Um “círculo colorido ao redor do sol” surpreendeu quem estava na Praia da Curva da Jurema, em Vitória, na manhã deste sábado (11), por volta das 10h45. O registro foi feito pelo fotógrafo do Folha Vitória, Thiago Soares.
O fenômeno, que também pôde ser observado em outras cidades da Grande Vitória, é conhecido como halo solar — um espetáculo óptico causado pela presença de nuvens muito altas, chamadas de cirrustratus.
De acordo com informações do Climatempo, as nuvens são compostas por minúsculos cristais de gelo em formato hexagonal, que funcionam como prismas naturais. Ao refratar a luz solar, esses cristais separam o feixe branco nas diversas cores do arco-íris, formando o círculo luminoso ao redor do sol.
Embora, às vezes, o halo apareça completo, em outras situações ele pode ser visto apenas em fragmentos — tudo depende da espessura e da uniformidade das nuvens. A cirrustratus costuma se formar a altitudes entre 6 e 10 quilômetros e tem aparência de um véu fino e esbranquiçado no céu.
Segundo os meteorologistas, o halo solar pode ocorrer em qualquer época do ano, desde que haja presença dessas nuvens específicas.
Em alguns casos, o fenômeno pode anteceder a chegada de temporais, já que costuma indicar aumento da nebulosidade nas camadas mais altas da atmosfera.
*Texto sob a supervisão da editora Erika Santos