Defesa Civil estadual prevê uma redução do volume de chuvas a partir de sábado (24), no Espírito Santo. A informação foi divulgada na tarde desta quarta-feira (21), durante uma coletiva de imprensa para avaliar os impactos dos temporais no Estado.

De acordo com o meteorologista da Defesa Civil, Mauro Bernasconi, apesar da tendência de diminuição, as chuvas devem continuar principalmente no Centro-Sul e litoral do Estado.

O meteorologista da Defesa Civil, Mauro Bernasconi, atualizou a situação da chuva no ES. Foto: Montagem/ Folha Vitória

Essas chuvas vão se manter em todo o Estado, principalmente Centro-Sul, por enquanto tem bastante chuva no litoral. Essas chuvas tendem, no amanhã – dia 22 – a passar a atuar um pouco mais no Centro-Sul do Estado.

Mauro Bernasconi, meteorologista da Defesa Civil

O especialista também explica que o Espírito Santo enfrenta um sistema típico de chuvas persistentes, que atuou com maior intensidade entre a madrugada de terça-feira (20) e a tarde desta quarta-feira (21).

casa desabou em rio bananal
Criança morreu após casa desabar em Rio Bananal (Foto: Reprodução / Vídeo)

Esse é o panorama de chuvas que a gente tem. As chuvas mais fortes eram realmente esperadas para o dia de ontem, madrugada, hoje durante a manhã e tarde.

Mauro Bernasconi, meteorologista da Defesa Civil

Risco permanece mesmo com redução da chuva

Além disso, mesmo com a redução da força da chuva, o meteorologista destacou que o risco permanece elevado por conta do grande volume de água acumulado no Estado.

Isso não diminui o risco, a gente segue com um risco de alto impacto tanto para o dia 22 quanto para o dia 23, justamente por conta do solo já saturado de tanta precipitação. Muita água, ou seja, aumenta o escoamento superficial e tem diversos riscos e a partir do dia 24 temos a redução no Estado.

Mauro Bernasconi, meteorologista da Defesa Civil

Municípios devem seguir sob atenção no ES

Bernasconi também destacou, durante a coletiva, os municípios e regiões que devem manter em atenção, são elas: regiões próximas ao Rio Doce e a Grande Vitória.

Esses municípios são principalmente os municípios do Rio Doce, a Grande Vitória também já teve muita precipitação, tanto Fundão, João Neiva, então esses são os municípios que nós estamos de olho no momento.

Mauro Bernasconi, meteorologista da Defesa Civil
Áreas alagadas em Ibiraçu. Foto: Reprodução/Defesa Civil de Ibiraçu

No Sul do Estado, a principal preocupação está relacionada à elevação rápida do nível dos rios. Municípios como Castelo e Conceição do Castelo chamaram a atenção da Defesa Civil.

“Castelo teve uma elevação rápida do rio hoje, assim como Conceição do Castelo. Também estamos atentos à região do Caparaó, especialmente em municípios como os do entorno dos rios ‘três is’: Iúna, Ibatiba e Irupi”, disse.

Chuvas acima da média e risco elevado

Conforme divulgado anteriormente pelo Folha Vitória, segundo o alerta da Defesa Civil, o volume de chuva previsto para esta semana pode superar, em apenas dois dias, a média esperada para todo o mês de janeiro em algumas cidades capixabas.

Os meteorologistas explicam que a combinação de calor e alta umidade, associada à Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), favorece a ocorrência de chuvas fortes, persistentes e volumosas.

Esse cenário aumenta significativamente o risco de enchentes, inundações, alagamentos e deslizamentos, principalmente em áreas com solo já encharcado.

A Defesa Civil reforça que mesmo pancadas de chuva consideradas fracas podem causar transtornos, devido à saturação do solo e ao escoamento superficial elevado.

Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão

Produtora Web

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória