno, que também pôde ser observado em outras cidades da Grande Vitória, é conhecido como halo solar — um espetáculo óptico causado pela presença de nuvens muito altas, chamadas de cirrustratus.

Fotos: Thiago Soares/Folha Vitória

De acordo com informações do Climatempo, as nuvens são compostas por minúsculos cristais de gelo em formato hexagonal, que funcionam como prismas naturais. Ao refratar a luz solar, esses cristais separam o feixe branco nas diversas cores do arco-íris, formando o círculo luminoso ao redor do sol.

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

Embora, às vezes, o halo apareça completo, em outras situações ele pode ser visto apenas em fragmentos — tudo depende da espessura e da uniformidade das nuvens. A cirrustratus costuma se formar a altitudes entre 6 e 10 quilômetros e tem aparência de um véu fino e esbranquiçado no céu.

Segundo os meteorologistas, o halo solar pode ocorrer em qualquer época do ano, desde que haja presença dessas nuvens específicas.

Em alguns casos, o fenômeno pode anteceder a chegada de temporais, já que costuma indicar aumento da nebulosidade nas camadas mais altas da atmosfera.

*Texto sob a supervisão da editora Erika Santos

Carlos Raul Rodrigues, estagiário do Folha Vitória
Raul Rodrigues *

Estagiário

Jornalista em formação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e atua como estagiário no Jornal Folha Vitória

Jornalista em formação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e atua como estagiário no Jornal Folha Vitória