
A formação de um ciclone no litoral da Região Sudeste deve favorecer a ocorrência de grandes volumes de chuva no início de fevereiro, inclusive no Espírito Santo. A previsão é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O ciclone deve continuar atuando até a próxima semana, proporcionando a formação de um canal de umidade entre o Espírito Santo e Mato Grosso, o que pode configurar episódio da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).
Diante disso, o instituto alerta que, a partir da sexta-feira (30), a instabilidade deve aumentar a ocorrência de grandes volumes de precipitação também nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e no sul de Minas Gerais.
Cliclone pode gerar chuvas de 100 mm na Serra da Mantiqueira
Esse ciclone deve se formar no litoral dos estados do Sudeste e provocar chuvas que podem superar 100 milímetros nas áreas da Serra da Mantiqueira. Já no litoral paulista, os volumes podem ultrapassar 60 milímetros.
A atuação também deve favorecer a ocorrência de tempestades na cidade de São Paulo durante a sexta-feira, com possibilidade de queda de granizo na maioria do estado paulista e em municípios vizinhos de Minas Gerais, especialmente no Triângulo Mineiro.
No sábado (31), as áreas de chuva se concentram entre o Triângulo Mineiro e o Rio de Janeiro, com acumulados que podem superar os 100 milímetros em 24 horas. Há previsão de tempestade localizada entre o norte de Santa Catarina, o leste do Paraná e o sul de São Paulo.
O Inmet orienta a população a acompanhar as atualizações meteorológicas nas redes sociais e portal do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
A população deve acompanhar as atualizações meteorológicas nas redes sociais e portal do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e adotar medidas de precaução, especialmente em áreas suscetíveis a alagamentos, enxurradas, quedas de árvores e transtornos causados por ventos fortes e raios.
Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)