Árvore cai e derruba poste durante tempestade em Vitória
Foto: Folha Vitória

Uma árvore despencou e derrubou a fiação de postes no bairro Barro Vermelho, em Vitória, na noite desta quarta-feira (03), devido às fortes chuvas que atingiram toda a Grande Vitória e demais regiões do Espírito Santo.

Fotos feitas pelo Folha Vitória mostram a árvore caída e a Rua Dr. Guilherme Serrano – rua do Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) – bloqueada. Vários carros estavam estacionados no local e um deles ficou muito perto de ser atingido em cheio pela árvore.

Árvore cai e derruba poste durante tempestade em Vitória
Boa parte da rua ficou bloqueada após queda de árvore. Foto: Folha Vitória

temporal que caiu na noite desta quarta-feira (03) em cidades da Grande Vitória causou muitos transtornos. Avenidas e ruas alagaram, e o trânsito ficou congestionado. Em Cariacica, a água invadiu o Terminal de Itacibá, assim como ruas em Campo Grande.

O trânsito na Avenida Mário Gurgel, em Cariacica, no sentido Viana, ficou engarrafado por conta da chuva. Passageiros do Transcol ficaram retidos no trânsito por cerca de 30 minutos. No Terminal de Itacibá, pessoas enfrentaram a chuva com água nos joelhos. Em Vitória, a Avenida Norte-Sul ficou alagada nos dois sentidos, impedindo o tráfego de veículos e em Vila Velha vários bairros registraram alagamentos.

Espírito Santo está sob alerta vermelho para chuvas fortes

Chuvas intensas atingiram a Grande Vitória na noite desta quarta-feira (03). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho para chuvas fortes e alagamentos para 55 cidades capixabas.

O aviso de grande perigo – o maior da escala – adverte para risco de transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas em cidades da Grande Vitória e das regiões Serrana, Norte e Noroeste.

Em comunicado nas redes sociais, a Defesa Civil Estadual destacou que os próximos dias serão marcados por instabilidade, com risco de chuva intensa, rajadas de vento, raios e granizo em algumas regiões do Estado (assista abaixo).

Meteorologista explica ocorrência de tempestades no ES

O meteorologista do Inmet, Lizandro Gemiacki, explicou que o alerta vermelho é emitido em áreas onde as chuvas tem probabilidade de atingir 100 mm/dia ou mais. Ele comenta que as fortes chuvas são resultado da baixa pressão formada em São Paulo.

A gente teve um sistema de baixa pressão que se formou em São Paulo, que organizou uma grande zona de convergência de humidade, que está passando sobre o estado do Espírito Santo.”

Lizandro Gemiacki, meteorologista do Inmet

A previsão é de que as chuvas sigam, pelo menos, até o final de semana.

Enzo Bicalho, estagiário do Folha Vitória
Enzo Bicalho Assis

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Foi estagiário do Folha Vitória entre novembro de 2024 e outubro de 2025 e é repórter desde novembro de 2025.

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Foi estagiário do Folha Vitória entre novembro de 2024 e outubro de 2025 e é repórter desde novembro de 2025.