
As fortes chuvas que atingiram o Espírito Santo na noite de quarta-feira (3) deixaram 11 pessoas desalojadas em três municípios, segundo o boletim extraordinário da Defesa Civil Estadual divulgado nesta quinta-feira (5).
As ocorrências de alagamentos, infiltrações e deslizamentos fizeram com que moradores de Mimoso do Sul, Rio Novo do Sul e Muniz Freire deixassem suas casas e tivessem que se abrigar em imóveis de amigos ou familiares.
Veja quantidade de desalojados em cada cidade
- Mimoso do Sul – 6 desalojados
- Rio Novo do Sul – 4 desalojados
- Muniz Freire – 1 desalojado
Em Mimoso do Sul, duas situações diferentes provocaram a retirada de moradores. No distrito de Conceição de Muqui, o transbordamento de um córrego invadiu quatro imóveis e atingiu também a quadra da comunidade, deixando três pessoas desalojadas.
Em outro ponto da cidade, um deslizamento de um barranco atingiu a varanda e a garagem de uma residência, obrigando outras três pessoas a deixarem suas casas.
Em Rio Novo do Sul, a chuva deixou quatro moradores desalojados. A água da chuva também invadiu um supermercado e destelhou uma residência. Já em Muniz Freire, uma infiltração comprometeu a estrutura de uma casa.
Além dos desalojados, outras cidades também registraram danos provocados pelo temporal. Em Ibiraçu, houve fogo na fiação elétrica e o desabamento de um muro. Em Muqui, a queda de um muro às margens do rio e diversos pontos de alagamento mobilizaram equipes da prefeitura.
Em Guaçuí, algumas casas foram atingidas por água, mas não houve desalojados. Em Vitória e Vila Velha, quedas de árvores interditaram vias importantes durante a noite.
Alto volume de chuva
A tempestade foi considerada severa. Em poucas horas, alguns municípios ultrapassaram os 100 milímetros de acumulado, número classificado como extremo pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Veja o volume de chuva acumulada nas cidades do Espírito Santo
- Aracruz: 107 mm
- Ibitirama: 103 mm
- Ibiraçu: 102 mm
- Guaçuí: 84 mm
- Muniz Freire: 77 mm
- Colatina: 75 mm
- Iúna: 69 mm
- Itaguaçu: 67 mm
- Cariacica: 64 mm
- Divino de São Lourenço: 63 mm
- Mucurici: 61 mm
- Serra: 60 mm
- Nova Venécia: 59 mm
- Laranja da Terra: 58 mm
- Alegre: 57 mm
- Vitória: 55 mm
- Divino de São Lourenço: 55 mm
- Serra: 55 mm
- Vila Velha: 54 mm
- Anchieta: 54 mm
- Jaguaré: 51 mm
- Rio Bananal: 50 mm
- Santa Teresa: 50 mm
Estado segue em alerta
Apesar da diminuição da chuva, diversos alertas continuam válidos para o Espírito Santo, incluindo risco de tempestades, vento forte, descargas elétricas e acumulados expressivos de precipitação. O Inmet e a Defesa Civil alertam para a possibilidade de novos alagamentos, quedas de barreiras e transbordamentos, já que o solo permanece encharcado.
A recomendação é para que moradores de áreas de risco fiquem atentos e busquem abrigo seguro caso percebam rachaduras, movimentações de terra ou aumento repentino no nível de córregos.